PLANOS DE TRABALHO DE MULTICULTURALISMOO



ESCOLAESTADUAL INSTITUTO EDUCACIONAL TARSILA DO AMARAL

PLANO DE TRABALHO
Componente Curricular: Multiculturalismo
Ensino Fundamental / séries finais: 6º ano
Professora: Sandra Santos

EIXOS TEMÁTICOS/CONTEÚDOS
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
AVALIAÇÃO
- Conhecimento de si
- Sentido da Vida
- Valorização do ser humano
- Valores: Amizade
                Solidariedade
                Respeito
                Responsabilidade
- Ecumenismo e diálogo inter-religioso
- Campanha da Fraternidade
- Datas Comemorativas: Páscoa, Dia da Família, Dia do Estudante,                                       Natal e outros Eventos.
- Debater e dialogar sobre si
- Relatos de experiências
- Leituras individuais e coletivas
- Aula expositiva
- Dinâmicas de grupos
- Propostas para vivenciar o silêncio.
-Aquietar-se (interiorização).
-Individual para concentrar-se em leituras e concentração.
- Desenhos
-Procurar na pesquisa informatizada nas diversas formas de tradições culturais.

Instrumentos:
- Produções de textos/
mensagens
- Dinâmicas/Socializações
- Cartões/vídeos/Imagens
- Desenhos
Critérios:
- Participação em aula
- Empenho/desempenho
- Organização
-Criatividade e capricho.





ESCOLAESTADUAL INSTITUTO EDUCACIONAL TARSILA DO AMARAL

PLANO DE TRABALHO
Componente Curricular: Multiculturalismo
Ensino Fundamental / séries finais: 7º ano
Professora: Sandra Santos

EIXOS TEMÁTICOS/CONTEÚDOS
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
AVALIAÇÃO
- Conhecimento de si
- Sentido da Vida
- Fenômenos Religiosos
- Valorização do ser humano
- Valores: Amizade
                Solidariedade
                Respeito
                Responsabilidade
- Ecumenismo e diálogo inter-religioso
- Campanha da Fraternidade
- Datas Comemorativas: Páscoa, Família, Dia do Estudante,                                       Natal e outros.
- Debater e dialogar sobre si
- Relatos de experiências
- Leituras individuais e coletivas
- Aula expositiva
- Dinâmicas de grupos
- Propostas para vivenciar o silêncio,
o aquietar-se (interiorização) indivi-
dual para concentrar-se em leituras
com momentos de concentração.
- Desenhos.
- Buscar nas novas tecnologias encontrar as diferentes culturas: culinária, novas vestimentas, como a dança, teatro e a música.

Instrumentos:
- Produções de textos/
mensagens
- Dinâmicas/Socializações
- Cartões/vídeos/Imagens
- Desenhos
Critérios:
- Participação em aula
- Organização
- Criatividade
- Empenho/desempenho



ESCOLA ESTADUAL INSTITUTO EDUCACIONAL TARSILA DO AMARAL

PLANO DE TRABALHO
Componente Curricular: Multiculturalismo
Ensino Fundamental / séries finais:8º ano
Professora:Sandra Santos

EIXOS TEMÁTICOS/CONTEÚDOS
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
AVALIAÇÃO
-Campanha da Fraternidade de 2012
- Fraternidade e Vida no Planeta
- Páscoa – Ressurreição
-Valorização da Família.
-Valores: Amizade, Humildade, Bondade, respeito e outros.
- Fases da Vida: Infância, pré-adolescência, adolescência e a fase adulta.
 - Dia do Estudante.
-Dia do aniversário da Escola.
- Natal









- Leituras
- Reflexões
- Construção de painéis
- Exposição de trabalhos
- Organizar trabalhos
- Dinâmicas
-Apreciação de documentários e filmes
- Atividades de desenho.
- Explorar o potencial criativo.
- Promover a socialização
-Proporcionar novas experiências diversificadas e diferenciadas tradições culturais, históricas, sociais e econômicas.
- Debates
- Confecções de cartões
- Uso da música
- Meditações
- Dramatizações
- Observações


Instrumentos:
-Produções individuais
-Produções coletivas
-Pesquisas

Critérios:
-Envolvimento
-Pontualidade
-Responsabilidade
-Organização











ESCOLAESTADUAL INSTITUTO EDUCACIONAL TARSILA DO AMARAL

PLANO DE TRABALHO
Componente Curricular: Multiculturalismo
Ensino Fundamental / séries finais: 9º ano
Professora: Sandra Santos
  

EIXOS TEMÁTICOS/CONTEÚDOS
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
AVALIAÇÃO
-Campanha da Fraternidade de 2012
- Fraternidade e Vida no Planeta
- Páscoa – Ressurreição
-Valorização da Família.
-Valores: Amizade, Humildade, Bondade, solidariedade, respeito.
- Fases da Vida
- Ação de Graças
- Natal







- Leituras
- Reflexões
- Construção de painéis
- Exposição de trabalhos
- Organizar trabalhos
- Dinâmicas
-Apreciação de documentários e filmes
- Atividades de desenho
- Explorar o potencial criativo
- Promover a socialização
- Proporcionar experiências diferenciadas
- Debates
- Confecções de cartões
- Uso da música, dança, teatro.
- Meditações,
- Dramatizações
- Observações e encenações.



Instrumentos:
-Produções individuais
-Produções coletivas
-Pesquisas

Critérios:
-Envolvimento
-Pontualidade
-Responsabilidade
-Organização
-Responsabilidade com
 a data da entrega
dos trabalhos












Nenhum comentário:

Postar um comentário