EXPLORANDO O UNIVERSO DA MÚSICA


PROJETO:
“EXPLORANDO O UNIVERSO DA MÚSICA”

CLIENTELA: Alunos de Ensino Fundamental e  Ensino Médio Politécnico
PROFESSORA: Adélia Fernandes Sobrinha
ESCOLA: E.E Instituto Educacional Tarsila do Amaral
ANO: 2012
TEMA:
A música como centro integrador do aluno nas artes e aplicação dos Tic’s como processo de construção e informação no processo das artes- Visuais
OBJETIVO GERAL:
Apreciação, criação, produção musical, plásticas e tecnológicas, valorizando o Projeto de Sustentabilidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Integrar a teoria, a prática e a criação musical;
·         Criação de instrumentos com sucata;
·         Conhecimento do tempo, duração, melodia e harmonia;
·         Desenvolver a percepção, o gosto pela musica e os diversos sons;
·         Reconhecer os elementos teóricos da música (compasso, notas, altura, melodia, ritmos...)
·         Apreciar, conhecer e interagir com as formas musicais;
·         Criar arranjos musicais simples e composições melódicas simples;
·         Aproximar a música, as tecnologias, o ambiente e as imagens na produção de instrumentos, canções e vídeos;
·         Diferenciar a música, como características de cada sociedade;
·         Interagir os sons do cotidiano com a música;
·         Perceber a música como uma interação dos sentidos;

·         Perceber através dos sons dos instrumentos musicais, suas semelhanças e diferenças;
·         Relacionar a música como o lugar, época e tema.
COMPETÊNCIAS:
Observar, conhecer e refletir sobre os sons do cotidiano em suas diferenças e semelhanças;
Arranjar ou recriar músicas com base nas diferenças individuais, coletivas do fazer artístico-musical, exercitando se potencial criador;
HABILIDADES:
Após apreciação dos sons, elaborar ritmos e melodias com o material disponíveis no ambiente e com alguns instrumentos;
Após pesquisas prévias de localidades da nossa cidade, interagir com a música e o tema do local.
METODOLOGIAS:
Relação dos sons com os materiais disponíveis;
Utilização do corpo para a exploração dos sons;
Relacionar sons com os materiais disponíveis;
Apreciação de partituras musicais e criação de códigos realizados pelos próprios alunos;
Utilizar a música como uma forma de comunicação;
Localizar as notas na partitura e no instrumento;
Identificar e desenvolver os conceitos de musica e teoria musical;
Apreciação de vários estilos musicais interagindo com eles através do corpo, batidas, sons;
Associar as manifestações culturais e musicais no presente e seus processos históricos;
Produção de vídeos e com associação musical e o estilo;


FORMA DE APLICAÇÃO:
As atividades serão propostas 1 vez por semana como oficina, de modo a garantir e ajudar os alunos a desenvolverem formas interessantes, imaginativas, criativas nas produções musicais, tecnologias e plásticas;

RECURSOS:
Humano, instrumentos musicais (6 teclados, 6 violão, 6 pandeiros, 6 tambores, 6 chocalhos etc.);
Instrumentos de sucata;
Sala de artes;
Computador, DVD, CD, aparelhos de som, Data show, celulares, máquina digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário