Objetivos
Competências
|
Conteúdos
Habilidades
|
Língua Portuguesa
- Desenvolver a capacidade de
compreender, interpretar e aplicar as diferentes linguagens: oral,
escrita, corporal, sonora, dramática, plástica, musical, etc...
- Enfatizar a leitura crítica do mundo
que cerca a fim de melhorar a qualidade de suas relações interpessoais.
|
- Expressão
oral:
- Elaboração
de textos, observando parágrafos e seqüencia:
- Estruturação
de textos:
- Leitura de
textos, compreensão e interpretação, reconhecendo, diferenciando e
interpretando diferentes portadores de leitura:
- Dificuldades
ortográficas de acordo com textos trabalhados:
- Letra
cursiva (leitura e traçado)
- Substantivos
(gênero, numero e grau), com aplicação em frases e textos
- Diversificação
e aplicação de vocabulário
|
Matemática
- Estabelecer e elaborar relações
quaisquer para construir gradativamente o conhecimento
lógico-matemático.
|
* Quantificação, ordenação, seriação, relação,...
·
Construção do número até 9.999 (nomenclatura, inclusão
hierárquica, traçado, sucessor, antecessor, FM);
·
Composição e decomposição de números;
·
Operação adição e subtração com transporte, reagrupamento e
prova real;
·
Operação multiplicação até 10 e prova real;
·
Operações de divisão até 9 (casos), e prova real;
·
Resolução de história matemática;
·
Sistema monetário;
·
Números pares e ímpares;
·
Numerais ordinais até 100;
·
Noções dobro, triplo;
·
Dúzia, meia dúzia;
·
Tempo: hora, meia hora, minuto, segundo;
·
Noções de sistemas de medida: massa, comprimento, capacidade;
·
Números romanos até 100;
·
Interpretação de gráficos e tabelas.
|
Ciências
- Conhecer a terra
respeitando-a como sendo o mundo em que vivemos, diferenciando e
valorizando os seres da natureza.
- Desenvolver
atitudes de preservação do Meio Ambiente:
- Reciclar,
reutilizar e separar o lixo.
|
- Elementos da natureza (animal, vegetal e mineral);
- Corpo
Humano;
- Meio
ambiente (planta, terra, ar, luz, água e calor);
- Animais:
vertebrados e invertebrados ( aves, peixes, mamíferos, répteis,
anfíbios, nocivos, peçonhentos, úteis, domésticos, selvagens e
silvestres).
- Vegetais:
aquáticos, e terrestres, utilidades, partes do vegetal;
- Conservação
do solo;
- Lixo,
reciclagem;
A disciplina de ciências contemplará os
temas transversais através de centro de interesse e ou projetos.
|
História e Geografia
- Aprofundar o
conhecimento das inter-relações entre os homens e a natureza,
relacionando fatos passados, presentes e futuros.
|
- Revisão do estudo do município;
- Estudo do Estado;
- Meios
de transporte;
- Sinais
de trânsito;
- Meios
de comunicação;
- Folclore
- Direitos
e deveres
|
Artes
- Desenvolver a competência estética e artística nas
diversas modalidades da área de Arte (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro):
- Interagir com materiais, instrumentos e
procedimentos variados experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los
nos trabalhos pessoais:
- Conhecer a História da Arte e artistas.
- Fazer leituras e releituras de obras de arte.
|
- Artes Visuais: desenho, pintura, colagem,
modelagem, experimentação, utilização e pesquisa de materiais e técnicas
artísticas (pincéis, lápis, giz de cera, papéis diversos, tintas, argila
etc.)
- Dança: movimento do corpo, cantigas de roda,
danças regionais.
- Música: Brincadeiras, jogos, danças, atividades
diversas de movimento e suas articulações com os elementos da linguagem
musical.
- Teatro: experimentação e articulação entre as
expressões corporal, plástica e sonora.
- Visita à museus e Bienais:
- Vídeos da TV Escola com História da Arte, vida dos
artistas e obras artísticas.
- Leitura e Releitura de obras de arte.
|
Educação Física
- Aprimorar o desenvolvimento do esquema corporal e
de domínio do corpo dando oportunidade para o desenvolvimento de
habilidades corporais e participação nas atividades culturais, como
jogos, esporte, danças com finalidades de lazer, expressão de
sentimentos, afeto e emoção.
|
- Conhecimento e
percepção do próprio corpo através das diversas atividades:
(corrida, saltos, arremesso, equilíbrio, rolar, quicar bolas, bater e
rebater com diversas partes do corpo e com objetos nas mais diversas
situações), análise de movimentos no tempo e no espaço (atividades em
circuitos com obstáculos), desenvolvimento de habilidades motoras,
conhecimento de hábitos posturais e atitudes corporais.
- Jogos cooperativos e recreativos: jogos regionais,
jogos de salão, de mesa, de tabuleiro, de rua etc.
- Brincadeiras infantis.
As atividades serão desenvolvidas de
acordo com o nível de desenvolvimento da turma.
|
Ensino
Religioso
- Reconhecer a responsabilidade pela preservação
da vida, valorizando-a:
- Conhecer a sua própria cultura;
- Respeitar os valores das diversas
tradições religiosas;
- Possibilitar a vivência de valores e a
convivência, o respeito, à tolerância e a solidariedade com o diferente;
- Conhecer os textos sagrados, orais e
escritos, das diversas manifestações religiosas nas diferentes culturas.
|
- Reconhecimento
da diversidade religiosa;
- Dinâmicas
com oportunidade de interação e afetividade entre os alunos.
- Arte
e espiritualidade (compreensão das diferentes representações do sagrado)
- Família
e religião: papel da religião nas famílias através da: formas de
comportamento, brincadeiras, cantos, histórias e tradição religiosa.
- Simbologia
religiosa
- Textos
sagrados
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário