PROJETO:
CLIENTELA:
Alunos de Ensino Fundamental e Ensino Médio
Politécnico
PROFESSORA:
Adélia Fernandes Sobrinha
ESCOLA:
E.E Instituto Educacional Tarsila do Amaral
ANO:
2012
TEMA:
A
música como centro integrador do aluno nas artes e aplicação dos Tic’s como
processo de construção e informação no processo das artes- Visuais
OBJETIVO
GERAL:
Apreciação, criação, produção musical, plásticas e
tecnológicas, valorizando o Projeto de Sustentabilidade.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Integrar a teoria, a prática e a criação
musical;
·
Criação de instrumentos com sucata;
·
Conhecimento do tempo, duração, melodia e
harmonia;
·
Desenvolver a percepção, o gosto pela musica
e os diversos sons;
·
Reconhecer os elementos teóricos da música
(compasso, notas, altura, melodia, ritmos...)
·
Apreciar, conhecer e interagir com as formas
musicais;
·
Criar arranjos musicais simples e composições
melódicas simples;
·
Aproximar a música, as tecnologias, o
ambiente e as imagens na produção de instrumentos, canções e vídeos;
·
Diferenciar a música, como características de
cada sociedade;
·
Interagir os sons do cotidiano com a música;
·
Perceber a música como uma interação dos
sentidos;
·
Perceber através dos sons dos instrumentos
musicais, suas semelhanças e diferenças;
·
Relacionar a música como o lugar, época e
tema.
COMPETÊNCIAS:
Observar, conhecer e
refletir sobre os sons do cotidiano em suas diferenças e semelhanças;
Arranjar ou recriar músicas
com base nas diferenças individuais, coletivas do fazer artístico-musical,
exercitando se potencial criador;
HABILIDADES:
Após apreciação dos sons,
elaborar ritmos e melodias com o material disponíveis no ambiente e com alguns
instrumentos;
Após pesquisas prévias de
localidades da nossa cidade, interagir com a música e o tema do local.
METODOLOGIAS:
Relação dos sons com os
materiais disponíveis;
Utilização do corpo para a
exploração dos sons;
Relacionar sons com os
materiais disponíveis;
Apreciação de partituras
musicais e criação de códigos realizados pelos próprios alunos;
Utilizar a música como uma
forma de comunicação;
Localizar as notas na
partitura e no instrumento;
Identificar e desenvolver os
conceitos de musica e teoria musical;
Apreciação de vários estilos
musicais interagindo com eles através do corpo, batidas, sons;
Associar as manifestações
culturais e musicais no presente e seus processos históricos;
Produção de vídeos e com
associação musical e o estilo;
FORMA
DE APLICAÇÃO:
As atividades serão
propostas 1 vez por semana como oficina, de modo a garantir e ajudar os alunos
a desenvolverem formas interessantes, imaginativas, criativas nas produções
musicais, tecnologias e plásticas;
RECURSOS:
Humano, instrumentos
musicais (6 teclados, 6 violão, 6 pandeiros, 6 tambores, 6 chocalhos etc.);
Instrumentos de sucata;
Sala de artes;
Computador, DVD, CD,
aparelhos de som, Data show, celulares, máquina digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário