PLANOS DE ARTE


INSTITUTO EDUCACIONAL TARSILA DO AMARAL RS  
PLANOS  DE ARTE
Professora Maria Iolanda Settin


APRESENTAÇÃO
A educação é o único meio possível para atingir a Sustentabilidade, através do estimulo às mudanças de atitudes.
                                                                              para que um novo modelo de desenvolvimento seja alcançado,
precisa-se de uma nova sustentação ética”.
De acordo com Gadotti (s.d.)

JUSTIFICATIVA

Tendo a Sustentabilidade como linha condutora dos projetos desenvolvidos pela escola, o estudo da Arte recomendado pelos PCNs e a indiscutível presença desta em todos os meandros do conhecimento e,portanto de inegável importância como objeto de estudo, traz  peculiaridades que permitem e favorecem a abordagem interdisciplinar assumindo  posição de destaque na formação do cidadão.

OBJETIVO GERAL

  Pela ação da Arte, conduzir o aluno às descobertas que lhe confiram construir seu conhecimento, transformando-o no cidadão que a sociedade espera e necessita. Desenvolver habilidades em competências, habilitando-o a uma visão crítica nas tomadas de decisões, sob a noção ampla do universo que o cerca, passa pelo caminho da Arte que, permeando a história do homem traça essas relações registrando e perpetuando para atuais e futuras leituras e entendimento dessa história, suas causas e consequências. Esse olhar investigativo é instrumento legítimo no avanço das descobertas da humanidade.


OBJETIVO ESPECÍFICO
Conhecer a realidade dos alunos, o perfil cultural, desejos e potencialidades. Fundamentar no projeto da escola de “Sustentabilidade”, atividades que despertem o interesse do aluno, através da identificação com a sua realidade e, todo conhecimento que desta atividade se apropriar.
Pautar o ensino em aprendizados que sirvam a novos aprendizados, potencializando o desenvolvimento de todas as potencialidades”. (PCNs)






PÚBLICO ALVO

ENSINO FUNDAMENTAL – séries finais

6º ano - FORMA
O ponto, a linha e a forma como primeiros elementos de identificação para a descoberta das formas que circulam pelo universo da comunidade. Exemplificar o conteúdo apresentado, com observação coletiva sobre as linhas de uma tela de Tarsila do Amaral (apresentação da artista). Solicitar textualmente o que identificou quanto às linhas e formas.
Solicitar ao aluno:
- Identificar nas formas, as linhas que a construíram.
- Buscar as várias formas que um objeto pode ter.
- Exercitar a observação, mapeando o caminho de casa para a escola ou vice e versa (atividade do aluno).
- Com a observação, apurar dados como a sequencia de imagens no caminho (casa, padaria, terreno vazio...).
- A partir da primeira observação, fazer seguidos levantamentos sobre outros dados que compõem esse trajeto, considerando sempre a linha e formas, como ponto de partida: a arquitetura das casas (linhas dominantes nas formas).
- Aprofundar as observações, encaminhando aos detalhes negativos, que sejam resultado da ação da comunidade. Exercícios de registro que incluam atividades com materiais variados, descobrindo novas possibilidades de expressão.
-Conhecendo as condições da comunidade a qual pertence, o aluno deve assumir responsabilidades ao desenvolver o projeto.
- Apresentação do levantamento feito pelos alunos à comunidade convidada para participar, assumindo o reconhecimento do trabalho executado pelos alunos.
- Trabalhos ilustrativos de ideias para soluções iniciais como:
Organização e limpeza das calçadas das casas. Um trabalho individual para o bem coletivo.
 Reaproveitamento de material que sobrar dessa reorganização visual.
 Organização de espaços de uso coletivo.
 O desafio é: como executar essas mudanças, sem transformar o material excedente em lixo?
- Aí o exercício da criatividade desafia e estimula.
- Ao longo desse processo apresentar a obra de artistas que priorizam a preocupação ambiental como Carla Tennembaum e David Edgar.
- Oportunizar material informativo sobre o tema como parâmetros para novas ações, não desvinculando o olhar meticuloso e investigativo das formas comuns e diferentes captadas no dia a dia.
- Pesquisar sobre as formas curvas do concreto da obra de Niemeyer, as linhas criativas dos personagens de Walt Disney, os grafismos de Romero Britto e se alimentar da infinita dose criativa que ele (aluno) pode desenvolver.
- Desenvolver atividades que resultem em recursos que favoreçam a criação de soluções para os problemas ambientais identificados na comunidade, sem para isso criar novos problemas. Cada aluno assume a responsabilidade de se transformar num multiplicador das iniciativas discutidas e elaboradas pelo grupo.
- Todo trabalho será desenvolvido partindo de fundamentos da Arte agindo interdisciplinarmente.


ENSINO FUNDAMENTAL – séries finais

7º ano –COR

A cor como elemento fundamental da Arte, interfere de forma significativa na vida do homem. Apresentação, observação, reações e comentários sobre as cores da obra de Tarsila do Amaral. Registro textual.
- Refletir e registrar as cores que mais usa para vestir, e por que.
- Cores predominantes na casa, e por que.
- Identificar objetos, frutas, verduras... que tenham cor própria (única).
- Cores preferidas. Identificar objetos ou coisas que também tenhamessas mesmas cores.
-Cores mais encontradas nas ruas próximas, cores mais usadas nas casas do bairro. (O bairro se encontra sob as ações do 6º ano).
- Que aspecto resulta o uso dessas cores no aspecto geral do espaço.
- Identificar e listar sensações que resultam deste conjunto de cores no bairro.
- Relacionar uma cor a cada sensação identificada.
- Estudo do efeito da luz como agente físico que nos permite ver a cor. Como podemos ver a cor.
- Experiências sugeridas para serem feitas com a família, vizinhos ou amigos, sobre a incidência da luz agindo sobre as cores. Registrar cores observadas.
- Círculo Cromático e suas multiplicidades.
- Cores primárias, pintores primitivos, Franz Marc, Van Gogh (vida e obra) e outros.
- Mapeamento cromático do bairro e pesquisa na comunidade sobre quais coresos moradores gostariam no bairro.
- Perfil dos moradores e das cores escolhidas. Apresentar conclusões.Sugestões para pintura das casas: tintas ecológicas sem danos à atmosfera, pesquisadas no comércio. Tonalidades próximas para melhor aproveitamento de material, e homogeneidade ao bairro, expressando o verdadeiro aspecto de comunidade.
- Busca na internet sobre Vitrais (situar). Possibilidade (após consulta na comunidade) da confecção artesanal (material reciclável) feita pelos alunos, e colocação na residência dos interessados.
- Pesquisa: vida e obra de Alfredo Volpi. Pintura em bandejas de isopor
(embalagens que sobram na cozinha da escola), com técnica de tinta preparada com gema de ovo, criada por Volpi. Exposição.
- Pinturas explorando policromias, cores quentes, secundárias, monocromias, cores neutras, complementares, frias, análogas, contrastes... em suportes diversos, fruto de pesquisa direcionada à sustentabilidade e de forma interdisciplinar.







ENSINO FUNDAMENTAL – séries finais

8º ano – Comunicação Visual

Através da forma e da cor o homem se expressa comunicando visualmente suas mensagens. Fazer a leitura de uma obra de Tarsila do Amaral (apresentação da artista) de acordo com a composição das formas e cores.
- Identificar e listar gestos que representam mensagens.
- Levantamento de sinais em lugares públicos, que indicam avisos, através de imagens (ilustrar e dar o significado textual).
- Refletir e relatar que tipo de mensagem o jeito de vestir (do aluno) revela. Observar, refletir e relatar, o que móveis e objetos dizem sobre a família ou sobre você (aluno).
- Observar no bairro as características predominantes, estudar e apresentar conclusão, sobre os moradores, hábitos e costumes, e o que mais identificar.
- Observar lugares de convivência coletiva na comunidade, onde a comunicação se instala. Investigar o uso da informática e redes sociais entre os moradores. Registrar com ilustrações e texto as informações.
- Pesquisa sobre Mc Luhan (estudo sobre comunicação). Criação do 5º estágio.
- Conhecer (através de pesquisas e exercícios) e aplicar recursos e técnicas visuais para alcançar os efeitos desejados na comunicação visual (cartazes, panfletos, convites, avisos...).
- Identificar e ilustrar logotipos mais encontrados em lugares públicos da comunidade.
- Usando recursos gráficos, onomatopeias, letras expressivas... criar cartazes comunicando a ação das séries finais do Instituto Educacional Tarsila do Amaral. Afixar, com a devida autorização, em lugares de maior circulação, convidando a conhecer e participar com sugestões, e se unindo às práticas das ações.
- Estudo prévio de uma programação visual na comunidade, priorizando as necessidades coletivas a partir de levantamento anterior. Considerando as ações do 6º e 7º ano em andamento paralelo ao 8º ano. A harmonia prática e estética destas deve priorizar.
- Trabalhar com pesquisa e prática a Arte Afro, que expressa através de formas e cores, a história da raça.
- Conhecer artistas que usam materiais que são a própria mensagem da obra, como fragmentos de jornais sob a tinta como Willem de Kooning. Assim como Pablo Picasso, Roy Lichtenstein e Andy Warhol.
- Apresentar à comunidade o projeto de umapintura mural retratando a comunidade, de acordo com observações feitas na trajetória do trabalho. Em espaço escolhido de forma coletiva. Com as técnicas aprendidas e materiais pesquisados e desenvolvidos no atelier de Arte, respeitando as regras de Sustentabilidade numa ação interdisciplinar.






Ensino Fundamental – séries finais

9º ano – História da Arte

A história da arte agrega os conhecimentos adquiridos ao longo do ensino fundamental, ao patrimônio construído pela humanidade, da qual o aluno é agente.
Leitura de uma obra de Tarsila do Amaral, expondo referenciais sobre a época, situação histórica, política e geográfica, e anseios da sociedade do momento registrado. Analisar associações dos referenciais ao que está expresso na tela.
- Situar e conhecer através da Arte a história do homem amplia o entendimento do mundo e de si mesmo. Trabalhar autorretrato (Iberê Camargo – Fundação Iberê Camargo).
- Ampliar conhecimento através da linha do tempo da história da Arte.
- Criar a própria linha do tempo, ilustrada.
- Investigar e produzir a linha do tempo da comunidade. Documentação disponível, fotos, objetos...
- Leitura e análise das pinturas rupestres.
- Figuras ovais. Caricatura.
- Pintura naturalista, fruto da observação do homem pré-histórico. Observar e reproduzir o rosto do colega.
- Estudo do abstrato (abstração das formas no período neolítico): Wassily Kandinsky, PietMondrian, Paul Klee.
- Os alunos do 9º ano redigem documento apresentando à comunidade, sugerindo atitudes necessárias de preservação do meio ambiente. Chamando a atenção do trabalho que está sendo desenvolvido pelos alunos. Solicitam que parte do lixo reciclável seja doada à escola para continuidade dos projetos, e em resposta à atitude cidadã, premente nos dias de hoje.
- Usam o exemplo das guerras que também pela ação do homem deixaram prejuízos irreversíveis, registrados pela história e pela Arte. Guernica- Pablo Picasso.
- Semana de Arte Moderna. Pesquisa aprofundada.
- Criação de instalações permanentes nos espaços da escola com materiais coletados no entorno, despertando a consciência ecológica na comunidade e comunidade escolar.
- Interferência nos espaços coletivos com as sobras reutilizadas e transformadas em monumentos de criatividade contemporânea.
- Estudo de obras contemporâneas. 8ª Bienal.
- Refletir e relatar cidadania e contemporaneidade.
- Fazer uma avaliação com a comunidade sobre as ações e compromissos assumidos.
- Sustentabilidade é atitude que o aluno assume na sua formação cidadã, resposta de um ensino consciente e integrado.


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