PLANOS DE EDUCAÇÃO FISICA
CRIATIVIDADE
QUALIDADE
DE VIDA
MOTIVAÇÃO
PROFESSORA RESPONSÁVEL
SANDRA OCLIDIA BOLFE
2011.
CRIATIVIDADE, QUALIDADE DE VIDA, MOTIVAÇÃO
O Objetivo da nossa escola, é despertar em nossos alunos a noção de que criar, arriscar, inovar, buscar sempre o aperfeiçoamento, acreditando nos próprio potencial, é a grande marca dos verdadeiros vencedores. Do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o nosso objetivo maior é a formação de crianças felizes e capazes, orientadas no caminho do conhecimento, estimuladas a raciocinar, resolver questões com o máximo de autonomia, interagir com o ambiente externo, segundo as fases de seu desenvolvimento. Estimulamos a inventividade e a curiosidade, fundamentais nessa fase de descobertas. Conseguimos fazer nossas crianças aproveitarem sua infância e quererem desvendar, com a mesma motivação, os mistérios que envolvem a Linguagem e seus Códigos. Com isso, desejamos formar nossos alunos como cidadãos conscientes e capazes de fazer a diferença - em suas vidas adultas e no mundo, nos preocupamos também com a situação nutricional de nossos alunos fazendo avaliação do IMC de 6 em meses ( IMC= índice de Massa Corporal).
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Atividades
Esportivo-Culturais - Nossos alunos são motivados a participar de
atividades tanto escolares e sociais, como cívicas, recreativas, esportivas e
culturais. Para isso, oferecemos plena assistência educacional e moral. Ao
longo do ano, ocorrem diversos eventos, que são organizados com o intuito de
trabalhar o espírito de grupo, o companheirismo, a solidariedade, a criatividade
e outros valores indispensáveis à plena formação do ser humano.
IMC
A
obesidade vem crescendo
assustadoramente em todo o mundo, com isso é inevitável falarmos nesse
assunto.
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Verificando
o Peso e estatura
Na avaliação biométrica
(peso, altura), realizando no desenvolver do projeto, serão avaliados todos
os alunos do 6º ao 9º. Através da tabela de IMC e posse do peso e altura dos
alunos. Com essa avaliação é possível avaliar a situação nutricional dos
alunos. ( Esses testes serão realizados com uma fita métrica fixada na parede
e balança doméstica).
O IMC é determinado pela divisão da massa do
individuo (peso), pela altura².
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As aulas de Educação Física além de ser
divertidas estão sendo consideradas de muita importância para todos os
segmentos e a importância desta foi atribuída ao fato de a mesma promover: o
desenvolvimento integral do aluno, a socialização, a vida saudável, espírito de
equipe, distração, relaxamento e prática de esportes.
Vygotsky (1994), afirma que os
alunos nas aulas de Educação Física participam das diversas experiências
corporais para as quais são provocados. Ao serem ajudados por professores e
colegas, acabam por descobrir novos modelos. As relações entre os colegas
provocam o simbolismo e a necessidade de comunicação nos participantes. Se a
aquisição dos processos mentais superiores se dá através do meio e as
experiências lúdicas são provocadoras naturais de novas zonas proximais, então
a Educação Física que se utiliza do movimento como ferramenta pedagógica é um
ambiente propício para a ampliação das aprendizagens.
Considera-se que aprender a
levar a atividade física como um comportamento pessoal para o resto da vida
significa compreender que isso só é possível mediante experiências satisfatórias
com exercícios físicos e os jogos. A exposição na atividade física é algo
constante e a experiência negativa com a exposição constrange e acaba por
marcar a vergonha e a indisposição como comportamentos adquiridos na atividade
física. Os alunos devem ser provocados e exercitados a entenderem que somente
podem vencer quando estiverem divertindo-se. A vitória não pode ser a condição
para o divertimento. Caso o for, as atividades não são lúdicas. O divertimento
deve estar presente no jogo e não no seu final (FALKENBACH, 2002).
Falkenbach (2002), também
entende o esporte como um meio prático e eficiente de contribuir na educação
das crianças e dos jovens. Pode-se afirmar esta condição a partir da simples
evidência de que a via corporal é uma via de aprendizagem e registros de
vivências. São especificamente essas vivências concretas que auxiliam as
crianças na estruturação da forma de ser “pessoa”.
No entanto, essa forma de ser
só poderá evidenciar-se em um ambiente que se caracterizar menos por seus aspectos
de rendimento, performance, competitividade, habilidades em fundamentos,
vitórias e mais pelos aspectos sociabilizadores, afetivos, relacionais e
humanizadores (FALKENBACH, 2002).
Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como
objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de:
• compreender a cidadania como participação
social e política, assim como exercícios de direitos e deveres políticos,
adotando, no dia-a- dia atitudes de solidariedade, cooperação e repudio as
injustiças respeitando o outro exigindo
para si mesmo o mesmo respeito.
• posicionar-se de maneira crítica, responsável e
construtiva nas diferentes situações sociais utilizando o dialogo como forma de
mediar conflitose de tomar decisões coletivas;
• conhecer características fundamentais do Brasil
nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir
progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de
pertinência ao pais;
• conhecer e valorizar a pluralidade do
patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros
povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em
diferenças culturais, de classe social de crença, de sexo, de etnia ou outras
características individuais e sociais.
• perceber-se integrante, dependente e agente
transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre
eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
• desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo
e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva,
ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com
perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.
• conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando
e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida
e agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e a saúde coletiva;
• utilizar as diferentes linguagens — verbal, matemática,
gráfica, plástica e corporal- como meio para produzir, expressar e comunicar
suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos
públicos e privados,atendendo a diferentes intenções e situações de
comunicação;
• saber utilizar diferentes fontes de informação
e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
• questionar a realidade formulando-se problemas
e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico,a
criatividade, a intuição, a capacidade de analise critica, selecionando
procedimentos e verificando sua adequação.
sua adequação.
ATITUDES: CONHECIMENTO SOBRE O CORPO: ESPORTES,
JOGOS LUTAS E GINASTICA. ATIVIDADES RITMICAS E EXPRESSIVAS.
·
predisposição para responsabilizar-se pelo
desenvolvimento e manutenção de suas capacidades físicas ( resistência
aeróbica, força, velocidade, flexibilidade).
·
Predisposição para conhecer a sua própria
postura comprometendo-se com a utilização dos conhecimentos obtidos sob o tema,
responsabilizando-se pelo registro do processo e a avaliação do trabalho.
·
Valorização dos efeitos que as praticas
corporais e hábitos saudáveis exercem sobre a aptidão física e a qualidade de vida
·
Predisposição para aplicar os princípios que
regem a melhora das habilidades: qualidade e quantidade.
·
Valorização dos efeitos que, para as condições
de saúde e qualidade de vida tem a pratica habitual de atividades desportivas.
·
Disposição favorável para superação de
limitações pessoais
·
Aceitação de que o competir com outros não
significa rivalidade, entendendo a oposição como uma estratégia do jogo e não
como uma atitude frente aos demais.
·
Predisposição para participar em jogo esportivo,
recreativo, ginásticas, lutas e atividades rítmicas e expressivas.
·
Predisposição para crias, transformar e adaptar
regras na criação de jogos e atividades que dêem prioridade a inclusão de
todos.
·
Valorização
dos jogos recreativos e das danças populares como forma de lazer e integração
social.
·
Cooperação e aceitação das funções atribuídas
dentro do trabalho em equipe ( nos jogos, coreografias, mímicas)
·
Predisposição para aplicar fundamentos
adquiridos e os recursos disponíveis na criação e adaptação de jogos, danças e
brincadeiras ( mímicas e representações), otimizando o tempo de lazer.
·
Respeito ao limite pessoal e ao limite do outro.
·
Respeito a integridade física e moral do outro.
·
Predisposição em cooperar com o colega ou grupo
nas situações de aprendizagem
CONCEITOS E
CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO
Identificação das capacidades físicas
básicas:
* análise do grau de implicação das diferentes capacidades em uma
determinada atividade física.Condicionamento físico e desenvolvimento das capacidades físicas.
·
Conceitos princípios e sistemas para seu
desenvolvimento, abordando o nível das capacidade físicas pessoais para a
aplicação concreta de sistemas de desenvolvimento dessas capacidades, segundo
necessidades e características individuais.
Identificação de funções orgânicas relacionadas
com a atividade motora:
·
Contração muscular: tensão relaxamento.
·
Captação de oxigênio : freqüência respiratória.
·
Utilização de algumas relações ( freqüência
cardíaca e respiratória) como indicadores da intensidade e do esforço.
Conhecimentos
dos efeitos da atividade física sobre o organismo e a saúde.
*funções dos aparelhos sistema orgânicos com relação aos exercícios
e adaptação desses aos exercícios:
*efeitos das atividades físicas sobre o organismo
e a saúde: benefícios, riscos, indicações e contra indicações;
*o aquecimento: fundamentos e formas de
aquecimento com a preparação para atividade física ( aquecimento geral e
especifico)
PLANEJAMENTO DO TRABALHO DE CONDICIONAMENTO
FÍSICO:
·
Elaboração de programas de condicionamento físico para manutenção,
desenvolvimento das capacidades físicas;
·
Trabalhos com automotivação.
CONCEITOS E PROCEDIMENTOS ESPORTES, JOGOS, LUTAS
E GINÁSTICA
·
Aspectos histórico-sociais dos jogos e esportes
mais atuais e relevantes:
·
A inclusão e exclusão da mulher em determinados
esportes,em determinados momentos históricos.
·
A mídia e o esporte espetáculo.
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Esporte e a violência.
·
A transformação do jogo em esporte;
·
A historia das olimpíadas ( questão das
condições, do apoio ao esporte nos diversos países com políticas de marketing)
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A inclusão e exclusão do negro nos esportes em
determinados momentos históricos;
CONSTRUÇÃO DO GESTO ESPORTIVO
·
Percepção do desenvolvimento das capacidades
físicas e habilidades motoras relacionadas ás atividades desportivas.
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Compreensão e vivencia dos aspectos relacionados
á repetição e á qualidade do movimento na aprendizagem do gesto esportivo
·
Aquisição
e aperfeiçoamento de habilidades especificas relacionadas aos esportes
·
Aquisição e aperfeiçoamento das habilidades
especificas relacionadas aos jogos
APLICAÇÃO DOS
DESPORTOS INDIVIDUIAS E COLETIVOS.
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