PLANOS DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA


PLANOS DE EDUCAÇÃO FISICA
                    CRIATIVIDADE
QUALIDADE DE VIDA
MOTIVAÇÃO

PROFESSORA RESPONSÁVEL
SANDRA OCLIDIA BOLFE
2011.

CRIATIVIDADE, QUALIDADE DE VIDA, MOTIVAÇÃO

O Objetivo da nossa escola, é despertar em nossos alunos a noção de que criar, arriscar, inovar, buscar sempre o aperfeiçoamento, acreditando nos próprio potencial, é a grande marca dos verdadeiros vencedores. Do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o nosso objetivo maior é a formação de crianças felizes e capazes, orientadas no caminho do conhecimento, estimuladas a raciocinar, resolver questões com o máximo de autonomia, interagir com o ambiente externo, segundo as fases de seu desenvolvimento. Estimulamos a inventividade e a curiosidade, fundamentais nessa fase de descobertas. Conseguimos fazer nossas crianças aproveitarem sua infância e quererem desvendar, com a mesma motivação, os mistérios que envolvem a Linguagem e seus Códigos. Com isso, desejamos formar nossos alunos como cidadãos conscientes e capazes de fazer a diferença - em suas vidas adultas e no mundo, nos preocupamos também com a situação nutricional de nossos alunos fazendo avaliação do IMC de 6 em meses ( IMC= índice de Massa Corporal).
·                    Atividades Esportivo-Culturais - Nossos alunos são motivados a participar de atividades tanto escolares e sociais, como cívicas, recreativas, esportivas e culturais. Para isso, oferecemos plena assistência educacional e moral. Ao longo do ano, ocorrem diversos eventos, que são organizados com o intuito de trabalhar o espírito de grupo, o companheirismo, a solidariedade, a criatividade e outros valores indispensáveis à plena formação do ser humano.

IMC

A obesidade  vem crescendo assustadoramente em todo o mundo, com isso é inevitável falarmos nesse assunto.
Verificando o Peso e estatura
Na avaliação biométrica (peso, altura), realizando no desenvolver do projeto, serão avaliados todos os alunos do 6º ao 9º. Através da tabela de IMC e posse do peso e altura dos alunos. Com essa avaliação é possível avaliar a situação nutricional dos alunos. ( Esses testes serão realizados com uma fita métrica fixada na parede e balança doméstica).
 O IMC é determinado pela divisão da massa do individuo (peso), pela altura².

As aulas de Educação Física além de ser divertidas estão sendo consideradas de muita importância para todos os segmentos e a importância desta foi atribuída ao fato de a mesma promover: o desenvolvimento integral do aluno, a socialização, a vida saudável, espírito de equipe, distração, relaxamento e prática de esportes.
    Vygotsky (1994), afirma que os alunos nas aulas de Educação Física participam das diversas experiências corporais para as quais são provocados. Ao serem ajudados por professores e colegas, acabam por descobrir novos modelos. As relações entre os colegas provocam o simbolismo e a necessidade de comunicação nos participantes. Se a aquisição dos processos mentais superiores se dá através do meio e as experiências lúdicas são provocadoras naturais de novas zonas proximais, então a Educação Física que se utiliza do movimento como ferramenta pedagógica é um ambiente propício para a ampliação das aprendizagens.
    Considera-se que aprender a levar a atividade física como um comportamento pessoal para o resto da vida significa compreender que isso só é possível mediante experiências satisfatórias com exercícios físicos e os jogos. A exposição na atividade física é algo constante e a experiência negativa com a exposição constrange e acaba por marcar a vergonha e a indisposição como comportamentos adquiridos na atividade física. Os alunos devem ser provocados e exercitados a entenderem que somente podem vencer quando estiverem divertindo-se. A vitória não pode ser a condição para o divertimento. Caso o for, as atividades não são lúdicas. O divertimento deve estar presente no jogo e não no seu final (FALKENBACH, 2002).
    Falkenbach (2002), também entende o esporte como um meio prático e eficiente de contribuir na educação das crianças e dos jovens. Pode-se afirmar esta condição a partir da simples evidência de que a via corporal é uma via de aprendizagem e registros de vivências. São especificamente essas vivências concretas que auxiliam as crianças na estruturação da forma de ser “pessoa”.
    No entanto, essa forma de ser só poderá evidenciar-se em um ambiente que se caracterizar menos por seus aspectos de rendimento, performance, competitividade, habilidades em fundamentos, vitórias e mais pelos aspectos sociabilizadores, afetivos, relacionais e humanizadores (FALKENBACH, 2002).
Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de:

• compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercícios de direitos e deveres políticos, adotando, no dia-a- dia atitudes de solidariedade, cooperação e repudio as injustiças respeitando  o outro exigindo para si mesmo o mesmo respeito.

• posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais utilizando o dialogo como forma de mediar conflitose de tomar decisões coletivas;

• conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao pais;
• conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social de crença, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

• perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;

• desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.

• conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e a saúde coletiva;


• utilizar as diferentes linguagens — verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal- como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados,atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;

• saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
• questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico,a criatividade, a intuição, a capacidade de analise critica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
sua adequação.
ATITUDES: CONHECIMENTO SOBRE O CORPO: ESPORTES, JOGOS LUTAS E GINASTICA. ATIVIDADES RITMICAS E EXPRESSIVAS.
·         predisposição para responsabilizar-se pelo desenvolvimento e manutenção de suas capacidades físicas ( resistência aeróbica, força, velocidade, flexibilidade).

·         Predisposição para conhecer a sua própria postura comprometendo-se com a utilização dos conhecimentos obtidos sob o tema, responsabilizando-se pelo registro do processo e a avaliação do trabalho.
·         Valorização dos efeitos que as praticas corporais e hábitos saudáveis exercem sobre a aptidão  física e a qualidade de vida
·         Predisposição para aplicar os princípios que regem a melhora das habilidades: qualidade e quantidade.
·         Valorização dos efeitos que, para as condições de saúde e qualidade de vida tem a pratica habitual de atividades desportivas.
·         Disposição favorável para superação de limitações pessoais
·         Aceitação de que o competir com outros não significa rivalidade, entendendo a oposição como uma estratégia do jogo e não como uma atitude frente aos demais.
·         Predisposição para participar em jogo esportivo, recreativo, ginásticas, lutas e atividades rítmicas e expressivas.
·         Predisposição para crias, transformar e adaptar regras na criação de jogos e atividades que dêem prioridade a inclusão de todos.
·         Valorização  dos jogos recreativos e das danças populares como forma de lazer e integração social.
·         Cooperação e aceitação das funções atribuídas dentro do trabalho em equipe ( nos jogos, coreografias, mímicas)
·         Predisposição para aplicar fundamentos adquiridos e os recursos disponíveis na criação e adaptação de jogos, danças e brincadeiras ( mímicas e representações), otimizando o tempo de lazer.
·         Respeito ao limite pessoal e ao limite do outro.
·         Respeito a integridade física e moral do outro.
·         Predisposição em cooperar com o colega ou grupo nas situações de aprendizagem
CONCEITOS E CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO
         Identificação das capacidades físicas básicas:
* análise do grau de implicação das diferentes capacidades em uma determinada atividade física.
          Condicionamento físico e desenvolvimento das capacidades físicas.
·         Conceitos princípios e sistemas para seu desenvolvimento, abordando o nível das capacidade físicas pessoais para a aplicação concreta de sistemas de desenvolvimento dessas capacidades, segundo necessidades e características individuais.
Identificação de funções orgânicas relacionadas com a atividade motora:
·         Contração muscular: tensão relaxamento.
·         Captação de oxigênio : freqüência respiratória.
·         Utilização de algumas relações ( freqüência cardíaca e respiratória) como indicadores da intensidade e do esforço.
Conhecimentos dos efeitos da atividade física sobre o organismo e a saúde.
*funções dos aparelhos  sistema orgânicos com relação aos exercícios e adaptação desses aos exercícios:
*efeitos das atividades físicas sobre o organismo e a saúde: benefícios, riscos, indicações e contra indicações;
*o aquecimento: fundamentos e formas de aquecimento com a preparação para atividade física ( aquecimento geral e especifico)
PLANEJAMENTO DO TRABALHO DE CONDICIONAMENTO FÍSICO:
·         Elaboração de programas de  condicionamento físico para manutenção, desenvolvimento das capacidades físicas;
·         Trabalhos com automotivação.
CONCEITOS E PROCEDIMENTOS ESPORTES, JOGOS, LUTAS E GINÁSTICA
·         Aspectos histórico-sociais dos jogos e esportes mais atuais e relevantes:
·         A inclusão e exclusão da mulher em determinados esportes,em determinados momentos históricos.
·         A mídia e o esporte espetáculo.
·         Esporte e a violência.
·         A transformação do jogo em esporte;
·         A historia das olimpíadas ( questão das condições, do apoio ao esporte nos diversos países com políticas de marketing)
·         A inclusão e exclusão do negro nos esportes em determinados momentos históricos;
CONSTRUÇÃO DO GESTO ESPORTIVO
·         Percepção do desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras relacionadas ás atividades desportivas.
·         Compreensão e vivencia dos aspectos relacionados á repetição e á qualidade do movimento na aprendizagem do gesto esportivo
·          Aquisição e aperfeiçoamento de habilidades especificas relacionadas aos esportes
·         Aquisição e aperfeiçoamento das habilidades especificas relacionadas aos jogos

APLICAÇÃO DOS DESPORTOS INDIVIDUIAS  E COLETIVOS.

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