PROPOSTA
CURRICULAR 4º ANO
Professora: Juliana Luersen
A organização do
trabalho escolar por projetos sugere o reconhecimento da flexibilidade
organizativa, não mais linear, mas em espiral, pela possibilidade de promover
as inter-relações entre as diferentes fontes e os desafios impostos pelo
cotidiano, ou seja, articular os pontos de vista disjuntos do saber, num ciclo
ativo. (Morin, 1981), aprendendo a utilizar fontes de informações contrapostas
ou complementares, e sabendo que “todo
ponto de chegada constitui em si um novo ponto de partida.” (Hernández,
1998, p.48).
Esta
forma de organização de saberes que vai se construindo como uma rede,
sensibiliza os educandos para aquilo que lhes interessa ou preocupa,
legitimando a função social da escola.
A Proposta Curricular
do 4º ano, apesar de organizada por disciplinas, buscará estabelecer através de
Projetos Interdisciplinares a validade do conhecimento aprendido, resultando
numa melhor decisão para a qualidade de vida na sociedade e reconhece o sujeito
cidadão, capaz de se inserir no pensamento coletivo para o compartilhamento de
espaços e serviços.
Referencias:
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os
projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
MORIN, E. El método: La naturaleza de La naturaleza. Madrid: Cátedra, 1981.
Objetivos
– Competências:
|
Conteúdos
- Habilidades
|
Língua
Portuguesa:
Desenvolver a capacidade de
compreender, interpretar e aplicar as diferentes linguagens, enfatizando a leitura
crítica do mundo a fim de melhorar a qualidade de suas relações
interpessoais.
|
ü Identificar
a ordem alfabética.
ü Ler
e compreender diferentes tipos de texto.
ü Escrever
textos simples, observando a estrutura textual.
ü Utilizar
o dicionário como fonte de pesquisa.
ü Reconhecer
e empregar os sinais de pontuação.
ü Reconhecer
e empregar sinônimos e antônimos.
ü Reconhecer
e empregar número, gênero e grau dos substantivos.
ü Empregar
dificuldades ortográficas.
ü Classificar
palavras segundo o número de sílabas e a sílaba tônica.
ü Reconhecer
encontros consonantais e vocálicos (hiato, ditongo e tritongo).
ü Reconhecer
diferentes tipos de frases.
ü Reconhecer
e empregar verbos.
|
Matemática:
Estabelecer e elaborar relações para a
construção do pensamento lógico-matemático.
|
ü Reconhecer
e utilizar o sistema de composição e decomposição de numerais (unidade,
dezena, centena, unidade de milhar, dezena de milhar).
ü Resolver
cálculos envolvendo as quatro operações, bem como sua prova real.
ü Resolver
histórias e desafios matemáticos.
ü Reconhecer
e empregar o sistema monetário.
ü Reconhecer
o sistema de numeração romana.
ü Reconhecer
as medidas de tempo (hora, calendário,...).
ü Reconhecer
as formas geométricas.
|
Ciências:
Conhecer a Terra, respeitando-a como
sendo o mundo em que vivemos valorizando sua fauna e flora e sua preservação.
|
ü Reconhecer
e classificar as diferentes características da água.
ü Reconhecer
e classificar as diferentes características do solo.
ü Reconhecer
e classificar as diferentes características do sistema solar.
ü Reconhecer
a importância da separação do lixo, da coleta seletiva e da reciclagem.
ü Reconhecer
a importância da preservação do meio ambiente.
|
História
e Geografia:
Aprofundar o conhecimento das
inter-relações entre os homens e a natureza, relacionando com fatos passados,
presentes e futuros.
|
ü Reconhecer
o município, sua história, clima, vegetação, relevo, população, governo,
serviços públicos e peculiaridades.
ü Identificar
as características da zona urbana e rural do município.
ü Reconhecer
as datas comemorativas.
ü Reconhecer
as diferentes culturas que compõem o município.
ü Respeitar
regras elaboradas pelo grupo para um melhor convívio e desenvolvimento das
atividades.
|
Artes:
Reconhecer as artes
visuais como um meio de comunicação, expressão e construção do conhecimento.
|
ü Utilizar
a dança como uma linguagem que possibilita consciência corporal, interação,
expressão e ritmo.
ü Interagir
com a música, percebendo-a como uma forma de expressão individual e coletiva
que favorece a socialização o desenvolvimento da afetividade, da criatividade
e do senso rítmico.
ü Utilizar
a linguagem teatral para interagir com o outro e com o meio, expressando
emoções, idéias e ampliando conhecimentos.
|
Educação
Física:
Aprimorar o desenvolvimento do esquema
corporal e de domínio do corpo dando oportunidade para o desenvolvimento de
habilidades corporais.
|
ü Participar
de jogos e brincadeiras que envolvam equilíbrio, coordenação motora ampla,
expressão corporal, percebendo assim seu próprio corpo.
ü Participar
de jogos cooperativos e recreativos.
|
Serviu bastante para organizar o meu trabalho.
ResponderExcluir