INSTITUTO EDUCACIONAL TARSILA DO AMARAL “
ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
PLANO DE AÇÃO
2012
A escola como espaço de transformações sociais e individuais.
Introdução
Tendo em vista os desafios do mundo contemporâneo e a responsabilidade social que tem a escola na construção de cidadãos conscientes de suas responsabilidades para com esse mundo, não se pode improvisar nas ações que nortearão todo esse processo. É imperativo, portanto, que todas as ações sejam planejadas de forma conjunta e articuladas, no sentido de minimizar as dificuldades apontadas no processo de aprendizagem dos educandos, possibilitando que a escola cumpra sua missão diante das exigências e complexidades da atual sociedade. O planejamento é o processo pelo qual podemos, tendo em vista os objetivos, traçar os meios para que estes possam ser atingidos, prevendo o futuro e propondo soluções práticas para a solução de problemas que, certamente, surgirão no decorrer do caminho, evitando-se assim uma improvisação. Refletir sobre inclusão, hoje, parece uma tarefa possível, entretanto, ao acompanhar de perto o processo inclusivo com os profissionais da rede, percebe-se que este tem debatido questões práticas que ajudam no desenvolvimento do trabalho com atividades significativas. Transpor o ideal inclusivo para o cotidiano tem exigido muitos esforços do corpo docente. É nessa perspectiva e na tentativa de possibilitar uma inclusão real que encontramos na arte possibilidades de realizar o que até então era considerado uma utopia para os profissionais.
Objetivos Gerais:
· Promover a atuação conjunta dos profissionais da escola nos turnos da manhã e tarde, fornecendo subsídios ao corpo docente na implementação de seus projetos e no desenvolvimento do seu trabalho.
· Acompanhar o processo de ensino-aprendizagem atuando junto ao corpo docente, alunos e pais no sentido de analisar os resultados da aprendizagem com vistas a sua melhoria.
· Desenvolver ações coletivas no sentido de superação dos problemas.
Objetivos Específicos na área de atendimento ao Corpo Docente:
· Subsidiar o corpo docente na elaboração e implementação do planejamento anual, propondo alternativas metodológicas a partir de reflexões coletivas.
· Orientar e acompanhar no preenchimento dos diários de classe;
· Estudar, pesquisar e selecionar assuntos didáticos e incentivar troca de experiências entre professores;
· Promover encontros e reuniões com temas relevantes identificados a partir da observação e análise da realidade escolar que efetivem a proposta pedagógica da escola - reunião pedagógica.
· Identificar constantemente quais as prioridades das turmas e professores para prestar-lhes um melhor atendimento;
· Estimular o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola.
· Apoiar e subsidiar a elaboração e implementação de projetos desenvolvidos.
· Elaborar um conselho de classe que forneça dados e informações relevantes no processo de ensino e aprendizagem, bem como colher dados e informações significativas que subsidiem o trabalho com o educando.
Objetivos Específicos na Área de Atendimento aos Alunos
* Proporcionar meios de interação com as tecnologias existentes na escola
* Colher dados e pesquisas que auxiliem o trabalho junto ao educando.
* Acompanhar e apoiar os alunos no desenvolvimento de projetos e ações educativas.
* Observar de forma sistemática e assistemática o desempenho do aluno, com a finalidade de agir de forma preventiva.
* Promover dinâmicas de grupo para socialização e desenvolvimento de valores
* Registrar em fichas próprias o desempenho da turma e individual, bem como comportamentos inadequados, tendo como premissa reverter os casos de baixo rendimento e analisar e promover a integração do aluno.
* Proporcionar momentos de reflexões que melhorem o relacionamento aluno-aluno e aluno-professor e propiciando condições de acesso e permanência na escola.
Objetivos Específicos na Área de Atendimento a Família.
· Promover palestras e encontros com temas de interesse educativo.
· Orientar a família sobre os procedimentos dos pais na melhoria do rendimento escolar do aluno.
· Informar sobre a frequência e o rendimento escolar, bem como analisar os dados com vistas à sua melhoria.
· Aproximar a família da escola através de atividades culturais.
· Estimular o diálogo aberto na solução de problemas, com vistas a sugestões no intercambio das relações.
· Colher dados e pesquisas para melhoria e aprofundamento de questões relativas ao processo ensino aprendizagem.
Metas:
1.Distribuição das turmas;
2.Elaboração do planejamento anual;
3. Reuniões para elaboração das atividades que nortearão este plano de ação;
4. Reuniões Pedagógicas previstas no calendário para estudo e reflexões sobre a prática pedagógica (centro de estudos).
5. Assistência à direção em assuntos pedagógicos e em atividades cívicas e sociais;
6. Preparação do conselho de classe, conforme calendário da SEMED, para analisar e avaliar junto com os professores as causas e consequencias que levam o aluno a não adquirirem as habilidades propostas no período.
7. Orientação sobre o preenchimento dos diários de classe e relatórios.
8. Acompanhamento e avaliação dos projetos;
9. Reunião de pais por bimestre com enfoque na melhoria do rendimento escolar.
10. Palestra para pais com o tema: “O papel da família na aprendizagem do aluno”.
11. Palestras com temas significativos para toda a comunidade escolar.
12. Implementação de Projetos a serem trabalhados na escola;
13. Exibição de vídeos com assuntos pertinentes aos temas trabalhados e projetos em desenvolvimento;
14. Envio de ofícios e convites aos órgãos competentes para incentivar a realização de palestras, encontros, visitas e similares com grupos de alunos e professores sobre demais temas relevantes para a formação do aluno;
15. Organização de gincanas e torneios com a comunidade escolar para haver uma melhor socialização;
16. Apoio técnico nas campanhas promovidas pela SEMED.
17. Atendimento e entrevistas com alunos e pais sempre que necessário.
18. Observação sistemática e assistemática de atitudes e comportamento dos alunos para, em conjunto com a Orientadora Educacional, proceder às intervenções necessárias.
19. Promover um intercâmbio cultural entre os alunos, apoiando e interagindo junto com os professores para o desenvolvimento pleno dos projetos e atividades trabalhados por ele em sala de aula.
20. Criação de tabela com horários dos recursos disponíveis na escola para que o educador possa ter acesso ao uso.
21. Encontros periódicos com os professores da Sala de Apoio e Sala de Recursos para troca de experiências e consequente melhoria das atividades.
2.Elaboração do planejamento anual;
3. Reuniões para elaboração das atividades que nortearão este plano de ação;
4. Reuniões Pedagógicas previstas no calendário para estudo e reflexões sobre a prática pedagógica (centro de estudos).
5. Assistência à direção em assuntos pedagógicos e em atividades cívicas e sociais;
6. Preparação do conselho de classe, conforme calendário da SEMED, para analisar e avaliar junto com os professores as causas e consequencias que levam o aluno a não adquirirem as habilidades propostas no período.
7. Orientação sobre o preenchimento dos diários de classe e relatórios.
8. Acompanhamento e avaliação dos projetos;
9. Reunião de pais por bimestre com enfoque na melhoria do rendimento escolar.
10. Palestra para pais com o tema: “O papel da família na aprendizagem do aluno”.
11. Palestras com temas significativos para toda a comunidade escolar.
12. Implementação de Projetos a serem trabalhados na escola;
13. Exibição de vídeos com assuntos pertinentes aos temas trabalhados e projetos em desenvolvimento;
14. Envio de ofícios e convites aos órgãos competentes para incentivar a realização de palestras, encontros, visitas e similares com grupos de alunos e professores sobre demais temas relevantes para a formação do aluno;
15. Organização de gincanas e torneios com a comunidade escolar para haver uma melhor socialização;
16. Apoio técnico nas campanhas promovidas pela SEMED.
17. Atendimento e entrevistas com alunos e pais sempre que necessário.
18. Observação sistemática e assistemática de atitudes e comportamento dos alunos para, em conjunto com a Orientadora Educacional, proceder às intervenções necessárias.
19. Promover um intercâmbio cultural entre os alunos, apoiando e interagindo junto com os professores para o desenvolvimento pleno dos projetos e atividades trabalhados por ele em sala de aula.
20. Criação de tabela com horários dos recursos disponíveis na escola para que o educador possa ter acesso ao uso.
21. Encontros periódicos com os professores da Sala de Apoio e Sala de Recursos para troca de experiências e consequente melhoria das atividades.
Atividades Diversificadas:
· Judô
· Futsal feminino e masculino
· Voleibol feminino e masculino
· Outros Jogos
· Família na Escola
· Mostra de Danças
· Palestras
· Festa Junina
· Projeto Tempo Vago
· Festival de Paródias
· Café e Lanche Literário – Em parceria com a Sala de Leitura
· Projeto “A África é Show de Bola”
· Projeto Horta Comunitária – Em parceria com o Programa Mais Educação
· Semana dos Povos Indígenas
· Semana da Alimentação Escolar
· Exposição de Trabalhos sobre a Biodiversidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
· Expo Reciclagem – O Lixo e a Biodiversidade.
· Mostra Cultural Literária
Palestras
· Alimentação Saudável
· Biodiversidade
· Lixo Útil
· AIDS
· Cidadania
· Outros...
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