ESCOLA SUSTENTÁVEL


Projeto para as disciplinas de Biologia, Física e Química.
Projeto: ESCOLA SUSTENTÁVEL
PROFESSORA: JUREMA
OBJETIVOS
Geral – Implantar práticas sustentáveis na escola.
Direção, Coordenação Pedagógica, Professores e Funcionários: Identificar e promover atitudes sustentáveis no coletivo e individual, agir coerentemente com elas.
Alunos – Desenvolver atitudes diárias de respeito ao ambiente e à sustentabilidade, apoiadas nos trabalhos em sala de aula.
Comunidade – Ampliar o interesse por projetos ambientais e se integrar em sua organização e implantação.

Conteúdos a serem trabalhados
·         Levantamento da demanda dos recursos naturais que entram na escola (água, energia, materiais e alimentos), dos resíduos e da situação estrutural do edifício (instalações elétricas e hidráulicas);
·         Envolvimento na questão ambiental com construção de novas práticas e valores e a realização de interferências na paisagem.
·         Desenvolvimento de habilidades que contemplam a preocupação ambiental nos âmbitos de energia, água, resíduos e biodiversidade.

Tempo da realização do projeto.

Todo o ano letivo

Material necessário.
Contas de luz, água, plantas do projeto da escola, planilhas para a anotação de dados sobre o consumo real da escola, cartolina e papel craft já utilizado para confecção de cartazes de avisos sobre o desperdício, papeis para mapas e croquis e material escolar em geral.



Desenvolvimento.

1ª Fase do projeto. Planejamento em equipe.
No primeiro momento reúna professores, funcionários e inicie uma conversa sobre a importância de criar um ambiente voltado à sustentabilidade ambiental. Formar grupos que avaliarão como a escola lida com os recursos naturais, o descarte de resíduos e a manutençãode áreas verdes ou livres de construção.
É importante que a composição das equipes esteja acordada por todos; assim haverá motivação e interesse.
Formar grupos que trabalhem em diferentes locais na escola para haver maior integração na realização dos trabalhos.

2ª Fase do projeto – Diagnóstico inicial.
Orientar que cada grupo ou equipe que analisar o seu trabalho o faça de forma completa verificando todos os itens se for de energia levantar todas as possibilidades sobre a distribuição de luz natural, os períodos e locais de energia artificial, número de luminárias usadas e de tomadas e assim por diante, a equipe da água, alimentos, material de limpeza etc.


3ª Fase do projeto – Implantação
Com base no diagnóstico levantado anteriormente pelas equipes que indicaram as problemáticas da escola que servirão de base para o projeto:
Energia Elétrica: Incentivar a todos, com conversas e avisos perto de interruptores, a desligar a energia quando houver luz natural ou o ambiente estiver vazio, efetuar a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes e fazer a manutenção periódica de equipamentos  como geladeira e freezers.
Água: Providenciar o conserto de vazamentos e disseminar, com lembretes nas paredes de manter as torneiras fechadas durante a lavação da louça e escovação dos dentes como também da limpeza do edifício. E também construção de cisternas para coleta da água da chuva que servira para lavar o chão, banheiros e regar as áreas verdes.
Resíduos – Incentivar o uso da coleta seletiva dos resíduos da escolae substituir certos materiais poluidores por materiais reciclado, manter composteira para a destinação do lixo orgânico e a produção de adubo. E implantar programa contra o desperdício de comida e promover o uso e descarte corretos dos produtos de limpeza.

Biodiversidade – Investir no aumento da superfície permeável e de áreas verdes criar espaços para o desenvolvimento de espécies animais e vegetais.

4ª Fase do projeto – definição de conteúdos disciplinares:
Em reunião com coordenadores e professores, levante os conteúdos pedagógicos que podem receber apoio do projeto ao trabalho em sala de aula, tais como:
·         A importância da terra para a vida na terra,
·         O desenvolvimento dos vegetais,
·         A dinâmica da atmosfera terrestre
·         As transformações químicas,
·         Os tipos de poluição,
·         Os combustíveis renováveis e não renováveis,
·         As cadeias alimentares,
·         Os ciclos do nitrogênio e do carbono,
·         -A importância dos aqüíferos,
·         O estudo das populações entre outros.
·         Construção de um minhocário
·         Pesquisar e construir uma composteira.
·         Elaborar sabão ecológico
·         Conhecer as leis sobre o meio ambiente


5ª Fase do Projeto – Sensibilização da Comunidade
Para aproximar as famílias e permitir que elas participem do projeto e compreender a importância do mesmo para as suas vidas , é preciso envolvê-las desde o início, devendo ser convidadas a participar das reuniões e eventos sobre o tema, expor as mudanças implantadas na escola em painéis, apresentando as reduções  nas contas de água e de luz e convidá-las a ver de perto a preocupação ambiental aplicadas nos diferentes locais da escola.;


6ª Fase do Projeto – Manutenção permanente das ações.
Acompanhar o andamento das mudanças, anotando os resultados e aspendências.
Reúna os envolvidos para fazer as avaliações coletivas das medidas adotadas, reforçando sempre os princípios do projeto sempre que julgar necessário e procure levar em consideração novas sugestões e soluções propostas por alunos e educadores ou famílias. É importante ter em mente que essa manutenção deve ser permanente e não apenas parte isolada do projeto.

Avaliação
Retome os objetivos do projeto, recordando o que a escola espera alcançar e questione se eles foram atingidos, total e parcialmente. Monte uma pauta de avaliação sobre cada item trabalhado e retomeaqueles que merecem mais aprofundamento. Avalie também o envolvimento da equipe dos alunos, se todos estão interessados na questão ambiental e se eles mudaram as atitudes cotidianas  em relação ao desperdício e ao consumo.

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