PROPOSTA CURRICULAR PARA O 4° ANO



PROPOSTA CURRICULAR 4º ANO
Professora: Juliana  Luersen
        
A organização do trabalho escolar por projetos sugere o reconhecimento da flexibilidade organizativa, não mais linear, mas em espiral, pela possibilidade de promover as inter-relações entre as diferentes fontes e os desafios impostos pelo cotidiano, ou seja, articular os pontos de vista disjuntos do saber, num ciclo ativo. (Morin, 1981), aprendendo a utilizar fontes de informações contrapostas ou complementares, e sabendo que “todo ponto de chegada constitui em si um novo ponto de partida.” (Hernández, 1998, p.48).
            Esta forma de organização de saberes que vai se construindo como uma rede, sensibiliza os educandos para aquilo que lhes interessa ou preocupa, legitimando a função social da escola.
A Proposta Curricular do 4º ano, apesar de organizada por disciplinas, buscará estabelecer através de Projetos Interdisciplinares a validade do conhecimento aprendido, resultando numa melhor decisão para a qualidade de vida na sociedade e reconhece o sujeito cidadão, capaz de se inserir no pensamento coletivo para o compartilhamento de espaços e serviços.

Referencias:
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
MORIN, E. El método: La naturaleza de La naturaleza. Madrid: Cátedra, 1981.


Objetivos – Competências:
Conteúdos - Habilidades

Língua Portuguesa:
Desenvolver a capacidade de compreender, interpretar e aplicar as diferentes linguagens, enfatizando a leitura crítica do mundo a fim de melhorar a qualidade de suas relações interpessoais.
ü  Identificar a ordem alfabética.
ü  Ler e compreender diferentes tipos de texto.
ü  Escrever textos simples, observando a estrutura textual.
ü  Utilizar o dicionário como fonte de pesquisa.
ü  Reconhecer e empregar os sinais de pontuação.
ü  Reconhecer e empregar sinônimos e antônimos.
ü  Reconhecer e empregar número, gênero e grau dos substantivos.
ü  Empregar dificuldades ortográficas.
ü  Classificar palavras segundo o número de sílabas e a sílaba tônica.
ü  Reconhecer encontros consonantais e vocálicos (hiato, ditongo e tritongo).
ü  Reconhecer diferentes tipos de frases.
ü  Reconhecer e empregar verbos.


Matemática:
Estabelecer e elaborar relações para a construção do pensamento lógico-matemático.
ü  Reconhecer e utilizar o sistema de composição e decomposição de numerais (unidade, dezena, centena, unidade de milhar, dezena de milhar).
ü  Resolver cálculos envolvendo as quatro operações, bem como sua prova real.
ü  Resolver histórias e desafios matemáticos.
ü  Reconhecer e empregar o sistema monetário.
ü  Reconhecer o sistema de numeração romana.
ü  Reconhecer as medidas de tempo (hora, calendário,...).
ü  Reconhecer as formas geométricas.


Ciências:
Conhecer a Terra, respeitando-a como sendo o mundo em que vivemos valorizando sua fauna e flora e sua preservação.
ü  Reconhecer e classificar as diferentes características da água.
ü  Reconhecer e classificar as diferentes características do solo.
ü  Reconhecer e classificar as diferentes características do sistema solar.
ü  Reconhecer a importância da separação do lixo, da coleta seletiva e da reciclagem.
ü  Reconhecer a importância da preservação do meio ambiente.


História e Geografia:
Aprofundar o conhecimento das inter-relações entre os homens e a natureza, relacionando com fatos passados, presentes e futuros.
ü  Reconhecer o município, sua história, clima, vegetação, relevo, população, governo, serviços públicos e peculiaridades.
ü  Identificar as características da zona urbana e rural do município.
ü  Reconhecer as datas comemorativas.
ü  Reconhecer as diferentes culturas que compõem o município.
ü  Respeitar regras elaboradas pelo grupo para um melhor convívio e desenvolvimento das atividades.


Artes:
Reconhecer as artes visuais como um meio de comunicação, expressão e construção do conhecimento.


ü  Utilizar a dança como uma linguagem que possibilita consciência corporal, interação, expressão e ritmo.
ü  Interagir com a música, percebendo-a como uma forma de expressão individual e coletiva que favorece a socialização o desenvolvimento da afetividade, da criatividade e do senso rítmico.
ü  Utilizar a linguagem teatral para interagir com o outro e com o meio, expressando emoções, idéias e ampliando conhecimentos.


Educação Física:
Aprimorar o desenvolvimento do esquema corporal e de domínio do corpo dando oportunidade para o desenvolvimento de habilidades corporais.
ü  Participar de jogos e brincadeiras que envolvam equilíbrio, coordenação motora ampla, expressão corporal, percebendo assim seu próprio corpo.
ü  Participar de jogos cooperativos e recreativos.






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