PLANOS DE MATEMÁTICA DO 6º ANO ATÉ O 9º DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PROFESSORA RESPONSÁVEL: IARA BEATRIZ MORAIS GENEROSO
NOME DO PROJETO: A MATEMÁTICA NA SUSTENTABILIDADE
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 6º ANO ATÉ O 9º ANO
AREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
JUSTIFICATIVA
O PROJETO VISA DESENVOLVER O CONTEÚDO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO
ATÉ O 9º ANO DENTRO AS IDEIA DA SUSTENTABILIDADE PARA ISSO SERÃO DESENVOLVIDOS
ALGUNS CONTEÚDOS COM ATIVIDADES PRÁTICAS DENTRO DESTA PROPOSTA.
PROBLEMATIZAÇÕES SERÃO FEITAS PARA QUE OS ALUNOS RESOLVAM DE MANEIRA LÓGICA E
ESTABELEÇAM RELAÇÕES E CONCEITOS DE COMO USAR A MATEMÁTICA PARA RESOLVER TAIS
PROBLEMATIZAÇÕES QUE LEVAM EM CONTA A SUSTENTABILIDADE.
OBJETIVOS
CRIAR SITUAÇÕES GRADUAIS E SERIADOS QUE ESTIMULEM O ALUNO A
RESOLVER PROBLEMAS ATRAVÉS DE CRIAÇÃO, DESCOBRIMENTOS E RESPOSTAS.
ESTIMULAR O ALUNO A FORMULAR HIPÓTESES LAVANDO-O A FAZER
EXERCÍCIOS DE TENTATIVA ERRO E ACERTO PARA CHEGAR A SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES.
REALIZAR PESQUISAS NA INTENÇÃO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
PRÓPRIO.
ENTENDER QUE COM A MATEMÁTICA PODEMOS EXERCITAR AS ATITUDES
QUE LEVAM A UMA PRATICA EFETIVA DE SUSTENTABILIDADE.
REALIZAR ATIVIDADES DEMONSTRANDO EMPENHO, ATENÇÃO E CAPRICHO.
CONTEÚDOS
5º ANO
NÚMEROS, ALGARISMOS E NUMERAIS
CORRESPONDÊNCIAS
UNÍVOCAS E RECÍPROCAS;
NÚMEROS
NATURAIS;
CONJUNTOS;
SUBCONJUNTO I;
SUBCONJUNTO II;
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS;
A RETA COM NÚMEROS NATURAIS;
VARÁVEIS: LETRAS QUE VALEM NÚMEROS;
PROPRIEDADES DA ADIÇÃO;
ESTIMATIVAS DE SOMAS E DIFERENÇAS;
SINAIS DE ASSOCIAÇÃO;
NÚMEROS RACIONAIS;
LEITURA DE FRAÇÕES;
TIPOS DE FRAÇÕES;
MÁXIMO DIVISOR COMUM;
MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM;
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS;
NÚMEROS RACIONAIS EXPRESSOS NA FORMA DECIMAL;
NOÇÃO
GEOMÉTRICA;
REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA;
SEGMENTO DE RETA;
ÁREA DE POLÍGONOS;
6º ANO
POTENCIAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS;
RAIZ QUADRADA;
CONJUNTO
DOS NÚMEROS INTEIROS;
RETA
NUMÉRICA DOS NÚMEROS INTEIROS;
MÓDULO
DE UM NÚMERO INTEIRO;
COMPARAÇÃO
DE NÚMEROS INTEIROS;
OPERAÇÕES
COM NÚMEROS INTEIROS;
EXPRESSÕES
NUMÉRICAS;
O
CONJUNTO Q DOS NÚMEROS RACIONAIS;
A
RETA DOS NÚMEROS RACIONAIS;
OPERAÇÕES
COM NÚMEROS RACIONAIS;
EQUAÇÕES;
SENTENÇAS
ABERTAS;
RESOLVENDO
PROBLEMAS POR MEIO DE SENTENÇAS ABERTAS;
GEOMETRIA NO ESPAÇO;
OS PRISMAS;
AS PIRÂMIDES;
A CIRCUNFERÊNCIA E O CÍRCULO;
OS CILINDROS E OS CONES;
VOLUME DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS;
A MASSA.
POLÍGONOS;
UNIDADE
DE COMPRIMENTO;
PERÍMETRO
DE POLÍGONO;
UNIDADE
DE ÁREA;
ÁREAS
DAS PRINCIPAIS FIGURAS PLANAS;
UNIDADE
DE VOLUME;
VOLUME
DO PARALELEPÍPEDO E DO CUBO;
7º ANO
PROPRIEDADE
DA IGUALDADE;
RESOLVENDO
NOVAS EQUAÇÕES;
EQUAÇÕES
COM VARIÁVEIS;
EQUAÇÕES
COM COEFICIENTES FRACIONÁRIOS;
MEDIDAS
DE ÂNGULOS;
ÂNGULOS
COMPLEMENTARES E SUPLEMENTARES;
UNIDADES
DE MEDIDAS DE ÂNGULOS MENORES QUE O GRAU;
OPERAÇÕES
COM MEDIDA DE ÂNGULO;
EQUAÇÕES COM DUAS VARÁVEIS;
GRÁFICOS DE PARES ORDENADOS;
GRÁFICOS DE POLÍGONOS;
RAZÕES E PROPORÇÕES;
REGRA DE TRÊS DIRETAS.
EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU COM UMA INCÓGNITA;
EQUAÇÕES EQUIVALENTES;
RESOLVENDO EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU;
APLICANDO EQUAÇÕES, AS FÓRMULAS MATEMÁTICAS;
INEQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU COM UMA INCÓGNITA;
RAZÃO E PROPORÇÃO;
RAIZ QUADRADA;
NÚMEROS IRRACIONAIS;
COMPRIMENTO DE UMA CIRCUNFERÊNCIA;
ÁREAS DO CÍRCULO;
EXPRESSÕES ALGÉBRICAS;
PROBLEMAS COM EXPRESSÕES ALGÉBRICAS;
POLINÔMIOS;
OPERAÇÕES COM POLINÔMIOS;
PRODUTO DE MONÔMIO POR POLINÔMIO;
PRODUTO DE POLINÔMIO POR POLINÔMIO;
PRODUTO DA SOMA PELA DIFERENÇA DE DOIS MONÔMIOS;
QUADRADO DE UM BINÔMIO;
POTÊNCIA DE POLINÔMIO;
8º ANO
DIVISÃO DE POLINÔMIO POR POLINÔMIO;
DIVISÃO DE POLINÔMIO POR MONÔMIO;
FATORAÇÃO DE POLINÔMIOS;
FATOR COMUM
AGRUPAMENTO
DIFERENÇA DE DOIS QUADRADOS
TRINÔMIO QUADRADO PERFEITO
SOMA E DIFERENÇA DE DOIS CUBOS
COMBINANDO TIPOS DE FATORAÇÃO
FRAÇÕES ALGÉBRICAS
EQUAÇÕES
GRÁFICOS DE PARES ORDENADOS
RETAS NO ESPAÇO
ÂNGULOS
TRANSVERSAIS E TIPOS DE ÂNGULOS
RETAS E PLANOS;
RELAÇÕES ENTRE AMBOS;
TRANSVERSAIS E TIPOS DE ÂNGULOS;
TRIÂNGULOS CONGLUENTES;
CIRCUNFERÊNCIAS, ARCOS E ÂNGULOS;
9º
ANO
NÚMEROS REAIS;
OPERAÇÕES COM NÚMEROS REAIS;
PROPRIEDADE DO QUOCIENTE DAS RAÍZES QUADRADAS;
RADICAIS;
OPERAÇÕES COM RADICAIS;
RACIONALIZAÇÃO DE DENOMINADORES;
RESOLVENDO EQUAÇÕES POR MEIO DA RADICIAÇÃO;
FATORES CUJO PRODUTO É ZERO;
RESOLVENDO EQUAÇÕES ATRAVÉS DA FATORAÇÃO;
EQUAÇÃO DE SEGUNDO GRAU;
FATORAÇÃO;
EQUAÇÕES COM RADICAIS;
SISTEMAS DE EQUAÇÃO;
A EQUAÇÃO DE SEGUNDO GRAU APLICADA À MATEMÁTICA
FINANCEIRA;
COMPRA À VISTA E COMPRA À PRAZO;
FUNÇÕES POLINOMIAIS DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAU;
GRÁFICOS DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS;
INEQUAÇÕES POLINOMIAIS DO SEGUNDO GRAU;
SISTEMA DE INEQUAÇÕES;
INTERSECÇÕES DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES;
HISTOGRAMAS;
GRÁFICO DE LINHA;
RAZÃO E PROPORÇÃO;
TRANSVERSAIS DE UM FEIXE DE RETAS PARALELAS.
DESENVOLVIMENTO
AS ATIVIDADES SERÃO DESENVOLVIDAS SEMPRE VISANDO A TEORIA
ALIADA A TRABALHOS PRÁTICOS QUE LEVEM UMA APRENDIZAGEM EFETIVA DOS CONTEÚDOS
DADOS. ALGUNS CONTEÚDOS SERÃO DESENVOLVIDOS DENTRO DO TRIMESTRE PARA QUE OS
OBJETIVOS SEJAM PLENAMENTE ALCANÇADOS COM ATIVIDADES QUE PROPORÃO
QUESTIONAMENTOS E PROBLEMATIZAÇÕES TENDO EM VISTA A SUSTENTABILIDADE SEMPRE QUE
ASSIM O CONTEÚDO PERMITIR. AULAS EXPOSITIVAS, PAINEIS, PESQUISAS,
QUESTIONAMENTOS, LEVANTAMENTOS DE HIPÓTESES, ENTREVISTAS, APRESENTAÇÕES DE
TRABALHOS, CONVERSAS INFORMAIS SERÃO DESENVOLVIDOS DURANTE O TRIMESTRE PARA
PROPORCIONAR A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM DOS CONHECIMENTOS PROPOSTOS.
RECURSOS
SERÃO USADOS TODOS OS RECURSOS COMO LIVROS, ACESSO A INTERNET
E A BIBLIOTECA, CADERNOS PARA ANOTAÇÕES, QUADRO, XEROX ETC QUE ESTIVEREM
DISPONÍVEIS NA ESCOLA.
AVALIAÇÃO
SERÃO USADAS VÁRIAS ATIVIDADES COMO MEIO DE OBTER UM
DIAGNÓSTICO SATISFÁTORIO DO QUE FOI APRENDIDO PELO ALUNO E TAMBÉM PARA FAZER
AJUSTES SE NECESSÁRIO PARA QUE ESTA APRENDIZAGEM SEJA REALMENTE EFETIVADA
DENTRO DOS OBJETIVOS PROPOSTOS NO TRIMESTRE DURANTE O ANO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário