PROJETO CIRANDA DE LIVROS.





                                           Instituto de Educação Tarsila do Amaral-RS
                                                   Biblioteca Oswald de Andrade

Projeto Ciranda de Livros, desenvolvido interdisciplinarmente.
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS:
MARIA DE FÁTIMA MICHEL VALIM E SOLANGE A. MARTINS.
Nome do Projeto: Ciranda de Livros
Tema: Incentivando à leitura
Publico Alvo: Alunos das séries iniciais.
Área do conhecimento: Alfabetização / leitura de livros
Justificativa:
Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crianças.

Objetivos:
Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.
Tornar a leitura um ato prazeroso.
Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar.
Estimular os alunos a participar ativamente da ciranda de livros.

Estrutura Programática
Conteúdos: Troca de livros entre as crianças.

Desenvolvimento: Através de uma ciranda de livros feita com os alunos da sala, será montada uma espécie de biblioteca, e os mesmos poderão trocar de livro semanalmente para que sejam levados para serem também lidos em casa com a ajuda e participação dos pais ou outro familiar.

Conteúdos Atitudinais: o projeto possibilita que os alunos realizem um trabalho coletivo, onde haja o
envolvimento de todos em sala de aula e, estimulando a integração e participação dos pais na vida escolar dos filhos, que participam do projeto fazendo a leitura desses livros em casa , discutindo-os com os filhos.

Problematização: O projeto não só abre caminhos para os alunos diante dos livros, mas permite explorar a trilha junto com eles.
Procedimentos Metodológicos: A professora baseada em conhecimentos obtidos de suas interações com os alunos faz uma lista de livros e cada um adquirirá um livro da lista. Esses livros deverão ser encapados, para começar a ciranda dos livros que serão trocados entre os alunos com auxílio da professora, semanalmente. Os alunos serão orientados a lê-los em casa, durante o final de semana com os pais, participando do projeto de incentivo à leitura.
Os alunos quando retornarem à escola após o final de semana, farão um relato do livro para os amigos e darão sua opinião sobre a leitura. Ao final do terceiro bimestre, será realizada uma feira de livros com produções dos próprios alunos, para apresentação à comunidade.
RECURSOS: Livros infantis.
AVALIAÇÂO: Será considerado satisfatório se os alunos desenvolverem o gosto pela leitura interagindo com os pais.







Planejamento para as Séries Finais do Ensino Fundamental e Médio.
Justificativa:
Observando que o hábito da leitura deve se estender por toda a vida escolar bem como fora dela este planejamento tem em vista colocar estes hábitos tanto da leitura como o dá pesquisa de maneira prazerosa e dinâmica a vir ter como de grande auxílio na vida do educando e seus familiares.
Objetivos:
- Desenvolver hábitos saudáveis dentro do contexto da leitura, da pesquisa, da construção de conhecimentos e habilidades;
- fazer do espaço da biblioteca um lugar mágico, onde tudo possa ser construído, investigado, adquirido dentro da aprendizagem;
- fazer acontecer espaços temáticos, apresentações, diversificando habilidades e dons;
- trazer para a escola em geral propostas em âmbito concursos, onde o objetivo é o crescimento da aprendizagem;
- desenvolver a hora do conto, os saraus, os shows de talento;
- trazer a flexibilidade da pesquisa através da informática e da mídia para conclusão de trabalhos;
- incentivar a imaginação para criar;


Estrutura Programática.
Dentro do proposto será criado um cronograma onde os alunos poderão se inscrever para participar das atividades cognitivas e lúdicas a serem desenvolvidas durante o ano, tais como:
- hora do conto, alunos séries iniciais e finais.
- sarau, alunos séries finais e ensino médio.
- show de talentos todos os alunos classificados por etapas segundo suas séries.
- gincana escolar dentro das disciplinas envolvendo todos os alunos. Observação:
Nesta gincana o uso da mídia e da tecnologia é fundamental para sua realização.
- feira de ciências.
- murais ecológicos, culturais, de datas comemorativas.
- trabalho de acessibilidade dentro do espaço da escola.


Conteúdos Atitudinais:
Este planejamento visa envolver todos os alunos, professores, pais e a comunidade escolar, pois o objetivo maior é a construção do conhecimento dentro do todo.


Procedimentos Metodológicos:
Dentro da proposta da biblioteca para o ano letivo também será executado os planos para desenvolver a interdisciplinaridade e a preservação do meio ambiente.
Cada professor ou em grupos de disciplina, formularam atividades onde a função da biblioteca é atender de maneira prática e precisa recursos e espaço para ser desenvolvidas. Dentro de cada atividade será considerado todo o esforço que o aluno venha desempenhar, seu interesse e sua colaboração para que a atividade esteja a contento. Haverá uma comissão para avaliação das propostas e de sua execução, como suporte técnico.
Dentro da proposta a troca de conhecimento das séries de ensino médio com as séries iniciais, educação infantil e séries finais será proveitosa, visto que o objetivo maior é a construção do conhecimento.

Recursos:
Todos os recursos básicos da biblioteca serão utilizados, bem como informatização, mídia, tecnologia, etc...

Avaliação:
Será avaliado todo o esforço, dedicação e envolvimento do aluno, tais como expressão oral e corporal, criatividade, demonstração de coleguismo, etc., em todas as áreas do conhecimento, em prol de uma educação inclusiva, menos competitiva, levando em conta as diferenças e as limitações de cada um. 






Por Solange, Maria de Fátima e Eliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário