PLANO DE TRABALHO
Área do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Disciplina: Ciências
Professora: Véra Wagner
Caracterização da Disciplina:
O ensino de Ciências da Natureza vem ao longo dos
anos desenvolvendo ações voltadas a educação ambiental, possibilitando uma
interação entre homem x natureza, articulando conhecimentos e contribuindo para
a reconstrução da relação ser humano/natureza.
Frente a essa nova perspectiva,
é necessário que o ensino de Ciências da Natureza desenvolva nos alunos
habilidades e competências para interagir no cotidiano, de forma reflexiva e
crítica. Entretanto, para a construção dessas competências, faz-se necessário
desenvolver habilidades, como: observar, analisar e comparar características;
comunicar, registrar e partilhar conhecimentos; valorizar toda forma de vida e
os saberes socialmente construídos, entre outras.
Por essa abordagem, acredita-se
que diante dessas habilidades e competências, o aluno possa integrar um
conjunto de saberes que lhe permite ter uma visão integradora, tomar decisões,
buscar e propor soluções para problemas relacionados ao meio ambiente, saúde, e
sustentabilidade,
6º ano
Emenda
O processo de ensino e de
aprendizagem das Ciências visa analisar, refletir e compreender os
acontecimentos relacionados dos fenômenos da natureza, as relações e
intervenções com ela e o homem, desenvolvendo atitudes de preservação
transformando a realidade social e ambiental no meio em qual está inserido;
compreendendo que a sustentabilidade garante o cuidado com o
Planeta.
Eixos
Temáticos
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Competências
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Habilidades
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Conceitos
Estruturantes
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Vida
e Ambiente
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Entender a natureza como um sistema dinâmico e o ser humano, em sociedade,
como um dos seus agentes de transformações.
Reconhecer a importância da preservação do ambiente e manutenção da
diversidade da vida.
Reconhecer
o fluxo de energia e transferência de matéria em cadeias e teias alimentares
Conhecer
os diferentes grupos vegetais.
Entender que através das mudanças de atitudes desenvolvemos a sustentabilidade
do planeta.
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Debater através da leitura, interpretação e pesquisa as transformações e
interações entre ser humano e ambiente.
Analisar
criticamente assuntos relacionados ao meio ambiente, divulgados na mídia.
Coletar material, organizando e construindo cadeias e teias alimentares e
ecossistemas.
Caracterizar
os diferentes grupos vegetais e sal importância ecológica.
Praticar atitudes que desenvolvam a sustentabilidade como: reciclagem do
lixo, reflorestamento, reaproveitamento de alimentos.
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Seres vivos: diversidade características e interações.
Cadeias Alimentares, Ecossistemas brasileiros e Ciclo do Oxigênio e
Nitrogênio.
Vegetais (grupos características, importância ecológica).
Reciclagem,
reflorestamento, reaproveitamento de alimentos.
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*
Terra e Universo
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Instigar
a curiosidade sobre as diferentes teorias da origem da Terra, da vida e sua
evolução.
Compreender
a importância da vida na terra.
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Analisar criticamente diferentes teorias sobre o Universo, a Terra e a vida.
.
Relacionar informações sobre as
características da Terra (temperatura, atmosfera).
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Origem da vida na Terra.
Condições para a existência da vida na Terra: solo, água e ar.
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7º
ano
EMENTA:
O ensino de Ciências no 7º ano visa desenvolver a capacidade de analisar, refletir,
compreender situações que torne o educando um agente transformador do ambiente
em que vive, identificando seus elementos e as interações entre eles através de
informações que identifique os diferentes grupos de seres vivos e suas
relações, entre si e com o meio ambiente.
EIXOS
TEMÁTICOS
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COMPETÊNCIA
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HABILIDADES
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CONCEITOS
ESTRUTURANTES
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Vida
e ambiente
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Entender
a natureza como um sistema dinâmico do ser humano, em sociedade, como um de
seus agentes de transformação.
Entender que através das mudanças de
atitudes, desenvolvemos a sustentabilidade do planeta.
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Reconhecer
célula como unidade fundamental dos seres vivos.
Apontar
situações em que haja relações recíprocas entre sociedade e meio ambiente.
Assimilar
informações científicas a fim de elaborar conceitos
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Seres
Vivos
A
célula
Reciclagem,
reflorestamento, reaproveitamento de alimentos.
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Ser
humano e saúde
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Reconhecer
as doenças transmitidas pelos mais diferentes seres, sua forma de contaminação
e prevenção relacionadas aos hábitos de higiene.
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Identificar
através de textos informativos, reportagens, depoimentos; doenças causadas
por seres vivos microscópios.
Identificar
a natureza dos vírus, bactérias e protozoários e as condições as quais se
multiplicam.
Identificar
as diferenças entre vírus, bactérias e protozoários e suas classificações.
Identificar
os antibióticos e vacinas como aliados do ser humano no combate a doenças e
seus efeitos colaterais se no mau uso.
Características
dos comportamentos nas diferentes fases da vida.
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Vírus
Bactérias
Protozoários
Doenças
Antibióticos
e vacina
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8º
ano
EMENTA: O ensino de
Ciências no 8º ano visa: desenvolver a capacidade de analisar, contextualizar e
compreender informações, discussões e reflexões relacionadas ao conhecimento do
corpo humano, que venham contribuir para uma melhoria na qualidade de vida humana
e do ambiente como um todo, bem como promover discussões sobre os problemas
ambientais, propondo caminhos de superação e desenvolvimento sustentável.
EIXOS
TEMÁTICOS
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COMPETÊNCIA
|
HABILIDADES
|
CONCEITOS
ESTRUTURANTES
|
Organização
do corpo humano
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Reconhecer
as estruturas celulares como unidade dos seres vivos.
Entender
os níveis de organização do ser humano.
Compreensão
dos conceitos dos diferentes tipos de tecidos, órgãos e sistemas.
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Reconhecer
os componentes básicos da célula e suas funções.
Identificar
os diferentes tipos de tecidos e suas funções.
Analisar
os níveis de organização do corpo humano.
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Célula
Organização
(tecido, órgão, sistema).
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A
reprodução
Sistema
Genital
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Conhecer
a anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor.
Estabelecer
relações entre sexualidade, sexo, gravidez, métodos anticoncepcionais.
Reconhecer
as doenças sexualmente transmissíveis e sua prevenção e tratamento.
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Compreender
as funções dos órgãos genitais masculinos e femininos.
Descrever
as estruturas que compõem os espermatozóides e o óvulo e suas funções.
Conhecer
a importância da utilização de métodos anticoncepcionais e os princípios corretos
para sua prescrição, inclusiva na prevenção de Destes e AIDS.
Interpretar
dados e informações sobre a disseminação de doenças infectocontagiosas, forma
de prevenção e tratamento.
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Como
nascemos.
Adolescência.
Doenças
Sexualmente Transmissíveis.
Métodos
Contraceptivos.
Riscos
de gravidez precoce.
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Funções
orgânicas do Ser Humano e saúde
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Analisar
e interpretar as relações que há entre alimentação X vitaminas X doenças X
carência.
Perceber
a relação entre qualidade de vida e ambiente saudável.
Valorizar
o uso adequado dos recursos naturais disponíveis.
Ser
capaz de reconhecer a estrutura e funcionamento dos sistemas.
Estimular
o desenvolvimento da percepção de sensações usando atividades que envolvam os
cinco sentidos.
Ser
capaz de articular conceitos relacionados ao sistema nervoso central e
periférico.
Compreender
as funções do sistema endócrino e sua composição: glândulas e hormônios.
Entender
que através das mudanças de atitudes, desenvolvemos a sustentabilidade do planeta.
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Relacionar
alimentos e seu valor nutricional e os problemas que causam sua carência.
Utilizar
tabelas informativas para avaliar o conteúdo calórico de certos alimentos
presentes numa dieta diária.
Compreender
a importância das grandes funções vitais, digestão, respiração, circulação e
excreção, seus órgãos e doenças relacionadas.
Reconhecer
atividades de postura físicas adequadas à promoção da saúde.
Compreender
as características dos órgãos do sentido: visão, audição, tato, paladar e
olfato.
Valorizar
o repouso e o lazer como fundamentais para a manutenção da saúde.
Estabelecer
relações entre sistema nervoso central e periférico.
Reconhecer
a relação entre as mudanças do corpo masculino e feminino na puberdade com a
produção e liberação de hormônios.
Praticar atitudes que desenvolvam a
sustentabilidade como: reciclagem do lixo, reflorestamento, reaproveitamento
de alimentos.
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Alimentos.
Sistemas
do corpo humano.
Reciclagem,
reflorestamento, reaproveitamento de alimentos
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9º ano
EMENTA: O ensino de
Ciências na 8ª série / 9º ano visa: desenvolver a capacidade de analisar,
refletir, compreender situações que torne o educando um agente transformador
fazendo uso de situações de aprendizagens que busquem novos entendimentos das
relações entre ciência, tecnologia e sociedade, contribuindo com a
sustentabilidade do nosso planeta.
EIXOS TEMÁTICOS
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COMPETÊNCIA
|
HABILIDADES
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CONCEITOS
ESTRUTURANTES
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Vida
e ambiente.
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Compreender
a Ciência como atividade humana, histórica, associada a aspectos de ordem
social, econômica, política e cultural.
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Caracterizar
transformações físicas e químicas.
Utilizar
a linguagem e códigos próprios para descrever substâncias e reações químicas.
Identificar
misturas e substâncias puras.
Identificar
reações químicas por meio de evidências aparentes.
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Fenômenos
da natureza: físicos e químicos.
Estrutura
e propriedade da matéria.
Substâncias,
misturas e soluções.
Funções
e reações químicas.
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Tecnologia
e sociedade.
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Conhecer
os modelos atômicos, a evolução das teorias e as contribuições para o avanço
tecnológico.
Reconhecer
eletricidade, magnetismo, som, luz como formas de energia.
Conhecer
diferentes equipamentos de uso cotidiano, suas finalidades, funcionamento,
fontes e transformação e consumo de energia.
Investigar
diferentes tipos de combustíveis e sua utilização em situações diversas.
Relacionar
as idéias de tempo e espaço e as unidades de medida para compreensão dos
conceitos de velocidade e aceleração.
Reconhecer
o uso de maquinas simples para facilitação do trabalho.
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Identificar
os diferentes modelos atômicos.
Relacionar
as cores do arco-íris com a decomposição da luz por refração.
Comparar
exemplos de tipos de energia e sua utilização.
Identificar
os diferentes combustíveis, sua forma, sua obtenção e utilização,
considerando fatores de ordem econômica e ambiental.
Interpretar
tabelas e gráficos relacionados ao movimento.
Resolver
problemas, utilizando conceitos de velocidade, aceleração e ação
gravitacional.
Construir
exemplos de máquinas simples, identificando a sua importância.
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Modelo anatômico e
avanço tecnológico.
Fontes, formas e
transformação de energia.
Cor, luz,
Uso adequado e
econômico da energia.
Tipos de
combustíveis: eficiência e conseqüências para o meio ambiente.
História das máquinas
e evolução do trabalho.
Gravidade.
Força e noções sobre
movimento retilíneo uniforme.
Historia das máquinas
e evolução do trabalho, máquinas simples.
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