Professora Maria Iolanda Settin
APRESENTAÇÃO
A educação é o único meio possível
para atingir a Sustentabilidade, através do estimulo às mudanças de atitudes.
“para que um novo modelo
de desenvolvimento seja alcançado,
precisa-se
de uma nova sustentação ética”.
De
acordo com Gadotti (s.d.)
JUSTIFICATIVA
Tendo a
Sustentabilidade como linha condutora dos projetos desenvolvidos pela escola, o
estudo da Arte recomendado pelos PCNs e a indiscutível presença desta em todos
os meandros do conhecimento e,portanto de inegável importância como objeto de
estudo, traz peculiaridades que permitem e favorecem a abordagem interdisciplinar
assumindo posição de destaque na formação do cidadão.
OBJETIVO
GERAL
Pela ação da
Arte, conduzir o aluno às descobertas que lhe confiram construir seu
conhecimento, transformando-o no cidadão que a sociedade espera e necessita. Desenvolver habilidades em competências, habilitando-o a uma visão crítica nas
tomadas de decisões, sob a noção ampla do universo que o cerca, passa pelo
caminho da Arte que, permeando a história do homem traça essas relações
registrando e perpetuando para atuais e futuras leituras e entendimento dessa
história, suas causas e consequências. Esse olhar investigativo é instrumento
legítimo no avanço das descobertas da humanidade.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Conhecer a
realidade dos alunos, o perfil cultural, desejos e potencialidades. Fundamentar
no projeto da escola de “Sustentabilidade”, atividades que despertem o interesse
do aluno, através da identificação com a sua realidade e, todo conhecimento que
desta atividade se apropriar.
“Pautar o ensino em
aprendizados que sirvam a novos aprendizados, potencializando o desenvolvimento
de todas as potencialidades”. (PCNs)
PÚBLICO
ALVO
ENSINO FUNDAMENTAL – séries finais
6º ano - FORMA
O ponto, a linha e a forma como
primeiros elementos de identificação para a descoberta das formas que circulam
pelo universo da comunidade. Exemplificar o conteúdo apresentado, com
observação coletiva sobre as linhas de uma tela de Tarsila do Amaral (apresentação
da artista). Solicitar textualmente o que identificou quanto às linhas e
formas.
Solicitar
ao aluno:
-
Identificar nas formas, as linhas que a construíram.
- Buscar as
várias formas que um objeto pode ter.
-
Exercitar a observação, mapeando o caminho de casa para a escola ou vice e
versa (atividade do aluno).
- Com a
observação, apurar dados como a sequencia de imagens no caminho (casa, padaria,
terreno vazio...).
- A partir
da primeira observação, fazer seguidos levantamentos sobre outros dados que
compõem esse trajeto, considerando sempre a linha e formas, como ponto de
partida: a arquitetura das casas (linhas dominantes nas formas).
-
Aprofundar as observações, encaminhando aos detalhes negativos, que sejam
resultado da ação da comunidade. Exercícios de registro que incluam atividades
com materiais variados, descobrindo novas possibilidades de expressão.
-Conhecendo
as condições da comunidade a qual pertence, o aluno deve assumir responsabilidades
ao desenvolver o projeto.
- Apresentação
do levantamento feito pelos alunos à comunidade convidada para participar,
assumindo o reconhecimento do trabalho executado pelos alunos.
-
Trabalhos ilustrativos de ideias para soluções iniciais como:
Organização e limpeza das calçadas das
casas. Um trabalho individual para o bem coletivo.
Reaproveitamento de material que
sobrar dessa reorganização visual.
Organização de espaços de uso
coletivo.
O desafio é: como executar essas
mudanças, sem transformar o material excedente em lixo?
- Aí o
exercício da criatividade desafia e estimula.
- Ao longo
desse processo apresentar a obra de artistas que priorizam a preocupação
ambiental como Carla Tennembaum e David Edgar.
-
Oportunizar material informativo sobre o tema como parâmetros para novas ações,
não desvinculando o olhar meticuloso e investigativo das formas comuns e
diferentes captadas no dia a dia.
-
Pesquisar sobre as formas curvas do concreto da obra de Niemeyer, as linhas
criativas dos personagens de Walt Disney, os grafismos de Romero Britto e se
alimentar da infinita dose criativa que ele (aluno) pode desenvolver.
-
Desenvolver atividades que resultem em recursos que favoreçam a criação de
soluções para os problemas ambientais identificados na comunidade, sem para
isso criar novos problemas. Cada aluno assume a responsabilidade de se
transformar num multiplicador das iniciativas discutidas e elaboradas pelo
grupo.
- Todo
trabalho será desenvolvido partindo de fundamentos da Arte agindo
interdisciplinarmente.
ENSINO FUNDAMENTAL – séries finais
7º ano –COR
A cor como
elemento fundamental da Arte, interfere de forma significativa na vida do homem. Apresentação,
observação, reações e comentários sobre as cores da obra de Tarsila do Amaral.
Registro textual.
- Refletir
e registrar as cores que mais usa para vestir, e por que.
- Cores
predominantes na casa, e por que.
- Identificar
objetos, frutas, verduras... que tenham cor própria (única).
- Cores
preferidas. Identificar objetos ou coisas que também tenhamessas mesmas cores.
-Cores mais
encontradas nas ruas próximas, cores mais usadas nas casas do bairro. (O bairro
se encontra sob as ações do 6º ano).
- Que
aspecto resulta o uso dessas cores no aspecto geral do espaço.
-
Identificar e listar sensações que resultam deste conjunto de cores no bairro.
-
Relacionar uma cor a cada sensação identificada.
- Estudo
do efeito da luz como agente físico que nos permite ver a cor. Como podemos ver
a cor.
-
Experiências sugeridas para serem feitas com a família, vizinhos ou amigos,
sobre a incidência da luz agindo sobre as cores. Registrar cores observadas.
- Círculo
Cromático e suas multiplicidades.
- Cores
primárias, pintores primitivos, Franz Marc, Van Gogh (vida e obra) e outros.
- Mapeamento
cromático do bairro e pesquisa na comunidade sobre quais coresos moradores
gostariam no bairro.
- Perfil
dos moradores e das cores escolhidas. Apresentar conclusões.Sugestões para
pintura das casas: tintas ecológicas sem danos à atmosfera, pesquisadas no
comércio. Tonalidades próximas para melhor aproveitamento de material, e
homogeneidade ao bairro, expressando o verdadeiro aspecto de comunidade.
- Busca na
internet sobre Vitrais (situar). Possibilidade (após consulta na comunidade) da
confecção artesanal (material reciclável) feita pelos alunos, e colocação na
residência dos interessados.
- Pesquisa:
vida e obra de Alfredo Volpi. Pintura em bandejas de isopor
(embalagens
que sobram na cozinha da escola), com técnica de tinta preparada com gema de
ovo, criada por Volpi. Exposição.
- Pinturas
explorando policromias, cores quentes, secundárias, monocromias, cores neutras,
complementares, frias, análogas, contrastes... em suportes diversos, fruto de
pesquisa direcionada à sustentabilidade e de forma interdisciplinar.
ENSINO FUNDAMENTAL – séries finais
8º ano – Comunicação Visual
Através da
forma e da cor o homem se expressa comunicando visualmente suas mensagens.
Fazer a leitura de uma obra de Tarsila do Amaral (apresentação da artista) de
acordo com a composição das formas e cores.
-
Identificar e listar gestos que representam mensagens.
-
Levantamento de sinais em lugares públicos, que indicam avisos, através de
imagens (ilustrar e dar o significado textual).
- Refletir
e relatar que tipo de mensagem o jeito de vestir (do aluno) revela. Observar,
refletir e relatar, o que móveis e objetos dizem sobre a família ou sobre você
(aluno).
- Observar
no bairro as características predominantes, estudar e apresentar conclusão,
sobre os moradores, hábitos e costumes, e o que mais identificar.
- Observar
lugares de convivência coletiva na comunidade, onde a comunicação se instala.
Investigar o uso da informática e redes sociais entre os moradores. Registrar
com ilustrações e texto as informações.
- Pesquisa
sobre Mc Luhan (estudo sobre comunicação). Criação do 5º estágio.
- Conhecer
(através de pesquisas e exercícios) e aplicar recursos e técnicas visuais para
alcançar os efeitos desejados na comunicação visual (cartazes, panfletos,
convites, avisos...).
-
Identificar e ilustrar logotipos mais encontrados em lugares públicos da
comunidade.
- Usando
recursos gráficos, onomatopeias, letras expressivas... criar cartazes
comunicando a ação das séries finais do Instituto Educacional Tarsila do
Amaral. Afixar, com a devida autorização, em lugares de maior circulação,
convidando a conhecer e participar com sugestões, e se unindo às práticas das
ações.
- Estudo
prévio de uma programação visual na comunidade, priorizando as necessidades
coletivas a partir de levantamento anterior. Considerando as ações do 6º e 7º
ano em andamento paralelo ao 8º ano. A harmonia prática e estética destas deve
priorizar.
-
Trabalhar com pesquisa e prática a Arte Afro, que expressa através de formas e
cores, a história da raça.
- Conhecer
artistas que usam materiais que são a própria mensagem da obra, como fragmentos
de jornais sob a tinta como Willem de Kooning. Assim como Pablo Picasso, Roy
Lichtenstein e Andy Warhol.
-
Apresentar à comunidade o projeto de umapintura mural retratando a comunidade,
de acordo com observações feitas na trajetória do trabalho. Em espaço escolhido
de forma coletiva. Com as técnicas aprendidas e materiais pesquisados e
desenvolvidos no atelier de Arte, respeitando as regras de Sustentabilidade
numa ação interdisciplinar.
Ensino Fundamental – séries finais
9º ano – História da Arte
A história
da arte agrega os conhecimentos adquiridos ao longo do ensino fundamental, ao
patrimônio construído pela humanidade, da qual o aluno é agente.
Leitura de
uma obra de Tarsila do Amaral, expondo referenciais sobre a época, situação
histórica, política e geográfica, e anseios da sociedade do momento registrado.
Analisar associações dos referenciais ao que está expresso na tela.
- Situar e
conhecer através da Arte a história do homem amplia o entendimento do mundo e
de si mesmo. Trabalhar autorretrato (Iberê Camargo – Fundação Iberê Camargo).
- Ampliar conhecimento
através da linha do tempo da história da Arte.
- Criar a
própria linha do tempo, ilustrada.
-
Investigar e produzir a linha do tempo da comunidade. Documentação disponível,
fotos, objetos...
- Leitura
e análise das pinturas rupestres.
- Figuras
ovais. Caricatura.
- Pintura
naturalista, fruto da observação do homem pré-histórico. Observar e reproduzir
o rosto do colega.
- Estudo
do abstrato (abstração das formas no período neolítico): Wassily Kandinsky, PietMondrian,
Paul Klee.
- Os
alunos do 9º ano redigem documento apresentando à comunidade, sugerindo
atitudes necessárias de preservação do meio ambiente. Chamando a atenção do
trabalho que está sendo desenvolvido pelos alunos. Solicitam que parte do lixo
reciclável seja doada à escola para continuidade dos projetos, e em resposta à
atitude cidadã, premente nos dias de hoje.
- Usam o
exemplo das guerras que também pela ação do homem deixaram prejuízos irreversíveis,
registrados pela história e pela Arte. Guernica- Pablo Picasso.
- Semana
de Arte Moderna. Pesquisa aprofundada.
- Criação
de instalações permanentes nos espaços da escola com materiais coletados no
entorno, despertando a consciência ecológica na comunidade e comunidade
escolar.
-
Interferência nos espaços coletivos com as sobras reutilizadas e transformadas
em monumentos de criatividade contemporânea.
- Estudo
de obras contemporâneas. 8ª Bienal.
- Refletir
e relatar cidadania e contemporaneidade.
- Fazer
uma avaliação com a comunidade sobre as ações e compromissos assumidos.
- Sustentabilidade
é atitude que o aluno assume na sua formação cidadã, resposta de um ensino
consciente e integrado.
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