PLANO DE TRABALHO DE FILOSOFIA

PLANO DE TRABALHO



COMPONENTE CURRICULAR:
FILOSOFIA.
ENSINO MÉDIO.
SÉRIE: 1º

PROFESSORES
:SANDRA LÚCIA DOS SANTOS.


CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:

-Para que Filosofia.
- Evidência do Cotidiano.
- Pergunta e Filosofia.

 * FILOSOFIA:
- Origem da Filosofia.
- O nascimento da Filosofia.
- Contribuições para a Filosofia Grega.
- Períodos e campos de investigação da Filosofia Grega: Pré-socrático, Clássico, Pós-socrático.
- Principais períodos da história da Filosofia: Antigo, Medieval, Moderno, Contemporânea.
-Mito e Filosofia.

* CONHECIMENTO:
- A preocupação com o conhecimento.
- O pensamento humano: Conceitos, Hipóteses e teorias.

ESTRATÉGIAS:

- Estudos de textos do conteúdo.
- Leituras.
- Pesquisas.
- Aulas expositivas.
-Apresentação de Estudos realizados.
- Elaboração de cartazes.
- Abertura para colocações, perguntas, dúvidas, curiosidades, conclusões e opiniões.
- Debates.

AVALIAÇÃO:

INSTRUMENTOS:

- Domínio de conteúdo.
- Argumentações apresentadas.
- Coerências na apresentação de ideias.

CRITÉRIOS:

- Trabalhos orais e escritos.
-Avaliação Cooperativa.
- Memorização de aulas e conteúdos estudados.
- Auto avaliação.



PLANO DE TRABALHO



COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA.
ENSINO: MÉDIO.
SÉRIE: 2º

PROFESSORES: SANDRA LÚCIA DOS SANTOS.

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:

* TEMAS FILOSÓFICOS:

- A experiência do sagrado e a instituição da religião.
- A religiosidade.
- O sagrado.
- A religião.
- A religião como narrativa da origem.
- Ritos.
- Os objetos simbólicos.
- Manifestação e revelação.
- A lei divina.
- A vida após a morte.
- O bem e o mal.

* A EXISTÊNCIA ÉTICA:

- Senso moral e consciência moral.
- Consciência moral.
- Ética e violência.
- Os valores morais.

* A VIDA POLÍTICA:

- O surgimento da política.
- Os principais traços da invenção da política.
- O significado da invenção da política.
- A sociedade.
- O Estado.

* A QUESTÃO DEMOCRÁTICA:

- A sociedade democrática.
- Traços da democracia.
- Os obstáculos à democracia.
- Dirigentes e executantes.
- Dificuldades e desafios da democracia.

ESTRATÉGIAS:

- Estudos de textos do conteúdo.
- Leituras.
- Pesquisas e leituras.
- Trabalhos individuais e coletivos.
- Aulas expositivas.
- Apresentação de estudos realizados.
- Elaboração de cartazes.
- Apresentação de cartazes.
- Abertura para colocações, perguntas, dúvidas, curiosidades, conclusões e opiniões.
- Análise, discussões e síntese de textos.
- Debates.
- Filmes.
- Partilha e trocas de vivências e experiências.

AVALIAÇÃO:

- Domínio de conteúdo.
- Argumentações apresentadas.
- Coerências na apresentação de ideias.
- Trabalhos: Individuais ou em grupos.
- Avaliação Cooperativa.
- Expressão oral e escrita.
- Memórias de aulas e conteúdos básicos.
- Auto avaliação.

CRITÉRIOS:

- Trabalhos orais e escritos.
-Avaliação Cooperativa.
- Memorização de aulas e conteúdos estudados.
- Presença em sala de aula.
- Domínio de conteúdo.
- Lógica na apresentação de ideias.
- Argumentação apresentadas.
- Coerência na apresentação de ideias.



PLANO DE TRABALHO



COMPONENTE CURRICULAR:
FILOSOFIA.
ENSINO MÉDIO.
SÉRIE: 3 º

PROFESSORES: SANDRA LÚCIA DOS SANTOS.


CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:

* TEMAS PRINCIPAIS:
- Ser e Ter.
- Ética.
- Felicidade.
- Liberdade.
- Valores Éticos e Estéticos.
- Paixão e Amor.
- Conhecimento e reflexão lógica.
- Religião e Religiosidade.
- A morte.
- Modelos de reflexão.
- Bem, o mal e o justo.


* PRINCIPAIS FILÓSOFOS:

- Platão.
- Sócrates.
- Aristóteles.
- Santo Agostinho.
- Voltaire.
- Auguste Comte.
- Rousseau.
- Descartes.
- Karl Marx.


ESTRATÉGIAS:

- Aulas expositivas.
- Apresentação de Estudos realizados.
- Abertura para colocações, perguntas, dúvidas, curiosidades, conclusões e opiniões.
- Estudos de textos do conteúdo.
- Leituras.
- Pesquisas.
- Elaboração de cartazes.
- Debates.
- Filmes.
- Palestras.


AVALIAÇÃO:

INSTRUMENTOS:
- Expressão oral e escrita.
- Trabalhos individuais e
 em grupos.
- Avaliação Cooperativa.
- Relatórios e síntese.
- Auto avaliação.


CRITÉRIOS:

- Presença em sala de aula.
- Domínio de conteúdo.
- Lógica na apresentação de ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário