SUGESTÕES DE FILMES PARA FILOSOFIA:
- Em nome da Rosa: Peter Mullan, Inglaterra-Irlanda, 2002. Na Irlanda dos anos 1960, quatro mulheres são mandadas para um convento por seus familiares para expiar seus pecados. Baseado em história real, o filme mostra a intolerância religiosa e a rigidez das normas em sociedade. Cultura, Religião.
- Janela da alma: Walter Carvalho e João Jardim, Brasil, 2002. Documentário sobre o olhar no mundo contemporâneo, com depoimentos de pessoas que tem algumas deficiência visual, como o escritor José Saramago, o vereador mineiro Arnaldo Godoy, o diretor alemão Win Wenders, o músico Hermeto Paschoal e o fotógrafo franco-esloveno Eugen Bavcar, que é cego. Verdade.
· O SÉTIMO SELO: Ingmar Bergman, Suécia, 1957. De volta das Cruzadas, na época da peste negra e da Inquisição. O cavaleiro Antonius encontra a Morte, que o desafia para uma partida de xadrez. Razão, Verdade.
· DIAS DE NIETZCHE EM TURIM: Julio Bressane, Brasil, 2001. O filme mostra o período vivido pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche na cidade de Turim, entre 1888 e 1889, durante o qual ele escreveu alguns textos mais importantes. Filosofia.
- ADVOGADO DO DIABO:Taylor Hackford, EUA, 1997. Jovem e talentoso advogado da Flórida é contratado pelo dono da maior empresa de advocacia de Nova York, para defender o autor de um triplo assassinato. Apesar da desaprovação da mãe e da mulher, o jovem está dis´posto a tudo pelo sucesso na nova cidade. Ética.
- MORTE EM VENEZA: Luchino Visconti, Itália,1971.Em meio a uma crise existencial, o compositor Gustave Aschenbach viaja para Veneza, onde se apaixona por um garoto adolescente, Tadzio. Seu fascínio pelo belo se contrapõe à pobreza que o cerca. Tudo concorre para que Gustave se sinta mais incompatível com o mundo, acentuando sua crise.Razão.
- A ROSA PÚRPURA DO CAIRO: Woody Allen, EUA,1985. Na época da Grande Depressão americana, a garçonete Cecília, viciada em cinema, é tomada de assombro quando o astro principal do filme a que assiste sai da tela para conhecê-la. Verdade, Conhecimento.
- AS INVASÕES BÁRBARAS: Denys Arcand, Canadá-França, 2003. Vivendo seus últimos dias, o militante socialista Rémy recebe o carinho dso amigos e familiares e faz um balanço de sua vida e de sua geração- a geração pós-anos 1960. Conhecimento, Ética.
- O ENIGMA DE KASPAR HAUSER: Werner Herzog, Alemanha, 1974. Homem que aparenta não ter tido contato com a civilização, surge na cidade de Nuremberg e aos poucos toma consciência da estranheza que causa à sociedade, ao mesmo tempo que é repelido por ela. Razão, Conhecimento.
- NÓS QUE AUI ESTAMOS POR VÓS ESPERAMOS: Marcelo Masagão, Brasil, 1999. Documentário. Filme feito com fragmentos biográficos de pequenos e grandes personagens que viveram no século xx. O filme põe em discussão o caráter banal que a morte adquiriu no século xx até os nossos dias. Conhecimento, Artes, Política.
Colaboração: Sandra Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário