PLANOS DE TRABALHO DE GEOGRAFIA


PLANO DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA, 5º AO 9º ANO.
PROF. ADRIANO DREHER

A missão da disciplina é preparar a garotada para se localizar no mundo, compreender o local onde vive e as relações entre natureza e sociedade.

Estimular no aluno a capacidade de desenvolver o raciocínio espacial é um dos grandes desafios da Geografia. O planejamento deve contemplar o trabalho com conteúdos que permitam ao estudante compreender a posição que ocupa no espaço e as interações da sociedade em que vive com a natureza. O currículo deve priorizar as questões locais, sempre relacionando-as com as globais.

HABILIDADES DO 6º AO 9º ANO:

Ler, interpretar, relacionar, comparar, resumir, abstrair, propor e compreender.

 

COMPETÊNCIAS E CONTEÚDOS:

6º ANO:

Reconhecer-se no espaço geográfico local contextualizando com o global;

Perceber as transformações realizados pelo homem no espaço-tempo;

Diferenciar os diferentes tipos de paisagens existentes no Planeta, relacionando com a paisagem local;

Reconhecer a hidrografia e os potenciais hidráulicos do Brasil e da localidade;

Usar as coordenadas geográficas para a localização de pontos globais e sua própria localização.

Espaço geográfico, relevo, hidrografia, vegetação, clima e coordenadas geográficas.

7º ANO:

Reconhecer-se no espaço geográfico brasileiro;

Conhecer as Regiões Brasileiras com suas peculiaridades e contrastes bem como contextualizar-se física e culturalmente no espaço brasileiro;

Traçar comparativos físicos e humanos entre as Regiões Brasileiras.

Regiões brasileiras: indicadores humanos, sociais e aspectos físicos como clima. vegetação, hidrografia, relevo e capitais.

 

8º ANO:

Reconhecer-se no espaço geográfico latino-americano;

Conhecer os países latino-americanos, com suas peculiaridades e contrastes comparando com o espaço brasileiro;

Traças comparativos humanos e sociais entre os países latino-americanos.

Conhecer o espaço geográfico da América Anglo-Saxônica e sua relação com a América Lática.

América Latina: Aspectos humanos e físicos.

América Anglo-Saxônica: Aspectos humanos e físicos.

9º ANO:

Reconhecer-se como parte integrante e transformadora do espaço mundial em âmbito físico, político e social;

Conhecer os continentes com suas peculiaridades e contrastes comparando com o espaço brasileiro;

Traçar comparativos humanos e sociais entre os continentes, com a América - Latina e Brasil.

Europa, Ásia, Oceania e África: Aspectos físicos, políticos, econômicos e sociais. Conflitos territoriais.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário