Projeto:
ESCOLA SUSTENTÁVEL
PROFESSORA:
JUREMA
OBJETIVOS
Geral – Implantar práticas sustentáveis na escola.
Direção, Coordenação Pedagógica, Professores e
Funcionários: Identificar e promover atitudes sustentáveis no coletivo e
individual, agir coerentemente com elas.
Alunos – Desenvolver atitudes diárias de respeito ao ambiente e
à sustentabilidade, apoiadas nos trabalhos em sala de aula.
Comunidade – Ampliar o interesse por projetos
ambientais e se integrar em sua organização e implantação.
Conteúdos a serem trabalhados
·
Levantamento
da demanda dos recursos naturais que entram na escola (água, energia, materiais
e alimentos), dos resíduos e da situação estrutural do edifício (instalações
elétricas e hidráulicas);
·
Envolvimento
na questão ambiental com construção de novas práticas e valores e a realização
de interferências na paisagem.
·
Desenvolvimento
de habilidades que contemplam a preocupação ambiental nos âmbitos de energia, água,
resíduos e biodiversidade.
Tempo da realização do projeto.
Todo o ano letivo
Material necessário.
Contas de luz, água, plantas do
projeto da escola, planilhas para a anotação de dados sobre o consumo real da
escola, cartolina e papel craft já utilizado para confecção de cartazes de
avisos sobre o desperdício, papeis para mapas e croquis e material escolar em
geral.
Desenvolvimento.
1ª Fase do projeto. Planejamento em
equipe.
No primeiro momento reúna professores,
funcionários e inicie uma conversa sobre a importância de criar um ambiente
voltado à sustentabilidade ambiental. Formar grupos que avaliarão como a escola
lida com os recursos naturais, o descarte de resíduos e a manutençãode áreas
verdes ou livres de construção.
É importante que a composição das
equipes esteja acordada por todos; assim haverá motivação e interesse.
Formar grupos que trabalhem em
diferentes locais na escola para haver maior integração na realização dos
trabalhos.
2ª
Fase do projeto – Diagnóstico inicial.
Orientar
que cada grupo ou equipe que analisar o seu trabalho o faça de forma completa
verificando todos os itens se for de energia levantar todas as possibilidades
sobre a distribuição de luz natural, os períodos e locais de energia artificial,
número de luminárias usadas e de tomadas e assim por diante, a equipe da água,
alimentos, material de limpeza etc.
3ª Fase do projeto – Implantação
Com
base no diagnóstico levantado anteriormente pelas equipes que indicaram as
problemáticas da escola que servirão de base para o projeto:
Energia Elétrica:
Incentivar a todos, com conversas e avisos perto de interruptores, a desligar a
energia quando houver luz natural ou o ambiente estiver vazio, efetuar a troca
de lâmpadas incandescentes por fluorescentes e fazer a manutenção periódica de
equipamentos como geladeira e freezers.
Água:
Providenciar o conserto de vazamentos e disseminar, com lembretes nas paredes
de manter as torneiras fechadas durante a lavação da louça e escovação dos
dentes como também da limpeza do edifício. E também construção de cisternas
para coleta da água da chuva que servira para lavar o chão, banheiros e regar
as áreas verdes.
Resíduos –
Incentivar o uso da coleta seletiva dos resíduos da escolae substituir certos
materiais poluidores por materiais reciclado, manter composteira para a
destinação do lixo orgânico e a produção de adubo. E implantar programa contra
o desperdício de comida e promover o uso e descarte corretos dos produtos de
limpeza.
Biodiversidade –
Investir no aumento da superfície permeável e de áreas verdes criar espaços
para o desenvolvimento de espécies animais e vegetais.
4ª
Fase do projeto – definição de conteúdos disciplinares:
Em
reunião com coordenadores e professores, levante os conteúdos pedagógicos que
podem receber apoio do projeto ao trabalho em sala de aula, tais como:
·
A importância da terra para a vida
na terra,
·
O desenvolvimento dos vegetais,
·
A dinâmica da atmosfera terrestre
·
As transformações químicas,
·
Os tipos de poluição,
·
Os combustíveis renováveis e não
renováveis,
·
As
cadeias alimentares,
·
Os
ciclos do nitrogênio e do carbono,
·
-A importância dos aqüíferos,
·
O estudo das populações entre
outros.
·
Construção
de um minhocário
·
Pesquisar
e construir uma composteira.
·
Elaborar
sabão ecológico
·
Conhecer
as leis sobre o meio ambiente
5ª Fase do Projeto – Sensibilização
da Comunidade
Para aproximar as famílias e
permitir que elas participem do projeto e compreender a importância do mesmo
para as suas vidas , é preciso envolvê-las desde o início, devendo ser
convidadas a participar das reuniões e eventos sobre o tema, expor as mudanças
implantadas na escola em painéis, apresentando as reduções nas contas de água e de luz e convidá-las a
ver de perto a preocupação ambiental aplicadas nos diferentes locais da escola.;
6ª Fase do Projeto – Manutenção permanente das ações.
Acompanhar o andamento das mudanças,
anotando os resultados e aspendências.
Reúna os envolvidos para fazer as
avaliações coletivas das medidas adotadas, reforçando sempre os princípios do
projeto sempre que julgar necessário e procure levar em consideração novas
sugestões e soluções propostas por alunos e educadores ou famílias. É
importante ter em mente que essa manutenção deve ser permanente e não apenas
parte isolada do projeto.
Avaliação
Retome os objetivos do projeto,
recordando o que a escola espera alcançar e questione se eles foram atingidos,
total e parcialmente. Monte uma pauta de avaliação sobre cada item trabalhado e
retomeaqueles que merecem mais aprofundamento. Avalie também o envolvimento da
equipe dos alunos, se todos estão interessados na questão ambiental e se eles
mudaram as atitudes cotidianas em relação ao desperdício e ao consumo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário