PLANOS DE TRABALHO DE ARTES


INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TARSILA DO AMARAL
Professora Maria Iolanda Settin/2012
Ensino Médio
Movimentos de Arte: relações na sociedade.
1º ano - ARTE NO BRASIL I
- Arte Pré-histórica: naturalismo – geometrismo – sítios arqueológicos.
Pesquisa didática, registro textual, ilustrativo, produção de material representativo.
- Arte Indígena: arte utilitária – trançado – máscaras – pintura corporal...
Pesquisa didática, de campo, registro textual, ilustrativo, produção e exposição de material representativo, representação dos ritos.
- Arte Barroca: características da época, aspectos sociais, políticos, econômicos e expressões da Arte. Artistas, obras, monumentos...
Pesquisa didática, recursos midiáticos, de campo, registro textual, confecção de material representativo (argila, gesso), maquete e instalação.
- Pintura Acadêmica: origem, características, reflexos, artistas, obras...
Pesquisa didática, de campo com visitas a museus, registro textual, em tela, exposição.
- Todo conteúdo terá suporte também, com informações e materiais oriundos da comunidade, configurando ao aluno a noção de processo histórico descrito nos livros. A confecção dos materiais representativos seguirá sempre o princípio de sustentabilidade que regem as ações da escola, assim como a interdisciplinaridade.

2º ano – ARTE NO BRASIL II
- Século XIX:
 Pintura Impressionista, Arquitetura, Art Nouveau, Fotografia.
Pesquisa expandida a todos os recursos disponíveis relacionados aos temas: museus, livros, internet, videotecas, tour pela cidade... Exposição sobre o século XIX organizada com os resultados de pesquisa e trabalhos desenvolvidos para a mostra: fotos de época digitalizadas no ambiente de informática, reproduções arquitetônicas em material reciclável (isopor, papelão, caixas tetrapak...), pinturas com tela e tinta preparadas no ateliê de arte.
- Século XX:
Movimento Modernista.
Pesquisa detalhada sobre o processo cultural e histórico do Movimento Modernista. Detalhar obras e artistas, e a participação de cada um no Movimento. Acontecimentos marcantes, como o movimento “Pau – Brasil” e o manifesto “Antropofágico”.
A medida da evolução da pesquisa, passo a passo vai sendo documentado em material de tamanho padronizado (A3) na extensão horizontal do corredor de exposição. Os textos, colagens, pinturas, fotos, devem ser produzidos em suporte reciclável.
Pintura de uma obra escolhida, de Tarsila do Amaral em parede externa do prédio, em lugar estratégico e de destaque. Projeto, esboço, material e execução, cuidadosamente desenvolvidos.
Evento com a presença da comunidade para descerramento e apresentação da obra.
Arte Contemporânea.
Pesquisar manifestações contemporâneas da Arte, buscar vídeos das Bienais Internacionais de São Paulo e Bienais do MERCOSUL.
Construir material de registro que será apresentado em seminário para expor as conclusões sobre as pesquisas. Organizar material do grupo, selecionando as trocas acontecidas no seminário.
Criar projeto de instalação, organizando grupos de trabalho que escolherão problemas sociais para serem representados pela leitura aguçada do olhar contemporâneo.
Escolha de locais na comunidade que “necessitem” da intervenção da Arte contemporânea por alguma explícita situação identificada pelos alunos.
Processo de criação. Da ideia propulsora, organizar o esboço, planejamento e desenvolvimento de material, espaço, condições e prazo de execução.
Apresentação à comunidade da intervenção na paisagem que lhes pertence e agora mais integrada ainda à comunidade escolar.
SANTOS, Maria das Graças Vieira Proença dos. História da Arte. São Paulo: Ática, 2002.

3º ano – Cidadão do Mundo
O conhecimento da Arte é uma fonte de referência importantíssima para o entendimento do processo histórico. O aluno do ensino médio na trilha da Arte traça um caminho que preenche a necessidade de ampliar seus espaços de atuação para
além dos muros da escola e da família, construindo uma relação de conquista com o espaço urbano para apropriar-se da cidade e do mundo. O jovem do ensino médio, além do mundo tem necessidade do autoconhecimento. Atividades podem ajuda-lo nesse processo: imagem e identidade, e a cidade como espaço de arte.
- A identidade na Arte.
O autorretrato e o retrato aparecem ao longo da historia da Arte como suporte das fragilidades do ser humano.
Pesquisar épocas, recursos, técnicas, evolução das técnicas. Pintura – retrato, autorretratos, autorrepresentação, retrato fotográfico, caricaturas, fotografia pintada à mão, digital.
Registro textual e de material de experiências: construção de retratos, autorretrato dramatizado, produção de autorretrato, pose para um retrato, escrita de um retrato, retrato falado, retrato musical. Exposição organizada por categorias.
- Arte e cidade. Captar as imagens da cidade, da comunidade, com toda riqueza cultural de monumentos, arquitetura, esculturas, que se misturam às intervenções midiáticas, saturando ou despersonalizando as características do patrimônio artístico, público, culturais.
Levantamento de questões complexas que envolvem as relações da arte, cidade e cidadão. Nomear obras registradas, com referências históricas, e o que mais encontrarem como intervenções visuais.
Organizar um caderno para ao longo dos registros, transformar-se num álbum de Arte pública. Solicitar aos moradores da comunidade sobre fotos antigas de monumentos públicos que não existem mais.
- Arte Grafite.
Grafite e pichação é a mesma coisa? É considerada Arte? O que diz a Constituição Federal sobre esse tipo de intervenção?
Busca em material livre procurando origens, percurso, evolução, características, diferenças, artistas, obras, material usado, suportes...
Registrar em fotografias pelo bairro e cidade, o que é Grafite e o que é Pichação. Mapear identificando os lugares.
Projeto, planejamento sobre um trabalho em Grafite em local sugerido pela comunidade.
SANT’ANNA, Renata. Saber e Ensinar Arte Contemporânea. São Paulo: Original, 2010

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