SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA


Projeto: Sustentabilidade na prática
Professora: Daniela Dávila

Objetivos:
#Desenvolver uma postura crítica frente à realidade, à informação e aos valores veiculados pela mídia
#Desenvolver a capacidade de liderança, a responsabilidade social e o companheirismo necessários para operar mudanças positivas
# Valorizar o uso adequado dos recursos disponíveis
#Contribuir para o desenvolvimento de atitudes de preservação do meio ambiente em ações cotidianas (cuidado com o ambiente escolar, atitudes de não consumismo, de não desperdício e de reciclagem de material)
#Estimular a reflexão e a busca por soluções sustentáveis
                                                                                                                                             
Antes de introduzir o tema sustentabilidade é preciso ter em mente que o caminho entre o discurso e a prática é longo, mas gratificante.A discussão sobre sustentabilidade percorre o Ensino Fundamental I com perspectivas diferentes em cada ano. Os alunos vão a campo investigar e constatar o que foi debatido em sala de aula e, depois, são estimulados a pensar em ações sustentáveis. Preparar cidadãos críticos e conscientes é necessário, pois, os alunos percebem que pequenas ações individuais e coletivas contribuem para a melhoria da qualidade de vida, tornando concreta a ideia de pensar globalmente e agir localmente.

Peça teatral

Para iniciar o projeto pensou-se na produção de uma peça de teatro com o tema do desperdício. Ela pode ser apresentada para as outras turmas do Ensino Fundamental I.
Logo divida a turma em grupos, e cada um escolhe como vai atuar: direção, figurino, produção, divulgação, encenação ou trilha sonora. Disponibilize horários específicos para os ensaios e para as demais equipes executarem suas atividades (produção de folders e cartazes, escolha roupas, músicas e outras). Estimule a turma a pesquisar obras e textos que abordam a questão do desperdício e sugira a adaptação de uma obra.

 Música para sensibilizar

Organize os alunos em grupos, trios ou duplos e proponha a criação de uma paródia, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do uso consciente dos recursos. Apresente diferentes estilos musicais e canções consagradas para que os alunos possam se inspirar. Antes que os alunos escrevam as letras, faça uma lista com ações conscientes que podem ser aplicadas no nosso dia a dia e promova a discussão entre eles.
 
Mão na Terra

Promova o envolvimento da comunidade escolar nas ações da escola.Todas as turmas ficam responsáveis pela criação e manutenção de uma horta mandala; nessa horta instalou-seuma cisterna para captar água da chuva e reduzir o consumo da rede pública; implementou-se  uma composteira para transformar restos orgânicos em adubo e utilizá-los na horta; ofereceu oficinas de produção de sabão ecológico; e estimulou a troca de sementes com alunos de outro Estado. 

Desfile de moda ecológico.

Na aula de artes mostre aos alunos que é possível produzir roupas com materiais recicláveis. Ofereça garrafas PET, lacre de latinhas de refrigerante, jornal, papel, plástico e outros materiais. Estimule a turma a usar plásticos e papéis como matéria-prima para vestidos. Já os lacres das latinhas podem se transformar em belos cintos, colares e bolsas. Marque uma data para os alunos apresentarem suas criações em um desfile ecológico. Chame os pais para assistirem.
Cidade sustentável.

 Proponha aos alunos a criação de uma cidade sustentável, onde exista equilíbrio entre as questões ambientais, sociais e econômicas. Faça com que reflitam sobre a localidade onde vivem, levantem demandas e busquem soluções. Aponte alguns exemplos, como o deslocamento por meio de bicicletas e caminhadas para pequenas distâncias.
Divida-os em grupos, de forma que cada um seja responsável por determinada área. Exemplos: transporte, saúde e meio ambiente. A cidade pode ser montada em uma grande maquete em lego ou com materiais recicláveis.
 

Biomas.

Promova uma discussão sobre os biomas brasileiros, como o Cerrado e a Mata Atlântica.
Peça para que pesquisem as características de cada bioma e estimule a leitura de textos atuais, estabelecendo a atividade pré-campo. Promova uma visita pedagógica e realize o Estudo de Meio. Assim, os alunos têm a chance de comprovar e comparar as informações obtidas durante o pré-campo.Na atividade pós-campo, os alunos deverão pensar em ações com o objetivo de conscientizar os demais estudantes, a comunidade e os pais.

 Impacto do homem no meio ambiente.

Na atividade pré-campo, os alunos deverão discutir e pesquisar sobre o impacto causado pelo homem ao meio ambiente. Para constatar o que foi discutido em sala de aula, a turma visita a cidade de Cubatão, em São Paulo, e observa regiões de manguezal, onde ficam evidentes os impactos provocados pelo homem ao meio ambiente. No retorno, a turma aponta sugestões e soluções para reduzir os impactos.
Promover uma visita ao centro de Coleta Seletiva da nossa cidade entrevista com os catadores e coletores de resíduos recicláveis.

Referencias:

BECKER. B.; MIRANDA, M. (orgs.). A geografia política do desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
BURSZTYN, M. Para pensar o desenvolvimento sustentável.São Paulo: Brasiliense, 1993.
IANNI, O. Globalização e diversidade. In: FERREIRA, L.da C., VIOLA, E. (orgs), Incertezas de sustentabilidade na globalização. Campinas, SP: UNICAMP, 1995.
LEITE, Antônio, D. A energia do Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.



Nenhum comentário:

Postar um comentário