ESCOLAESTADUAL INSTITUTO
EDUCACIONAL TARSILA DO AMARAL
PLANO DE TRABALHO 
Componente
Curricular: Multiculturalismo
Ensino Fundamental / séries finais: 6º ano
Professora: Sandra Santos
| 
EIXOS TEMÁTICOS/CONTEÚDOS | 
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM | 
AVALIAÇÃO | 
| 
- Conhecimento de si 
- Sentido da Vida 
- Valorização do ser humano 
- Valores: Amizade 
                Solidariedade 
                Respeito 
                Responsabilidade 
- Ecumenismo e diálogo
  inter-religioso 
- Campanha da Fraternidade 
- Datas Comemorativas: Páscoa,
  Dia da Família, Dia do Estudante,                                       Natal
  e outros Eventos. | 
- Debater e dialogar sobre si 
- Relatos de experiências 
- Leituras individuais e
  coletivas 
- Aula expositiva 
- Dinâmicas de grupos 
- Propostas para vivenciar o
  silêncio. 
-Aquietar-se (interiorização).  
-Individual para concentrar-se
  em leituras e concentração. 
- Desenhos 
-Procurar na pesquisa
  informatizada nas diversas formas de tradições culturais. | 
Instrumentos: 
- Produções de textos/ 
mensagens 
- Dinâmicas/Socializações 
- Cartões/vídeos/Imagens 
- Desenhos 
Critérios: 
- Participação em aula 
- Empenho/desempenho 
- Organização 
-Criatividade e capricho. | 
ESCOLAESTADUAL INSTITUTO
EDUCACIONAL TARSILA DO AMARAL
PLANO DE TRABALHO 
Componente Curricular: Multiculturalismo
Ensino Fundamental / séries finais: 7º ano
Professora: Sandra Santos 
| 
EIXOS TEMÁTICOS/CONTEÚDOS | 
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM | 
AVALIAÇÃO | 
| 
- Conhecimento de si 
- Sentido da Vida 
- Fenômenos Religiosos 
- Valorização do ser humano 
- Valores: Amizade 
                Solidariedade 
                Respeito 
                Responsabilidade 
- Ecumenismo e diálogo
  inter-religioso 
- Campanha da Fraternidade 
- Datas Comemorativas: Páscoa,
  Família, Dia do Estudante,                                       Natal e outros. | 
- Debater e dialogar sobre si 
- Relatos de experiências 
- Leituras individuais e
  coletivas 
- Aula expositiva 
- Dinâmicas de grupos 
- Propostas para vivenciar o
  silêncio, 
o aquietar-se (interiorização)
  indivi- 
dual para concentrar-se em
  leituras 
com momentos de concentração. 
- Desenhos. 
- Buscar nas novas tecnologias
  encontrar as diferentes culturas: culinária, novas vestimentas, como a dança,
  teatro e a música. | 
Instrumentos: 
- Produções de textos/ 
mensagens 
- Dinâmicas/Socializações 
- Cartões/vídeos/Imagens 
- Desenhos 
Critérios: 
- Participação em aula 
- Organização 
- Criatividade 
- Empenho/desempenho | 
ESCOLA ESTADUAL INSTITUTO
EDUCACIONAL TARSILA DO AMARAL
PLANO DE TRABALHO 
Componente Curricular: Multiculturalismo
Ensino Fundamental / séries finais:8º ano
Professora:Sandra Santos
| 
EIXOS TEMÁTICOS/CONTEÚDOS | 
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM | 
AVALIAÇÃO | 
| 
-Campanha da Fraternidade de 2012 
- Fraternidade e Vida no
  Planeta 
- Páscoa – Ressurreição 
-Valorização da Família. 
-Valores: Amizade, Humildade,
  Bondade, respeito e outros. 
- Fases da Vida: Infância,
  pré-adolescência, adolescência e a fase adulta. 
 - Dia do Estudante. 
-Dia do aniversário da Escola. 
- Natal | 
- Leituras 
- Reflexões 
- Construção de painéis 
- Exposição de trabalhos 
- Organizar trabalhos 
- Dinâmicas 
-Apreciação de documentários e
  filmes 
- Atividades de desenho. 
- Explorar o potencial
  criativo. 
- Promover a socialização 
-Proporcionar novas
  experiências diversificadas e diferenciadas tradições culturais, históricas,
  sociais e econômicas. 
- Debates 
- Confecções de cartões 
- Uso da música 
- Meditações 
- Dramatizações 
- Observações | 
Instrumentos: 
-Produções individuais 
-Produções coletivas 
-Pesquisas 
Critérios: 
-Envolvimento 
-Pontualidade 
-Responsabilidade 
-Organização | 
ESCOLAESTADUAL INSTITUTO
EDUCACIONAL TARSILA DO AMARAL
PLANO DE TRABALHO 
Componente Curricular: Multiculturalismo
Ensino Fundamental / séries finais: 9º ano
Professora: Sandra Santos
| 
EIXOS TEMÁTICOS/CONTEÚDOS | 
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM | 
AVALIAÇÃO | 
| 
-Campanha da Fraternidade de 2012 
- Páscoa – Ressurreição 
-Valorização da Família. 
-Valores: Amizade, Humildade,
  Bondade, solidariedade, respeito. 
- Fases da Vida 
- Ação de Graças 
- Natal | 
- Leituras 
- Reflexões 
- Construção de painéis 
- Exposição de trabalhos 
- Organizar trabalhos 
- Dinâmicas 
-Apreciação de documentários e
  filmes 
- Atividades de desenho 
- Explorar o potencial criativo 
- Promover a socialização 
- Proporcionar experiências
  diferenciadas 
- Debates 
- Confecções de cartões 
- Uso da música, dança, teatro. 
- Meditações,  
- Dramatizações 
- Observações e encenações. | 
Instrumentos: 
-Produções individuais 
-Produções coletivas 
-Pesquisas 
Critérios: 
-Envolvimento 
-Pontualidade 
-Responsabilidade 
-Organização 
-Responsabilidade com 
 a data da entrega  
dos trabalhos  | 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário