PLANO DE ESTUDOS DE
GEOGRAFIA, 5º AO 9º ANO.
PROF. ADRIANO DREHER
A
missão da disciplina é preparar a garotada para se localizar no mundo,
compreender o local onde vive e as relações entre natureza e sociedade.
Estimular
no aluno a capacidade de desenvolver o raciocínio espacial é um dos grandes
desafios da Geografia. O planejamento deve contemplar o trabalho com conteúdos
que permitam ao estudante compreender a posição que ocupa no espaço e as
interações da sociedade em que vive com a natureza. O currículo deve priorizar
as questões locais, sempre relacionando-as com as globais.
HABILIDADES
DO 6º AO 9º ANO:
Ler,
interpretar, relacionar, comparar, resumir, abstrair, propor e compreender.
COMPETÊNCIAS
E CONTEÚDOS:
6º
ANO:
Reconhecer-se
no espaço geográfico local contextualizando com o global;
Perceber
as transformações realizados pelo homem no espaço-tempo;
Diferenciar
os diferentes tipos de paisagens existentes no Planeta, relacionando com a
paisagem local;
Reconhecer
a hidrografia e os potenciais hidráulicos do Brasil e da localidade;
Usar
as coordenadas geográficas para a localização de pontos globais e sua própria
localização.
Espaço
geográfico, relevo, hidrografia, vegetação, clima e coordenadas geográficas.
7º
ANO:
Reconhecer-se
no espaço geográfico brasileiro;
Conhecer
as Regiões Brasileiras com suas peculiaridades e contrastes bem como
contextualizar-se física e culturalmente no espaço brasileiro;
Traçar
comparativos físicos e humanos entre as Regiões Brasileiras.
Regiões
brasileiras: indicadores humanos, sociais e aspectos físicos como clima.
vegetação, hidrografia, relevo e capitais.
8º
ANO:
Reconhecer-se
no espaço geográfico latino-americano;
Conhecer
os países latino-americanos, com suas peculiaridades e contrastes comparando
com o espaço brasileiro;
Traças
comparativos humanos e sociais entre os países latino-americanos.
Conhecer
o espaço geográfico da América Anglo-Saxônica e sua relação com a América
Lática.
América
Latina: Aspectos humanos e físicos.
América
Anglo-Saxônica: Aspectos humanos e físicos.
9º
ANO:
Reconhecer-se
como parte integrante e transformadora do espaço mundial em âmbito físico,
político e social;
Conhecer
os continentes com suas peculiaridades e contrastes comparando com o espaço
brasileiro;
Traçar
comparativos humanos e sociais entre os continentes, com a América - Latina e
Brasil.
Europa,
Ásia, Oceania e África: Aspectos físicos, políticos, econômicos e sociais.
Conflitos territoriais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário