PLANOS DE TRABALHO DE CIÊNCIAS










PLANO DE TRABALHO
Área do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Disciplina: Ciências
Professora: Véra Wagner
            Caracterização da Disciplina:

O ensino de Ciências da Natureza vem ao longo dos anos desenvolvendo ações voltadas a educação ambiental, possibilitando uma interação entre homem x natureza, articulando conhecimentos e contribuindo para a reconstrução da relação ser humano/natureza.
  Frente a essa nova perspectiva, é necessário que o ensino de Ciências da Natureza desenvolva nos alunos habilidades e competências para interagir no cotidiano, de forma reflexiva e crítica. Entretanto, para a construção dessas competências, faz-se necessário desenvolver habilidades, como: observar, analisar e comparar características; comunicar, registrar e partilhar conhecimentos; valorizar toda forma de vida e os saberes socialmente construídos, entre outras.
   Por essa abordagem, acredita-se que diante dessas habilidades e competências, o aluno possa integrar um conjunto de saberes que lhe permite ter uma visão integradora, tomar decisões, buscar e propor soluções para problemas relacionados ao meio ambiente, saúde, e sustentabilidade,

6º ano
               Emenda
  O processo de ensino e de aprendizagem das Ciências visa analisar, refletir e compreender os acontecimentos relacionados dos fenômenos da natureza, as relações e intervenções com ela e o homem, desenvolvendo atitudes de preservação transformando a realidade social e ambiental no meio em qual está inserido; compreendendo que a sustentabilidade garante o cuidado com o Planeta.




Eixos Temáticos
Competências
Habilidades
Conceitos Estruturantes

Vida e Ambiente




 Entender a natureza como um sistema dinâmico e o ser humano, em sociedade, como um dos seus agentes de transformações.

 Reconhecer a importância da preservação do ambiente e manutenção da diversidade da vida.

Reconhecer o fluxo de energia e transferência de matéria em cadeias e teias alimentares

Conhecer os diferentes grupos vegetais.



Entender que através das mudanças de atitudes desenvolvemos a sustentabilidade do planeta.


 Debater através da leitura, interpretação e pesquisa as transformações e interações entre ser humano e ambiente.


Analisar criticamente assuntos relacionados ao meio ambiente, divulgados na mídia.


 Coletar material, organizando e construindo cadeias e teias alimentares e ecossistemas.
Caracterizar os diferentes grupos vegetais e sal importância ecológica.

 Praticar atitudes que desenvolvam a sustentabilidade como: reciclagem do lixo, reflorestamento, reaproveitamento de alimentos.



 Seres vivos: diversidade características e interações.




 Problemas ambientais e preservação ambiental.



 Cadeias Alimentares, Ecossistemas brasileiros e Ciclo do Oxigênio e Nitrogênio.

 Vegetais (grupos características, importância ecológica).


Reciclagem, reflorestamento, reaproveitamento de alimentos.


* Terra e Universo

Instigar a curiosidade sobre as diferentes teorias da origem da Terra, da vida e sua evolução.
Compreender a importância da vida na terra.
Analisar criticamente diferentes teorias sobre o Universo, a Terra e a vida.
.
Relacionar informações sobre as características da Terra (temperatura, atmosfera).
Origem da vida na Terra.



 Condições para a existência da vida na Terra: solo, água e ar.









7º ano
EMENTA: O ensino de Ciências no 7º ano visa desenvolver a capacidade de analisar, refletir, compreender situações que torne o educando um agente transformador do ambiente em que vive, identificando seus elementos e as interações entre eles através de informações que identifique os diferentes grupos de seres vivos e suas relações, entre si e com o meio ambiente.

EIXOS TEMÁTICOS
COMPETÊNCIA
HABILIDADES
CONCEITOS ESTRUTURANTES
Vida e ambiente
Entender a natureza como um sistema dinâmico do ser humano, em sociedade, como um de seus agentes de transformação.






 Entender que através das mudanças de atitudes, desenvolvemos a sustentabilidade do planeta.


Reconhecer célula como unidade fundamental dos seres vivos.

Apontar situações em que haja relações recíprocas entre sociedade e meio ambiente.

Assimilar informações científicas a fim de elaborar conceitos
 Praticar atitudes que desenvolvam a sustentabilidade como: reciclagem do lixo, reflorestamento, reaproveitamento de alimentos.







Seres Vivos

A célula










Reciclagem, reflorestamento, reaproveitamento de alimentos.
Ser humano e saúde
Reconhecer as doenças transmitidas pelos mais diferentes seres, sua forma de contaminação e prevenção relacionadas aos hábitos de higiene.
Identificar através de textos informativos, reportagens, depoimentos; doenças causadas por seres vivos microscópios.

Identificar a natureza dos vírus, bactérias e protozoários e as condições as quais se multiplicam.

Identificar as diferenças entre vírus, bactérias e protozoários e suas classificações.

Identificar os antibióticos e vacinas como aliados do ser humano no combate a doenças e seus efeitos colaterais se no mau uso.

Características dos comportamentos nas diferentes fases da vida.




Vírus

Bactérias

Protozoários

Doenças

Antibióticos e vacina

     

8º ano
EMENTA: O ensino de Ciências no 8º ano visa: desenvolver a capacidade de analisar, contextualizar e compreender informações, discussões e reflexões relacionadas ao conhecimento do corpo humano, que venham contribuir para uma melhoria na qualidade de vida humana e do ambiente como um todo, bem como promover discussões sobre os problemas ambientais, propondo caminhos de superação e desenvolvimento sustentável.


EIXOS TEMÁTICOS
COMPETÊNCIA
HABILIDADES
CONCEITOS ESTRUTURANTES
Organização do corpo humano
Reconhecer as estruturas celulares como unidade dos seres vivos.

Entender os níveis de organização do ser humano.

Compreensão dos conceitos dos diferentes tipos de tecidos, órgãos e sistemas.
Reconhecer os componentes básicos da célula e suas funções.

Identificar os diferentes tipos de tecidos e suas funções.

Analisar os níveis de organização do corpo humano.
Célula

Organização (tecido, órgão, sistema).
A reprodução

Sistema Genital

Conhecer a anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor.

Estabelecer relações entre sexualidade, sexo, gravidez, métodos anticoncepcionais.

Reconhecer as doenças sexualmente transmissíveis e sua prevenção e tratamento.
Compreender as funções dos órgãos genitais masculinos e femininos.

Descrever as estruturas que compõem os espermatozóides e o óvulo e suas funções.


Conhecer a importância da utilização de métodos anticoncepcionais e os princípios corretos para sua prescrição, inclusiva na prevenção de Destes e AIDS.

Interpretar dados e informações sobre a disseminação de doenças infectocontagiosas, forma de prevenção e tratamento.
Como nascemos.

Adolescência.

Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Métodos Contraceptivos.

Riscos de gravidez precoce.
Funções orgânicas do Ser Humano e saúde


Analisar e interpretar as relações que há entre alimentação X vitaminas X doenças X carência.

Perceber a relação entre qualidade de vida e ambiente saudável.



Valorizar o uso adequado dos recursos naturais disponíveis.



Ser capaz de reconhecer a estrutura e funcionamento dos sistemas.

Estimular o desenvolvimento da percepção de sensações usando atividades que envolvam os cinco sentidos.





Ser capaz de articular conceitos relacionados ao sistema nervoso central e periférico.


Compreender as funções do sistema endócrino e sua composição: glândulas e hormônios.



Entender que através das mudanças de atitudes, desenvolvemos a sustentabilidade do planeta.




Relacionar alimentos e seu valor nutricional e os problemas que causam sua carência.


Utilizar tabelas informativas para avaliar o conteúdo calórico de certos alimentos presentes numa dieta diária.

Compreender a importância das grandes funções vitais, digestão, respiração, circulação e excreção, seus órgãos e doenças relacionadas.

Reconhecer atividades de postura físicas adequadas à promoção da saúde.



Compreender as características dos órgãos do sentido: visão, audição, tato, paladar e olfato.


Valorizar o repouso e o lazer como fundamentais para a manutenção da saúde.

Estabelecer relações entre sistema nervoso central e periférico.




Reconhecer a relação entre as mudanças do corpo masculino e feminino na puberdade com a produção e liberação de hormônios.



Praticar atitudes que desenvolvam a sustentabilidade como: reciclagem do lixo, reflorestamento, reaproveitamento de alimentos.


Alimentos.

Sistemas do corpo humano.


















































Reciclagem, reflorestamento, reaproveitamento de alimentos


 9º ano
EMENTA: O ensino de Ciências na 8ª série / 9º ano visa: desenvolver a capacidade de analisar, refletir, compreender situações que torne o educando um agente transformador fazendo uso de situações de aprendizagens que busquem novos entendimentos das relações entre ciência, tecnologia e sociedade, contribuindo com a sustentabilidade do nosso planeta.

 EIXOS TEMÁTICOS
COMPETÊNCIA
HABILIDADES
CONCEITOS ESTRUTURANTES
Vida e ambiente.
Compreender a Ciência como atividade humana, histórica, associada a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural.
Caracterizar transformações físicas e químicas.

Utilizar a linguagem e códigos próprios para descrever substâncias e reações químicas.

Identificar misturas e substâncias puras.

Identificar reações químicas por meio de evidências aparentes.
Fenômenos da natureza: físicos e químicos.

Estrutura e propriedade da matéria.

Substâncias, misturas e soluções.

Funções e reações químicas.
Tecnologia e sociedade.
Conhecer os modelos atômicos, a evolução das teorias e as contribuições para o avanço tecnológico.


Reconhecer eletricidade, magnetismo, som, luz como formas de energia.

Conhecer diferentes equipamentos de uso cotidiano, suas finalidades, funcionamento, fontes e transformação e consumo de energia.

Investigar diferentes tipos de combustíveis e sua utilização em situações diversas.



Relacionar as idéias de tempo e espaço e as unidades de medida para compreensão dos conceitos de velocidade e aceleração.

Reconhecer o uso de maquinas simples para facilitação do trabalho.
Identificar os diferentes modelos atômicos.





Relacionar as cores do arco-íris com a decomposição da luz por refração.


Comparar exemplos de tipos de energia e sua utilização.





Identificar os diferentes combustíveis, sua forma, sua obtenção e utilização, considerando fatores de ordem econômica e ambiental.

Interpretar tabelas e gráficos relacionados ao movimento.

Resolver problemas, utilizando conceitos de velocidade, aceleração e ação gravitacional.

Construir exemplos de máquinas simples, identificando a sua importância.




Modelo anatômico e avanço tecnológico.
Fontes, formas e transformação de energia.



Cor, luz, 






Uso adequado e econômico da energia.






Tipos de combustíveis: eficiência e conseqüências para o meio ambiente.




História das máquinas e evolução do trabalho.
Gravidade.


Força e noções sobre movimento retilíneo uniforme.


Historia das máquinas e evolução do trabalho, máquinas simples.


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