PLANOS DE ESTUDO DE HISTÓRIA

PLANO DE CURSO 2012

SÉRIE:  1º ANO   DISCIPLINA:   HISTÓRIA    PROFESSORA: Daniela D’Ávila


BIM.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

I

- CONSTRUIR A IDENTIDADE PESSOAL E SOCIAL NA DIMENSÃO HISTÓRICA, APARTIR DO CONHECIMENTO DO PAPEL DO INDIVÍDUO COMO SUJEITO DA HISTÓRIA E PRODUTOR DO CONHECIMENTO.


- A ORIGEM HUMANA;

- AS PRIMEIRAS SOCIEDAS;

- OS PRIMEIROS POVOS DA AMÉRICA.

- ATRAIR A  ATENÇÃO DO ALUNO PARA ÀS SUAS ORIGENS QUANTO SER HUMANO E FAZER DESPERTAR À SUA CURIOSIDADE DE ESTUDANTE PESQUISADOR.

- EXERCÍCIOS DE CLASSE ;

- TRABALHO DE PESQUISA;

PARTICIPAÇÃO DO ALUNO;

- PROVAS.

II

- COMPREENDER O CONHECIMENTO HISTÓRICO ENQUANTO PRODUÇÃO DO SABER,
- INTERPRETAR, ANALISAR E CRÍTICAR FONTES, DOCUMENTOS DE NATUREZAS DIVERSAS, RECONHECENDO O PAPEL DAS DIFERENTES LINGUAGENS DOS DIFERENTES AGETNES SOCIAIS NOS CONTEXTOS ENVOLVIDOS EM SUA PARTICIPAÇÃO.

- AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES (EGITO, MESOPOTÂMIA, FENÍCIOS, HEBREUS E PERSAS);

- CIVILIZAÇÕES AFRICANAS.

- ATRAVÉS DE UMA REFLEXÃO MAIS PROFUNDO SOBRE AS ANTIGAS CIVILIZAÇÕES, TRAZER O ALUNO PARA VISLUMBRAR MARCAS HISTÓRICAS DEIXAS POR ESTES POVOS.


- EXERCÍCIOS DE CLASSE ;

- TRABALHO DE PESQUISA;

PARTICIPAÇÃO DO ALUNO;

- PROVAS.



PLANO DE CURSO 2012

SÉRIE:  1º ANO   DISCIPLINA:   HISTÓRIA    PROFESSORA: Daniela D’Ávila


BIM.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
III
- SITUAR AS DIVERSAS PRODUÇÕES CULTURA, AS LINGUAGENS, AS ARTES, A FILOSOFIA, A RELIGIÃO E AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS COMO REP. SOCIAIS QUE EMERGEM NO COTIDIANO DA VIDA SOCIAL E SE SOLIDIFICAM NAS DIVERSAS ORG. E INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE.
- DESENVOLVER O CONCEITO DE IDEOLOGIA ENQUANTO INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO E RESISTÊNCIA DOS DIFERENTES GUPOS HUMANOS.
- ANTIGUIDADE CLÁSSICA (CIVILIZAÇÃO GREGA E ROMANA).
- ANALISAR OS ASPECTOS HISTÓRICOS E A RICA HERANÇA CULTURAL DEIXA DA PELOS POVOS DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA.

- EXERCÍCIOS DE CLASSE ;

- TRABALHO DE PESQUISA;

PARTICIPAÇÃO DO ALUNO;

- PROVAS.

IV

-  SITUAR AS DIVERSAS PRODUÇÕES CULTURA, AS LINGUAGENS, AS ARTES, A FILOSOFIA, A RELIGIÃO E AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS COMO REP. SOCIAIS QUE EMERGEM NO COTIDIANO DA VIDA SOCIAL E SE SOLIDIFICAM NAS DIVERSAS ORG. E INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE.
- ANALISAR AS DIVERSAS CONCEPÇÕES DE ESTADO NO PASSADO, COMPARANDO AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NA CONTEMPORANEIDADE.

- TRANSIÇÃO DO ESCRAVISMO PARA O FEUDALISMO;

- PASSAGEM DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO.

- BUSCAR COMPREENDER ÀS PRINCIPAIS TRANSIÇÕES ECONÔMICAS E HISTÓRICAS QUE OCORRERAM AO LONGO DO CICLO HISTÓRICO DA ANTIGUIDADE.


- EXERCÍCIOS DE CLASSE ;

- TRABALHO DE PESQUISA;

PARTICIPAÇÃO DO ALUNO;

- PROVAS.




PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE:  2º ANO   DISCIPLINA:   HISTÓRIA    PROFESSORA: Daniela D’Ávila


BIM.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

I

- ANALISAR AS DIVERSAS CONCEPÇÕES DE ESTADO NO PASSADO, COMPARANDO AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NA CONTEMPORANEIDADE.

- COMPREENDER OS CONCEITOS DE CAPITALISMO, SOCIALISMO E DEMOCRACIA, FUNDAMETANDO-SE NA HISTORIOGRAFIA CONTEPORÂNEA.


- RENASCIMENTO E HUMANISMO;

- FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS E O ABSOLUTISMO;

- REFORMAS E CONTRAREFORMA RELIGIOSA;

- EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL.

- FAZER O ALUNO COMPREENDER À TRANSIÇÃO ENTRE A IDADE MÉDIA PARA À MODERNA, FAZENDO-O VER E ANALISAR ÀS TRANSFORMAÇÕES POLÍTICAS ECONÔMICAS E SOCIAIS.

- TRABALHO DE PESQUISA;

-PARTICIPAÇÃO DO ALUNO;

- PROVAS.

II

- SITUAR AS DIVERSAS PRODUÇÕES CULTURA, AS LINGUAGENS, AS ARTES, A FILOSOFIA, A RELIGIÃO E AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS COMO REP. SOCIAIS QUE EMERGEM NO COTIDIANO DA VIDA SOCIAL E SE SOLIDIFICAM NAS DIVERSAS ORG. E INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE.
- COMPREENDER OS CONCEITOS DE CAPITALISMO, SOCIALISMO E DEMOCRACIA, FUNDAMETANDO-SE NA HISTORIOGRAFIA CONTEPORÂNEA.

- COLINIZAÇÃO AMERICANA;

- BRASIL COLÔNIA;

- O CEAŔA NO PERÍODO COLONIAL.

- TRAZER AO ALUNO À REALIDADE COLONIAL VIVIDA NA ERA DAS ¨DESCORBERTAS¨


- TRABALHO DE PESQUISA;

- PARTICIPAÇÃO DO ALUNO;

- PROVAS.



PLANO DE CURSO 2012

SÉRIE:  2º ANO   DISCIPLINA:   HISTÓRIA    PROFESSORA:  Daniela D’Ávila


BIM.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

III

-  ANALISAR AS DIVERSAS CONCEPÇÕES DE ESTADO NO PASSADO, COMPARANDO AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NA CONTEMPORANEIDADE.

- DESENVOLVER O CONCEITO DE IDEOLOGIA ENQUANTO INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO E RESISTÊNCIA DOS DIFERENTES GUPOS HUMANOS.


- O ILUMINISMO;

- A ERA DAS REVOLUÇÕES.

- IDENTIFICAR JUNTO AO ALUNO AS PRINCIPAIS TRANSFORMA-ÇÕES DA ERA MODERNA E AS IDÉIAS DIFUNDIDAS NESTE PERÍODO.

- TRABALHO DE PESQUISA;

-PARTICIPAÇÃO DO ALUNO;

- PROVAS.

IV

- ANALISAR AS DIVERSAS CONCEPÇÕES DE ESTADO NO PASSADO, COMPARANDO AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NA CONTEMPORANEIDADE.

- DESENVOLVER O CONCEITO DE IDEOLOGIA ENQUANTO INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO E RESISTÊNCIA DOS DIFERENTES GUPOS HUMANOS.

- A FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO – IMPÉRIO.

- VISLUMBRAR JUNTO AO ALUNO O ALICERCE DE FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO, DANDO UMA DIMENSÃO DE ESTRUTURA AO ALUNO


- EXERCÍCIOS DE CLASSE ;

- TRABALHO DE PESQUISA;

PARTICIPAÇÃO DO ALUNO;

- PROVAS.



PLANO DE CURSO 2012

SÉRIE:  3º ANO   DISCIPLINA:   HISTÓRIA    PROFESSORA: Daniela D’Ávila


BIM.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

I

-  ANALISAR AS DIVERSAS CONCEPÇÕES DE ESTADO NO PASSADO, COMPARANDO AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NA CONTEMPORANEIDADE.

- DESENVOLVER O CONCEITO DE IDEOLOGIA ENQUANTO INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO E RESISTÊNCIA DOS DIFERENTES GUPOS HUMANOS.


- BRASIL REPÚBLICA.

- TRAZER À REALIDADE DO ALUNO TODOS OS ASPECTOS FORMADORES DO BRASIL COMO REPÚBLICA.

- TRABALHO DE PESQUISA;

-PARTICIPAÇÃO DO ALUNO;

- PROVAS.

II

- ANALISAR AS DIVERSAS CONCEPÇÕES DE ESTADO NO PASSADO, COMPARANDO AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NA CONTEMPORANEIDADE.

- COMPREENDER OS CONCEITOS DE CAPITALISMO, SOCIALISMO E DEMOCRACIA, FUNDAMETANDO-SE NA HISTORIOGRAFIA CONTEPORÂNEA.


- O PENSAMENTO POLÍTICO, SOCIALISTA, ANARQUISTA E ANARCOSINDICALISTA E O MOVIMENTO NEGRO ORGANIZADO;

- AS GUERRAS MUNDIAS.

- TRAZER AO ALUNO ÀS PRINCIPAIS IDEOLOGIAS POLÍTICAS DO SÉCULO XX, FAZENDO-LHE REFLETIR SOBRE ESSAS CORRENTES DE PENSAMENTO.


- TRABALHO DE PESQUISA;

-PARTICIPAÇÃO DO ALUNO;

- PROVAS.




PLANO DE CURSO 2012

SÉRIE:  3º ANO   DISCIPLINA:   HISTÓRIA    PROFESSORA:   Daniela D’Ávila


BIM.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

III

- ANALISAR AS DIVERSAS CONCEPÇÕES DE ESTADO NO PASSADO, COMPARANDO AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NA CONTEMPORANEIDADE.

-DESENVOLVER O CONCEITO DE IDEOLOGIA ENQUANTO INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO E RESISTÊNCIA DOS DIFERENTES GUPOS HUMANOS.

- A GUERRA FRIA;

- OS GOVERNOS POPULISTAS NO BRASIL;

- AS DITADURAS MILITARES NA AMÉRICA LATINA;

- OS MOVIMENTOS SOCIAIS.

-FAZER O ESTUDO APROFUNDADO DA ¨BIPOLARIZAÇÃO DO MUNDO¨
- ANALISAR O FENÔMENO DOS POPULISTAS NO BRASIL E ESMIUÇAR O PERÍODO DITATORIAL.
- COMPREENDER AS REIVINDICAÇÕES E IDEOLOGIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.

- TRABALHO DE PESQUISA;

-PARTICIPAÇÃO DO ALUNO;

- PROVAS.

IV

- COMPREENDER OS CONCEITOS DE CAPITALISMO, SOCIALISMO E DEMOCRACIA, FUNDAMETANDO-SE NA HISTORIOGRAFIA CONTEPORÂNEA

- DESENVOLVER O CONCEITO DE IDEOLOGIA ENQUANTO INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO E RESISTÊNCIA DOS DIFERENTES GUPOS HUMANOS.

- NEOLIBERALISMO, GLOBALIZAÇÃO E GEOPOLÍTICA MODERNA.

- TRAZER A REALIDADE DO ALUNO AS PRINCIPAIS TEMÁTICAS DA ATUALIDADE.


- TRABALHO DE PESQUISA;

-PARTICIPAÇÃO DO ALUNO;

- PROVAS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário