INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TARSILA DO AMARAL
Criada
pelo Decreto nº 9999 de 02/12/11.
REG: Nº9999/11 RS
26/12/11
ÍNDICE
1 Introdução.....................................................................................................03
1.1 Dados de
identificação...............................................................................04
2 Amparo Legal...............................................................................................05
3 Caracterização do Instituto...........................................................................06
3.1 Missão do
Instituto....................................................................................06
3.2 Composição da organização Institucional e modalidades de
Ensino...............................................................................................................07
3.2.1 Ensino Fundamental anos
iniciais...........................................................07
3.2.2 Ensino Fundamental séries finais............................................................07
3.2.3 Ensino Médio.........................................................................................07
3.3 Recursos Humanos.....................................................................................08
3.4 Visão de ensino..........................................................................................08
5 Recursos Físicos e Didáticos.........................................................................10
6. Princípios que norteiam o Instituto...............................................................11
7. Parceiros.........................................................................................................12
8. Plano de Metas e
Ações.................................................................................13
9. Referências Bibliográficas............................................................................
14
1-
Introdução:
A função
principal do Projeto Político Pedagógico é nortear as ações do Instituto
Tarsila do Amaral a partir da construção coletiva com a opinião da comunidade escolar.
Também
respeitando a questão normativa, o Projeto Político Pedagógico é principalmente
um instrumento ideológico, político, que visa, sobretudo, a gestão dos
resultados de aprendizagem, através da projeção, da organização, de
construção/reconstrução e acompanhamento de todo o universo escolar.
1.1-Dados de
Identificação.
Nome: Instituto (Estadual) de Educação Tarsila do Amaral
Endereço: Rua Gonçalo de Carvalho, 99900
Bairro: Centro
Cidade: Porto Alegre
Estado: RS
Fone / Fax: (51) 3383 3835
e-mail: ietarciladoamaral@ig.com.br
Número de alunos: 1050 matriculados e cursando
Turnos de funcionamento: manhã, tarde e noite.
Número de professores: 48
Número de funcionários: 11
Diretora: Meire Deloar Barreto
Vice-diretores: Vera Lúcia Schwigel Wagner (manhã)
Luciane Sartorum (tarde)
Eliana Teresinha de Vargas Martins (noite)
Orientadora
Educacional:
2-
Amparo Legal
Através da LDB, Lei de Diretrizes
e Bases o Projeto Político Pedagógico ganha amparo legal, principalmente nos
art.12 & I, art. 13 & I e no art. 14 & I e II, da Lei nº 9394/96,
que confia a escola a criação e construção do mesmo.
A legislação define normas de
gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com suas
peculiaridades e conforme os seguintes princípios estabelecidos pelo art.14:
I. participação dos
profissionais de educação na elaboração do projeto
pedagógico da escola;
II. participação das
comunidades escolar e local em conselhos escolares
equivalente.
Na elaboração do
currículo é preciso levar em consideração a realidade da qual a escola está
inserida, fazendo uma inter-relação entre as diferentes áreas do conhecimento.
Este deve ser trabalhado de forma participativa, havendo interação professor /
aluno, relacionando os saberes historicamente acumulados com as práticas
cotidianas, tendo em vista que o “conhecimento resulta da organização de
informações em redes de significados”. (MEC, 2008,p. 23).
A descentralização desse trabalho ocorre com a
participação do corpo docente escolar dando o toque democrático e fortalecem a
função social e dialética da escola por meio do trabalho conjunto com os
diferentes seguimentos da comunidade escolar. Para garantir este, criou-se o
Conselho Escolar no corrente, com base na LDB 9394/9, o qual é o órgão máximo
desta instituição tendo em vista que tem um representante legal eleito, de cada
segmento da comunidade escolar.
A construção e reconstrução das
práticas pedagógicas ocorrem dentro do espaço escolar acolhedor que visa
contemplar a todos através dos conselhos de classes participativos, onde os
pais assistem os alunos demonstrando o que construíram como construíram e onde
podem crescer ainda mais, tendo ainda a participação direta dos professores que
fazem intervenções se necessário, demostrando como ocorre o trabalho
interdisciplinar desde o primeiro dia de aula até a data do conselho de classe.
Consideramos que a efetivação
deste se concretize com reuniões semanais nas quartas feiras após o intervalo
data esta em que todo o corpo docente é convocado. Já as reuniões
administrativas ocorrerão na terça feira no horário entre meio dia e 13hs:40min
e com o conselho Escolar às quintas feiras também no horário de intervalo de
almoço ou a partir das 17hs 00min, conforme disponibilidade da comunidade
escolar.
Todos os profissionais deste
Instituto devem estar em constante atualização através da formação continuada,
prevista em Lei, inclusive durante as horas atividades sem prejudicar o
educando.
3-
Caracterização do Instituto:
3.1- Missão do
Instituto
Construir cidadania, através de
uma educação de qualidade com base no desenvolvimento social e político,
preparando o educando para as constantes mudanças, em que vivemos na busca da
autorrealização.
Compreende que não basta ter como
conteúdo escolar as questões sociais atuais, mas que é necessário que o aluno
possa se reconhecer nos conteúdos e nos modelos sociais apresentados para
desenvolver a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do
ambiente buscando ampliar as experiências e adquirir o aprendizado.
Sendo a escola parte integrante
do todo social deve servir aos interesses populares garantindo um bom ensino,
preparando o aluno para o mundo, proporcionando-lhe a aquisição de conteúdos
concretos e significativos, fornecendo-lhe instrumental para a sua inserção no
contexto social de forma organizada e ativa.
Neste contexto o professor é o
mediador, cuja função é orientar, abrir perspectivas numa relação de troca
entre o meio e o aluno, a partir dos conteúdos.
A aprendizagem se dá quando o
aluno ultrapassa sua visão parcial e confusa, adquirindo uma visão mais clara e
unificadora. Cada diferente tendência pedagógica busca perceber o aluno, o
mundo, a sociedade, o professor e os diversos aspectos educacionais de maneira
diferenciada. Logo trabalhamos com avaliação continuada levando em conta que o
aluno tem direito a tantas recuperações quanto for necessário para atingir os
objetivos propostos até o último dia letivo.
De acordo com Betini, “o projeto
político-pedagógico mostra a visão macro do que a instituição escola pretende
ou idealiza fazer, seus objetivos, metas e estratégias permanentes, tanto no
que se refere às suas atividades pedagógicas, como às funções administrativas.
Portanto, o projeto político-pedagógico faz parte do planejamento e da gestão
escolar. A questão principal do planejamento é então, expressar a capacidade de
se transferir o planejado para a ação. Assim sendo, compete ao projeto
político-pedagógico a operacionalização do planejamento escolar, em um
movimento constante de reflexão-ação- reflexão.” (2005, p.38).
Para que os
objetivos sejam alcançados é importante o trabalho coletivo e o comprometimento
e engajamento de todos os segmentos da comunidade escolar. Segundo Veiga o PPP
“É também um instrumento que identifica a escola como uma instituição social,
voltada para a educação, portanto, com objetivos específicos para esse fim.”
(p. 13, 2002).
O Projeto
Político Pedagógico deste Instituto construir-se-á a partir da realidade do
entorno desta Instituição, para, a partir daí trabalhar novas possibilidades e
ampliar horizontes tornando seus alunos atores conscientes e críticos de seus
direitos e deveres na busca incansável de um mundo melhor através da
Pesquisa-Ação.
Este
instituto está inserido em uma das ruas consideradas mais lindas do mundo,
propositalmente, em meio a arvores seculares e longe do ruído das fábricas, das
oficinas e dos latidos de cães de rua. A Maioria dos alunos vem no transporte
coletivo da prefeitura. São filhos de papeleiros, vendedores ambulantes e
outros trabalhadores da área informal, que não tem onde deixar seus filhos que
encontram aqui a paz que não tiveram a noite, pois vem de bairros mais agitados,
distantes e menos favorecidos da cidade. Temos como meta principal fazer com
que nosso aluno acredite que um mundo melhor é possível e indiretamente
queremos fazer com que os habitantes deste bairro entendam que a influencia do
meio transforma seres e que a inclusão social é possível só depende de nós.
Nosso Instituto foi criado para respeitar as diferenças, um
exemplo é a radio escolar que toca todos os diferentes ritmos, intercalando-os.
3.2 Composição da Organização Institucional.
O Instituto de Educação
Tarsila do Amaral oferece à Comunidade Escolar dos excluídos do centro de Porto
Alegre e seus arredores as seguintes modalidades de ensino, sendo que cada
turma é composta por vinte alunos:
3.2.1- Ensino Fundamental Anos Iniciais
Ano
|
Turmas
|
Turno
|
1º ano
|
01
|
Vespertino
|
2º ano
|
01
|
Vespertino
|
3º ano
|
01
|
Vespertino
|
4º ano
|
01
|
Vespertino
|
5º ano
|
01
|
Vespertino
|
3.2.2- Ensino Fundamental Anos Finais
Ano
|
Turmas
|
Turno
|
6º ano
|
01
|
Matutino
|
7º ano
|
01
|
Matutino
|
8º ano
|
01
|
Matutino
|
9º ano
|
01
|
Matutino
|
3.2.3- Ensino Médio
Ano
|
Turma
|
Turno
|
1º ano
|
01 (101)
|
Noturno
|
2º ano
|
01 (201)
|
Noturno
|
3º ano
|
01 (301)
|
Noturno
|
3.3- Recursos Humanos
O Instituto Tarsila do Amaral é composto pelos seguintes
agrupamentos humanos conforme suas funções e/ou contribuições para o
desenvolvimento do ensino aprendizagem:
1- Pessoal Docente;
Auxiliares (Alunos monitores e estagiários)
Secretaria (secretário e auxiliares)
Bibliotecários e Assistentes de biblioteca
Supervisão e Coordenação
Auxiliares Serviços Gerais
Professores aposentados voluntários
2-Direção: diretor, vices diretores, auxiliar administrativo
e auxiliar financeiro.
3-Supervisão e Coordenação (com auxilio e convenio com o SIR
e Secretaria da Saúde).
4- Pessoal Não Docente:
* Alunos;
* Conselho Escolar;
* Outros Parceiros
3.4-Visão de Ensino
Tocar, ouvir, criar e entender
sobre a História da Música são pontos fundamentais de ensino de artes com foco
na música, desenvolve a capacidade de concentração e já está provado que alunos
ligados à arte rendem mais inclusive nas disciplinas das exatas.
Para a professora do Departamento de Música da
Universidade de São Paulo, Teca Alencar de Brito, contudo, os currículos não
devem ser engessados. "Não se pode ensinar Música a partir de uma visão
utilitarista. Estamos falando de arte. É preciso explorar as
sensibilidades", afirma a especialista, criadora da Teca Oficina de
Música.
Em nosso Instituto todos
profissionais devem estar com o curso superior completo ou cursando no mínimo o
5º semestre e já ter concluído pelo menos um estágio obrigatório para a
conclusão do mesmo.
Durante o intervalo de almoço os
alunos permanecem na quadra de esportes em colchonetes improvisados, tendo o
tempo livre de duas horas para interagirem ou descansarem.
4-
Projetos de Aprendizagem
Os projetos de aprendizagens devem ser
implantados já no início do ano letivo em sua maioria e os demais no decorrer
do ano seguinte.
4.1- PROJETOS INTERDISCIPLINARES
1º O JOVEM PROTAGONISTA DE SUA HISTÓRIA: Em parceria com a
Brigada Militar e o CIEE tem como foque tratar o tema transversal Educação e
Orientação Sexual, através de palestras e peças teatrais e tem como objetivo a
discussão de gêneros e a diminuição dos fatores de riscos e pretende atingir
principalmente do 6º ao 9º ano.
2º ESPORTE É VIDA: Projeto de cunho esportivo e educacional.
Atende nas modalidades
handebol, vôlei, futsal e atletismo, no horário de 14h às
18h30, com turmas definidas por idade e por modalidade, funcionando na quadra
de esportes da escola.
3º POEMART-SARAU LITERÁRIO: Projeto coordenado pelos
professores de literatura em parceria com o professor de música e intercâmbio
com outras escolas. Horário vespertino. Atende todos os alunos de acordo com o
interesse e o talento de cada um
4º MUSICART-SARAU MUSICAL: projeto coordenado pelos
professores de musica e professor de literatura. Horário vespertino. Atinge
todas as séries e todos os alunos que demonstram interesse pela musica.
5º CORPO EM MOVIMENTO: Projeto desenvolvido com a
coordenação dos professores de artes visuais em parceria com os demais e visa o
desenvolvimento da dança contemporânea. Horário vespertino. Atende todos os
alunos que demonstrem interesse de todas as turmas.
6º JOVENS TALENTOS: A cada final de trimestre será realizado
um show de talentos onde todos podem participa desde que sejam frequentes nos
demais projetos e ocorre por ordem de inscrição onde estes passam por uma
equipe de convidados que formam os jurados e haverá premiação até o 5º lugar
por modalidade: teatro, música, poema, dança e artes visuais.
7º SAIDAS DE CAMPO: Acontecerá uma a cada trimestre sendo
cada uma com um foco principal dentro da visão transdisciplinar: Missões,
Museus e uma a ser pensada no campo da Biologia com enfoque na
sustentabilidade, (seclimar, por exemplo).
5-RECURSOS
FISICOS E DIDÁTICOS
A Escola
conta com três prédios de dois pisos cada, uma quadra poli esportiva e uma
piscina térmica e coberta. As salas estão assim distribuídas: 10 (dez) salas de
aula no prédio 01, uma sala de vídeo, uma sala e recursos uma biblioteca, duas
salas de informática e cinco salas ambientes as quais possuem vestiário e
banheiros individuais em suas dependências, no prédio 02. Destas, duas salas
destinam-se as artes visuais, uma a música, uma as artes cênicas e outra é uma
videoteca com produções dos alunos. Já a rádio escolar está instalada para
atender todas as pendencias da escola é coordenada por um professor e um grupo
de cinco alunos que se revezam a cada mês até que todos os alunos do 8º ano do
Ensino Fundamental ao 3ºano do Ensino Médio contribuam e adquiram experiência,
através de uma parceria com Rádios AM e FM de Porto Alegre.
No Prédio 03, térreo, contamos
com um refeitório equipado o qual serve um lanche às 9hs, ao meio dia o almoço,
as 15h00minhs um lanche e as 17h00min serve o jantar. As sobremesas variam
entre gelatinas e frutas. A piscina encontra-se instalada neste prédio, também
no térreo e no 1º andar temos o anfiteatro.
A escola possui dez computadores,
três impressoras e uma copiadora multifuncional mais uma copiadora de grande
porte. Estão distribuídos na secretaria, direção, supervisão, orientação, biblioteca
e sala dos professores. Todos são apropriados e utilizados de acordo com as
necessidades de cada setor. Há ainda 40 computadores e impressoras oriundas do
PROINFO distribuídos nas duas salas de informática, vinte para cada sala.
6- PRINCIPIOS QUE NORTEIAM O PPP
• Desenvolvimento
das competências para as habilidades de aprendizagem: Ler, Escrever e Contextualizar.
• Desenvolvimento
do senso crítico para o pleno exercício da cidadania;
• Apropriação
das tecnologias através da interatividade com as mesmas;
• Espaço
Democrático a todos;
• Respeito às
diferenças e acompanhamento para administração do emocional;
• Estabelecer
conexões religiosas e culturais;
• Relativismo
com o ensino de qualidade e o profissionalismo;
• Tolerância, empatia
e respeito,
* Avaliação
continuada.
7- Parceiros:
Também por se tratar de alunos
carentes conseguimos estabelecer convênios com diversas empresas de nossa
cidade podendo garantir o transporte seguro dos alunos inclusive do noturno, A
informatização de nossa escola, onde cada aluno tem seu net book que fica em
seu armário para o uso do dia seguinte com seus dados armazenados que servem
para que possamos acompanhar seu rendimento.
Os convênios e parcerias complementam nossos
projetos como lual, saraus literários e musicais, em outras escolas,
acantonamento, etc. Nossa capital é rica em espaços culturais e nosso aluno
carente precisa fazer parte deste contexto. O intuito é levar essa ideia ao
interior do estado, pois hoje a exclusão, a violência e a falta de oportunidades
estão chegando nas pequenas cidades, por isso precisamos pensar o entorno e
desenvolver em nosso aluno uma visão holística da realidade.
Ao transformar o cotidiano dessas
crianças e adolescentes a começar pela assiduidade na escola em um turno e as
atividades extracurriculares em outro, sem desvincular de seus lares
pretende-se também, posteriormente, implantar o EJA, incluindo a família a esta
transformação e com isto prevenir e diminuir os índices analfabetismo, evasão
escolar, e de crianças e adolescentes no trabalho e na rua.
Parceiros:
Brigada Militar;
Secretaria da Saúde;
MARGS;
Santander Cultural;
Fundação Iberê Camargo
Prefeitura Municipal e Carris;
Universidade Federal do Rio
Grande do Sul (PIBID e professores de música e teatro);
Casa de Cultura Mário Quintana
(música contemporânea);
Igreja Nossa Senhora das Dores (Coral);
Teatro municipal e do SESC;
CIEE;
Memorial do Rio Grande do Sul;
Estações de Rádio de Porto Alegre
c(AM e FM).
8- Metas Futuras
*Instalação do sistema de
“self-service” na hora da
Alimentação;
*Aquisição
de uma lousa digital;
* Construção
de salas adequadas para o descanso no intervalo de almoço, com colchonetes
próprios tevês e/ou som ambiental;
* Construir
uma Biblioteca virtual para que os alunos possam pesquisar direto das salas
tendo acesso a todo o acervo da biblioteca convencional;
*
Estabelecer intercâmbios para a formação e qualificação dos profissionais da
educação de nosso Instituto com Universidades de outros países;
* Entrar em
contato com as Embaixadas internacionais para permitir que nosso aluno possa
realizar pesquisas no exterior.
9- BIBLIOGRAFIA
BRITO, Teca Alencar de-Quantas Músicas têm a Música? ou Algo
Estranho no Museu (Editora Peirópolis)
LEMOS, Maya Suemi, Coordenação de Estudos e Qualificação do
Departamento de Música da Funarte.
MEDEL, Cássia Ravena Mulin de Assis-Projeto
Político-Pedagógico: Construção e Implementação na Escola, 128 págs., Ed.
Autores Associados.
PADILHA, Paulo Roberto-Planejamento Dialógico: Como
Construir o Projeto Político-Pedagógico da Escola, 160 págs., Ed. Cortez.
VASCONCELLOS, Celso
dos Santos-Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto
Político-Pedagógico, 208 pág., Ed. Libertad.
Por Eliana Teresinha de Vargas Martins
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