5º ANO – Ensino Fundamental
Plano de Atividades
Professora: Elisabete



Objetivos
Competências

Conteúdos
Habilidades

Língua Portuguesa
  • Desenvolver a capacidade de compreender, interpretar e aplicar as diferentes linguagens: oral, escrita, corporal, sonora, dramática, plástica, musical, etc...
  •  Enfatizar a leitura crítica do mundo que cerca a fim de melhorar a qualidade de suas relações interpessoais.


  • Expressão oral:
  • Elaboração de textos, observando parágrafos e seqüencia:
  • Estruturação de textos:
  • Leitura de textos, compreensão e interpretação, reconhecendo, diferenciando e interpretando diferentes portadores de leitura:
  • Dificuldades ortográficas de acordo com textos trabalhados:
  • Letra cursiva (leitura e traçado)
  • Substantivos (gênero, numero e grau), com aplicação em frases e textos
  • Diversificação e aplicação de vocabulário


Matemática
  • Estabelecer e elaborar relações quaisquer para construir gradativamente o conhecimento lógico-matemático.



*           Quantificação, ordenação, seriação, relação,...
·         Construção do número até 9.999 (nomenclatura, inclusão hierárquica, traçado, sucessor, antecessor, FM);
·         Composição e decomposição de números;
·         Operação adição e subtração com transporte, reagrupamento e prova real;
·         Operação multiplicação até 10 e prova real;
·         Operações de divisão até 9 (casos), e prova real;
·         Resolução de história matemática;
·         Sistema monetário;
·         Números pares e ímpares;
·         Numerais ordinais até 100;
·         Noções dobro, triplo;
·         Dúzia, meia dúzia;
·         Tempo: hora, meia hora, minuto, segundo;
·         Noções de sistemas de medida: massa, comprimento, capacidade;
·         Números romanos até 100;
·         Interpretação de gráficos e tabelas.


Ciências

  • Conhecer a terra respeitando-a como sendo o mundo em que vivemos, diferenciando e valorizando os seres da natureza.
  • Desenvolver atitudes de preservação do Meio Ambiente:
  • Reciclar, reutilizar e separar o lixo.



  • Elementos da natureza (animal, vegetal e mineral);
  • Corpo Humano;
  • Meio ambiente (planta, terra, ar, luz, água e calor);
  • Animais: vertebrados e invertebrados ( aves, peixes, mamíferos, répteis, anfíbios, nocivos, peçonhentos, úteis, domésticos, selvagens e silvestres).
  • Vegetais: aquáticos, e terrestres, utilidades, partes do vegetal;
  • Conservação do solo;
  • Lixo, reciclagem;
 A disciplina de ciências contemplará os temas transversais através de centro de interesse e ou projetos.

História e Geografia
  • Aprofundar o conhecimento das inter-relações entre os homens e a natureza, relacionando fatos passados, presentes e futuros. 


  • Revisão do estudo do município;
  • Estudo do Estado;
  • Meios de transporte;
  • Sinais de trânsito;
  • Meios de comunicação;
  • Folclore
  • Direitos e deveres

Artes
  • Desenvolver a competência estética e artística nas diversas modalidades da área de Arte (Artes Visuais, Dança,  Música, Teatro):
  •  Interagir  com materiais, instrumentos e procedimentos variados experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais:
  • Conhecer a História da Arte e artistas.
  • Fazer leituras e releituras de obras de arte.




  • Artes Visuais: desenho, pintura, colagem, modelagem, experimentação, utilização e pesquisa de materiais e técnicas artísticas (pincéis, lápis, giz de cera, papéis diversos, tintas, argila etc.)
  • Dança: movimento do corpo, cantigas de roda, danças regionais.
  • Música: Brincadeiras, jogos, danças, atividades diversas de movimento e suas articulações com os elementos da linguagem musical.
  • Teatro: experimentação e articulação entre as expressões corporal, plástica e sonora.
  • Visita à museus e Bienais:
  • Vídeos da TV Escola com História da Arte, vida dos artistas e obras artísticas.
  • Leitura e Releitura de obras de arte.



Educação Física
  • Aprimorar o desenvolvimento do esquema corporal e de domínio do corpo dando oportunidade para o desenvolvimento de habilidades corporais e participação nas atividades culturais, como jogos, esporte, danças com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afeto e emoção.



  • Conhecimento e  percepção do próprio corpo através das diversas atividades: (corrida, saltos, arremesso, equilíbrio, rolar, quicar bolas, bater e rebater com diversas partes do corpo e com objetos nas mais diversas situações), análise de movimentos no tempo e no espaço (atividades em circuitos com obstáculos), desenvolvimento de habilidades motoras, conhecimento de hábitos posturais e atitudes corporais.
  • Jogos cooperativos e recreativos: jogos regionais, jogos de salão, de mesa, de tabuleiro, de rua etc.
  • Brincadeiras infantis.
       As atividades serão desenvolvidas de acordo com o nível de desenvolvimento da turma.

                       Ensino Religioso

  • Reconhecer a responsabilidade pela preservação da vida, valorizando-a:
  • Conhecer a sua própria cultura;
  •  Respeitar os valores das diversas tradições religiosas;
  •  Possibilitar a vivência de valores e a convivência, o respeito, à tolerância e a solidariedade com o diferente;
  • Conhecer os textos sagrados, orais e escritos, das diversas manifestações religiosas nas diferentes culturas.


  • Reconhecimento da diversidade religiosa;
  • Dinâmicas com oportunidade de interação e afetividade entre os alunos.
  • Arte e espiritualidade (compreensão das diferentes representações do sagrado)
  • Família e religião: papel da religião nas famílias através da: formas de comportamento, brincadeiras, cantos, histórias e tradição religiosa.
  • Simbologia religiosa
  • Textos sagrados







Nenhum comentário:

Postar um comentário