PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE: 1º ANO DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: Daniela D’Ávila
BIM.
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
CONTEÚDOS
|
PROCEDIMENTOS
|
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
|
I
|
- CONSTRUIR A IDENTIDADE PESSOAL E SOCIAL NA DIMENSÃO HISTÓRICA, APARTIR DO CONHECIMENTO DO PAPEL DO INDIVÍDUO COMO SUJEITO DA HISTÓRIA E PRODUTOR DO CONHECIMENTO.
|
- A ORIGEM HUMANA;
- AS PRIMEIRAS SOCIEDAS;
- OS PRIMEIROS POVOS DA AMÉRICA.
|
- ATRAIR A ATENÇÃO DO ALUNO PARA ÀS SUAS ORIGENS QUANTO SER HUMANO E FAZER DESPERTAR À SUA CURIOSIDADE DE ESTUDANTE PESQUISADOR.
|
- EXERCÍCIOS DE CLASSE ;
- TRABALHO DE PESQUISA;
PARTICIPAÇÃO DO ALUNO;
- PROVAS.
|
II
|
- COMPREENDER O CONHECIMENTO HISTÓRICO ENQUANTO PRODUÇÃO DO SABER,
- INTERPRETAR, ANALISAR E CRÍTICAR FONTES, DOCUMENTOS DE NATUREZAS DIVERSAS, RECONHECENDO O PAPEL DAS DIFERENTES LINGUAGENS DOS DIFERENTES AGETNES SOCIAIS NOS CONTEXTOS ENVOLVIDOS EM SUA PARTICIPAÇÃO.
|
- AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES (EGITO, MESOPOTÂMIA, FENÍCIOS, HEBREUS E PERSAS);
- CIVILIZAÇÕES AFRICANAS.
|
- ATRAVÉS DE UMA REFLEXÃO MAIS PROFUNDO SOBRE AS ANTIGAS CIVILIZAÇÕES, TRAZER O ALUNO PARA VISLUMBRAR MARCAS HISTÓRICAS DEIXAS POR ESTES POVOS.
|
- EXERCÍCIOS DE CLASSE ;
- TRABALHO DE PESQUISA;
PARTICIPAÇÃO DO ALUNO;
- PROVAS.
|
PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE: 1º ANO DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: Daniela D’Ávila
BIM.
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
CONTEÚDOS
|
PROCEDIMENTOS
|
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
|
III
|
- SITUAR AS DIVERSAS PRODUÇÕES CULTURA, AS LINGUAGENS, AS ARTES, A FILOSOFIA, A RELIGIÃO E AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS COMO REP. SOCIAIS QUE EMERGEM NO COTIDIANO DA VIDA SOCIAL E SE SOLIDIFICAM NAS DIVERSAS ORG. E INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE.
- DESENVOLVER O CONCEITO DE IDEOLOGIA ENQUANTO INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO E RESISTÊNCIA DOS DIFERENTES GUPOS HUMANOS.
|
- ANTIGUIDADE CLÁSSICA (CIVILIZAÇÃO GREGA E ROMANA).
|
- ANALISAR OS ASPECTOS HISTÓRICOS E A RICA HERANÇA CULTURAL DEIXA DA PELOS POVOS DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA.
|
- EXERCÍCIOS DE CLASSE ;
- TRABALHO DE PESQUISA;
PARTICIPAÇÃO DO ALUNO;
- PROVAS.
|
IV
|
- SITUAR AS DIVERSAS PRODUÇÕES CULTURA, AS LINGUAGENS, AS ARTES, A FILOSOFIA, A RELIGIÃO E AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS COMO REP. SOCIAIS QUE EMERGEM NO COTIDIANO DA VIDA SOCIAL E SE SOLIDIFICAM NAS DIVERSAS ORG. E INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE.
- ANALISAR AS DIVERSAS CONCEPÇÕES DE ESTADO NO PASSADO, COMPARANDO AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NA CONTEMPORANEIDADE.
|
- TRANSIÇÃO DO ESCRAVISMO PARA O FEUDALISMO;
- PASSAGEM DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO.
|
- BUSCAR COMPREENDER ÀS PRINCIPAIS TRANSIÇÕES ECONÔMICAS E HISTÓRICAS QUE OCORRERAM AO LONGO DO CICLO HISTÓRICO DA ANTIGUIDADE.
|
- EXERCÍCIOS DE CLASSE ;
- TRABALHO DE PESQUISA;
PARTICIPAÇÃO DO ALUNO;
- PROVAS.
|
PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE: 2º ANO DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: Daniela D’Ávila
BIM.
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
CONTEÚDOS
|
PROCEDIMENTOS
|
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
|
I
|
- ANALISAR AS DIVERSAS CONCEPÇÕES DE ESTADO NO PASSADO, COMPARANDO AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NA CONTEMPORANEIDADE.
- COMPREENDER OS CONCEITOS DE CAPITALISMO, SOCIALISMO E DEMOCRACIA, FUNDAMETANDO-SE NA HISTORIOGRAFIA CONTEPORÂNEA.
|
- RENASCIMENTO E HUMANISMO;
- FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS E O ABSOLUTISMO;
- REFORMAS E CONTRAREFORMA RELIGIOSA;
- EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL.
|
- FAZER O ALUNO COMPREENDER À TRANSIÇÃO ENTRE A IDADE MÉDIA PARA À MODERNA, FAZENDO-O VER E ANALISAR ÀS TRANSFORMAÇÕES POLÍTICAS ECONÔMICAS E SOCIAIS.
|
- TRABALHO DE PESQUISA;
-PARTICIPAÇÃO DO ALUNO;
- PROVAS.
|
II
|
- SITUAR AS DIVERSAS PRODUÇÕES CULTURA, AS LINGUAGENS, AS ARTES, A FILOSOFIA, A RELIGIÃO E AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS COMO REP. SOCIAIS QUE EMERGEM NO COTIDIANO DA VIDA SOCIAL E SE SOLIDIFICAM NAS DIVERSAS ORG. E INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE.
- COMPREENDER OS CONCEITOS DE CAPITALISMO, SOCIALISMO E DEMOCRACIA, FUNDAMETANDO-SE NA HISTORIOGRAFIA CONTEPORÂNEA.
|
- COLINIZAÇÃO AMERICANA;
- BRASIL COLÔNIA;
- O CEAŔA NO PERÍODO COLONIAL.
|
- TRAZER AO ALUNO À REALIDADE COLONIAL VIVIDA NA ERA DAS ¨DESCORBERTAS¨
|
- TRABALHO DE PESQUISA;
- PARTICIPAÇÃO DO ALUNO;
- PROVAS.
|
PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE: 2º ANO DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: Daniela D’Ávila
BIM.
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
CONTEÚDOS
|
PROCEDIMENTOS
|
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
|
III
|
- ANALISAR AS DIVERSAS CONCEPÇÕES DE ESTADO NO PASSADO, COMPARANDO AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NA CONTEMPORANEIDADE.
- DESENVOLVER O CONCEITO DE IDEOLOGIA ENQUANTO INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO E RESISTÊNCIA DOS DIFERENTES GUPOS HUMANOS.
|
- O ILUMINISMO;
- A ERA DAS REVOLUÇÕES.
|
- IDENTIFICAR JUNTO AO ALUNO AS PRINCIPAIS TRANSFORMA-ÇÕES DA ERA MODERNA E AS IDÉIAS DIFUNDIDAS NESTE PERÍODO.
|
- TRABALHO DE PESQUISA;
-PARTICIPAÇÃO DO ALUNO;
- PROVAS.
|
IV
|
- ANALISAR AS DIVERSAS CONCEPÇÕES DE ESTADO NO PASSADO, COMPARANDO AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NA CONTEMPORANEIDADE.
- DESENVOLVER O CONCEITO DE IDEOLOGIA ENQUANTO INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO E RESISTÊNCIA DOS DIFERENTES GUPOS HUMANOS.
|
- A FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO – IMPÉRIO.
|
- VISLUMBRAR JUNTO AO ALUNO O ALICERCE DE FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO, DANDO UMA DIMENSÃO DE ESTRUTURA AO ALUNO
|
- EXERCÍCIOS DE CLASSE ;
- TRABALHO DE PESQUISA;
PARTICIPAÇÃO DO ALUNO;
- PROVAS.
|
PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE: 3º ANO DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: Daniela D’Ávila
BIM.
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
CONTEÚDOS
|
PROCEDIMENTOS
|
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
|
I
|
- ANALISAR AS DIVERSAS CONCEPÇÕES DE ESTADO NO PASSADO, COMPARANDO AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NA CONTEMPORANEIDADE.
- DESENVOLVER O CONCEITO DE IDEOLOGIA ENQUANTO INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO E RESISTÊNCIA DOS DIFERENTES GUPOS HUMANOS.
|
- BRASIL REPÚBLICA.
|
- TRAZER À REALIDADE DO ALUNO TODOS OS ASPECTOS FORMADORES DO BRASIL COMO REPÚBLICA.
|
- TRABALHO DE PESQUISA;
-PARTICIPAÇÃO DO ALUNO;
- PROVAS.
|
II
|
- ANALISAR AS DIVERSAS CONCEPÇÕES DE ESTADO NO PASSADO, COMPARANDO AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NA CONTEMPORANEIDADE.
- COMPREENDER OS CONCEITOS DE CAPITALISMO, SOCIALISMO E DEMOCRACIA, FUNDAMETANDO-SE NA HISTORIOGRAFIA CONTEPORÂNEA.
|
- O PENSAMENTO POLÍTICO, SOCIALISTA, ANARQUISTA E ANARCOSINDICALISTA E O MOVIMENTO NEGRO ORGANIZADO;
- AS GUERRAS MUNDIAS.
|
- TRAZER AO ALUNO ÀS PRINCIPAIS IDEOLOGIAS POLÍTICAS DO SÉCULO XX, FAZENDO-LHE REFLETIR SOBRE ESSAS CORRENTES DE PENSAMENTO.
|
- TRABALHO DE PESQUISA;
-PARTICIPAÇÃO DO ALUNO;
- PROVAS.
|
PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE: 3º ANO DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: Daniela D’Ávila
BIM.
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
CONTEÚDOS
|
PROCEDIMENTOS
|
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
|
III
|
- ANALISAR AS DIVERSAS CONCEPÇÕES DE ESTADO NO PASSADO, COMPARANDO AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NA CONTEMPORANEIDADE.
-DESENVOLVER O CONCEITO DE IDEOLOGIA ENQUANTO INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO E RESISTÊNCIA DOS DIFERENTES GUPOS HUMANOS.
|
- A GUERRA FRIA;
- OS GOVERNOS POPULISTAS NO BRASIL;
- AS DITADURAS MILITARES NA AMÉRICA LATINA;
- OS MOVIMENTOS SOCIAIS.
|
-FAZER O ESTUDO APROFUNDADO DA ¨BIPOLARIZAÇÃO DO MUNDO¨
- ANALISAR O FENÔMENO DOS POPULISTAS NO BRASIL E ESMIUÇAR O PERÍODO DITATORIAL.
- COMPREENDER AS REIVINDICAÇÕES E IDEOLOGIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.
|
- TRABALHO DE PESQUISA;
-PARTICIPAÇÃO DO ALUNO;
- PROVAS.
|
IV
|
- COMPREENDER OS CONCEITOS DE CAPITALISMO, SOCIALISMO E DEMOCRACIA, FUNDAMETANDO-SE NA HISTORIOGRAFIA CONTEPORÂNEA
- DESENVOLVER O CONCEITO DE IDEOLOGIA ENQUANTO INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO E RESISTÊNCIA DOS DIFERENTES GUPOS HUMANOS.
|
- NEOLIBERALISMO, GLOBALIZAÇÃO E GEOPOLÍTICA MODERNA.
|
- TRAZER A REALIDADE DO ALUNO AS PRINCIPAIS TEMÁTICAS DA ATUALIDADE.
|
- TRABALHO DE PESQUISA;
-PARTICIPAÇÃO DO ALUNO;
- PROVAS.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário