PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

ESCOLA ESTADUAL INSTITUTO EDUCACIONAL TARSILA DO AMARAL

 Registro de projetos da Educação Ambiental na escola
2011

ELABORADO PELA EQUIPE DIRETIVA PROFESSORES E REPRESENTANTES DO CONSELHO ESCOLAR
 APRESENTAÇÃO
 O desenvolvimento sustentável consiste em uma teoria que prega o desenvolvimento econômico valendo-se da aplicação de políticas governamentais visando à preservação do meio ambiente. A nossa escola absorve a prática da Educação Ambiental- EA em parceria com órgãos governamentais e não governamentais dedicados ao meio ambiente por meio de projetos pontuais e temáticos. Com a introdução dos temas transversais difundidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais foi possível aproximar o conhecimento escolar da realidade. Os temas transversais devem estar efetivamente presente na organização do currículo por meio de projetos, não mais pontuais, onde a reunião de professores de várias áreas converge para resolução de um problema comum. No caso da Educação Ambiental, seja durante o planejamento no início do ano, ou no transcorrer do trabalho cotidiano, os educadores percebem problemas ambientais que têm grande potencial educativo, ou imaginam ações com o tema meio ambiente que possibilitam o desenvolvimento de projetos na área. Dessa forma o trabalho com projetos significa de fato uma mudança de postura, uma forma de repensar a prática pedagógica e as teorias que lhe dão sustentação, possibilitando o envolvimento, a cooperação e a solidariedade entre alunos, professores e comunidade no intuito de transformar a realidade por meio de ações. Também requer uma capacidade gerencial por parte dos professores, estabelecimento de critérios e prioridades nas ações, o manuseio das informações para gerar um produto concreto e ainda a disseminação de informações sobre temas de relevância para a escola e comunidade, considerando que, a avaliação desse produto deva envolver todos aqueles que participaram de sua elaboração. Além disso, incentiva a pesquisa e a atualização constante de professores e de alunos. O desenvolvimento desse projeto de Educação Ambiental é uma ótima possibilidade de transversalizar o tema meio ambiente na escola. “O grande desafio que está colocado a nós é justamente este: criar uma forma, uma maneira de intervenção, através da qual a temática ambiental esteja presente em todas as disciplinas. E que vá mais longe, seja parte integrante de nosso fazer pedagógico cotidiano, independentemente da área em que atuamos, bem como do nível de ensino, seja ele de 1o, 2o e 3o graus.” (Constituinte Escolar, Governo do Estado do Rio Grande do Sul) "Formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas com ele relacionados, uma população que tenha conhecimento, competências, estado de espírito, motivações e sentido de empenhamento que lhe permitam trabalhar individualmente e coletivamente para resolver os problemas atuais, e para impedir que eles se repitam”.

 DADOS DA COMUNIDADE ESCOLAR:
Localizada no bairro Vida Nova na cidade de Arte Bela; nossa escola atende uma clientela de classe social média e baixa, a grande maioria filhos de operários onde os pais saem cedo para o trabalho e as crianças ficam sob o cuidado dos irmãos mais velhos, o que resulta num grande número de crianças expostas às ruas e a convivência com diferentes tipos de violências sociais. Contamos com Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Politécnico, sendo distribuídos nos turnos: manhã, tarde e noite, sendo que as turmas do Ensino Médio politécnico e séries finais funcionam no período da manhã e as turmas de Educação Infantil e séries iniciais são atendidas no turno da tarde, à noite também temos turmas do Ensino Médio. Nossa escola tem como missão promover uma educação de qualidades que favoreça a aprendizagem para todos, a vivência de valores éticos e morais, comprometida com a construção de uma sociedade justa e democrática que priorize a vida.

 ETAPAS DO PROJETO:
Formação de professores em educação ambiental, em parceria com o governo estadual. Parte do apoio financeiro vem da Fundação Roberto Marinho. O objetivo do trabalho será auxiliar os professores na construção de conhecimento sobre E.A e de iniciá-los em um processo de pesquisa-ação da prática docente através de ações autônomas e responsáveis que incentivassem a inserção da EA no currículo escolar. A metodologia de trabalho é um processo de pesquisa, onde seus atores investigam conjunta e sistematicamente um dado ou uma situação com o objetivo de resolver um determinado problema, ou para a tomada de consciência, ou ainda para a produção de conhecimentos, sob um conjunto de ética aceito mutuamente.

 O curso está dividido em quatro etapas:
1ª Etapa:
Será oferecida à formação dos professores da escola no período da capacitação, que ocorrerão todos os semestres na escola. Serão realizadas seis palestras, dadas por especialistas da área de Educação Ambiental, em dez dias, para abordar temas como: a importância da comunidade escolar, a necessidade de se desenvolver o trabalho de preservação da natureza e a formação de cidadãos conscientes. Buscaremos também sensibilizar todos os alunos para as questões ambientais, promovendo a identificação das crianças com os aspectos naturais e socioculturais que compõem o meio ambiente.
2ª Etapa:
Esta segunda etapa do projeto propiciará a vivência no entorno da escola para que os alunos apurem a percepção e entrarem em contato com os ecossistemas da comunidade. Os professores distribuíram aos alunos o Diário de Bordo, um guia de orientação para os alunos, que consistirá em um convite à observação da natureza, contendo informações básicas sobre a Mata e alguns conceitos trabalhados, como biodiversidade, ecologia, cadeia alimentar, ecossistema.
3ª Etapa:
 Munidos do Diário de Bordo, professores e alunos realizaram um passeio ao Taim, que é uma Estação Ecológica, Os banhados do Taim apresentam diversificados ecossistemas e estão representados por praias lagunares e marinhas, lagoas, pântanos, campos, cordões e campos de dunas.
 4ª Etapa:
 Esta etapa será trabalhada em sala de aula e de forma interdisciplinar. Depois de algumas reuniões de planejamento dos professores, o tema do Meio Ambiente será incorporado às disciplinas de Ciências Naturais, Geografia, História e Português. Em Ciências, o projeto dará oportunidade, através da visita à Reserva Ecológica da Serra de Itapetininga, de presenciar, tocar e sentir a água, o ar, o solo, os mananciais, a vegetação, o ciclo de vida, a cadeia alimentar e a transformação do meio ambiente pela ação do homem. Em Geografia, os alunos trabalharão com a questão da poluição do ar, os prejuízos que os gazes eliminados na atmosfera causam ao meio ambiente, a questão dos elementos renováveis e não-renováveis da natureza, localização. Na área de História, discutiu-se a destruição ambiental no decorrer dos tempos, partindo da História da área visitada. Na área de Português foram realizadas pesquisas e leituras sobre meio ambiente em revistas e jornais, análises e discussões sobre reportagens de telejornais e filmes.

 CONSIDERAÇÕES FINAIS
 O educador, enquanto profissional da educação, no exercício da sua função tem um grande desafio para o Século XXI: a formação da consciência ambiental dos alunos e, no desenvolvimento e exercício da sua cidadania, através da transformação dos próprios paradigmas e conceitos, de uma escola formadora e transformadora – onde os conceitos se desenvolvam através do trabalho escolar. A relação aluno/professor é redefinida em função dos conhecimentos característicos dos profissionais de educação e o novo perfil didático-pedagógico que deverá ser impresso por esses ensinamentos. O profissional de educação que se capacite em Educação Ambiental, pressupostamente, deve ser capaz de aplicar práticas sócias pedagógicas, não só no seu ambiente escolar, mas, em qualquer segmento da sociedade, com o escopo que se estabelece na temática ambiental.

 Referencias Bibliográficas:
PENTEADO, Heloísa Dupas. Meio ambiente e formação de professores. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2005. OLIVEIRA, Flávia de Paiva de Medeiros de; GUIMARÃES, Flávio Romero. Direito, meio ambiente e cidadania: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Medras, 2004

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