INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TARSILA DO AMARAL
Professora Maria Iolanda Settin/2012
Ensino Médio
Movimentos de Arte: relações na sociedade.
1º ano - ARTE NO BRASIL I
- Arte Pré-histórica: naturalismo –
geometrismo – sítios arqueológicos.
Pesquisa didática, registro textual,
ilustrativo, produção de material representativo.
- Arte Indígena: arte utilitária –
trançado – máscaras – pintura corporal...
Pesquisa didática, de campo, registro
textual, ilustrativo, produção e exposição de material representativo,
representação dos ritos.
- Arte Barroca: características da
época, aspectos sociais, políticos, econômicos e expressões da Arte. Artistas,
obras, monumentos...
Pesquisa didática, recursos
midiáticos, de campo, registro textual, confecção de material representativo
(argila, gesso), maquete e instalação.
- Pintura Acadêmica: origem,
características, reflexos, artistas, obras...
Pesquisa didática, de campo com
visitas a museus, registro textual, em tela, exposição.
- Todo conteúdo terá suporte também,
com informações e materiais oriundos da comunidade, configurando ao aluno a
noção de processo histórico descrito nos livros. A confecção dos materiais
representativos seguirá sempre o princípio de sustentabilidade que regem as
ações da escola, assim como a interdisciplinaridade.
2º ano – ARTE NO BRASIL II
- Século XIX:
Pintura Impressionista, Arquitetura, Art
Nouveau, Fotografia.
Pesquisa expandida a todos os recursos
disponíveis relacionados aos temas: museus, livros, internet, videotecas, tour
pela cidade... Exposição sobre o século XIX organizada com os resultados de
pesquisa e trabalhos desenvolvidos para a mostra: fotos de época digitalizadas
no ambiente de informática, reproduções arquitetônicas em material reciclável
(isopor, papelão, caixas tetrapak...), pinturas com tela e tinta preparadas no
ateliê de arte.
- Século XX:
Movimento Modernista.
Pesquisa detalhada sobre o processo
cultural e histórico do Movimento Modernista. Detalhar obras e artistas, e a
participação de cada um no Movimento. Acontecimentos marcantes, como o
movimento “Pau – Brasil” e o manifesto “Antropofágico”.
A medida da evolução da pesquisa,
passo a passo vai sendo documentado em material de tamanho padronizado (A3) na
extensão horizontal do corredor de exposição. Os textos, colagens, pinturas,
fotos, devem ser produzidos em suporte reciclável.
Pintura de uma obra escolhida, de
Tarsila do Amaral em parede externa do prédio, em lugar estratégico e de
destaque. Projeto, esboço, material e execução, cuidadosamente desenvolvidos.
Evento com a presença da comunidade
para descerramento e apresentação da obra.
Arte Contemporânea.
Pesquisar manifestações contemporâneas
da Arte, buscar vídeos das Bienais Internacionais de São Paulo e Bienais do
MERCOSUL.
Construir material de registro que
será apresentado em seminário para expor as conclusões sobre as pesquisas.
Organizar material do grupo, selecionando as trocas acontecidas no seminário.
Criar projeto de instalação,
organizando grupos de trabalho que escolherão problemas sociais para serem
representados pela leitura aguçada do olhar contemporâneo.
Escolha de locais na comunidade que
“necessitem” da intervenção da Arte contemporânea por alguma explícita situação
identificada pelos alunos.
Processo de criação. Da ideia
propulsora, organizar o esboço, planejamento e desenvolvimento de material,
espaço, condições e prazo de execução.
Apresentação à comunidade da
intervenção na paisagem que lhes pertence e agora mais integrada ainda à
comunidade escolar.
SANTOS, Maria das Graças Vieira Proença dos. História da Arte. São Paulo: Ática, 2002.
3º ano – Cidadão do Mundo
O
conhecimento da Arte é uma fonte de referência importantíssima para o
entendimento do processo histórico. O aluno do ensino médio na trilha da Arte
traça um caminho que preenche a necessidade de ampliar seus espaços de atuação
para
além dos muros da escola e da família,
construindo uma relação de conquista com o espaço urbano para apropriar-se da
cidade e do mundo. O jovem do ensino médio, além do mundo tem necessidade do
autoconhecimento. Atividades podem ajuda-lo nesse processo: imagem e
identidade, e a cidade como espaço de arte.
- A identidade na Arte.
O autorretrato e o retrato aparecem ao
longo da historia da Arte como suporte das fragilidades do ser humano.
Pesquisar épocas, recursos, técnicas,
evolução das técnicas. Pintura – retrato, autorretratos, autorrepresentação,
retrato fotográfico, caricaturas, fotografia pintada à mão, digital.
Registro textual e de material de
experiências: construção de retratos, autorretrato dramatizado, produção de
autorretrato, pose para um retrato, escrita de um retrato, retrato falado,
retrato musical. Exposição organizada por categorias.
- Arte e cidade. Captar as imagens da
cidade, da comunidade, com toda riqueza cultural de monumentos, arquitetura,
esculturas, que se misturam às intervenções midiáticas, saturando ou
despersonalizando as características do patrimônio artístico, público,
culturais.
Levantamento de questões complexas que
envolvem as relações da arte, cidade e cidadão. Nomear obras registradas, com
referências históricas, e o que mais encontrarem como intervenções visuais.
Organizar um caderno para ao longo dos
registros, transformar-se num álbum de Arte pública. Solicitar aos moradores da
comunidade sobre fotos antigas de monumentos públicos que não existem mais.
- Arte Grafite.
Grafite e pichação é a mesma coisa? É
considerada Arte? O que diz a Constituição Federal sobre esse tipo de
intervenção?
Busca em material livre procurando
origens, percurso, evolução, características, diferenças, artistas, obras,
material usado, suportes...
Registrar em fotografias pelo bairro e
cidade, o que é Grafite e o que é Pichação. Mapear identificando os lugares.
Projeto, planejamento sobre um
trabalho em Grafite em local sugerido pela comunidade.
SANT’ANNA, Renata. Saber e Ensinar Arte Contemporânea. São Paulo: Original, 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário