AMBIENTE INFORMATIZADO


INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TARSILA DO AMARAL



PROJETO DO AMBIENTE INFORMATIZADO


JUSTIFICATIVA

A educação escolar carece de novos paradigmas que a tornem competitivas frente aos novos estímulos oferecidos à sociedade através das novas tecnologias.Faz-se necessário, portanto, a absorção do conhecimento dessas tecnologias para o efetivo aproveitamento pedagógico desses mecanismos, e assim possamos efetivá-los em proveito de uma educação de qualidade.

 A nossa escola, como a maioria, apresenta na análise de seus critérios de eficácia, que são considerados para se avaliar seu sucesso, baixo desempenho no processo ensino aprendizado e nas estratégias de ensino diferenciadas. Para combater essa carência necessitamos de cada vez mais novos recursos didáticos e o Laboratório de Informática torna-se um recurso de inquestionável importância interagindo como aliado para ampliar e qualificar o acesso às informações importantes que servirão de suporte à construção  do conhecimento.

 Sabemos que não cabe a escola apenas repassar conteúdos e contar com as famílias para a continuidade da educação e esperar dessa parceria um produto completo e integrado socialmente. Atualmente o modo cabeça da família pode ser avós, tios, irmãos, e em algumas deixadas por uma sociedade em constante transformação, dinâmica e cada vez mais ansiosa por novidades. Sendo assim o aluno precisa ser acompanhado também em suas atitudes e procedimentos para que cada vez mais possam atuar na subjetividade dos envolvidos no processo educativo. O computador, com suas infinitas possibilidades de interação com o mundo, pode vir a auxiliar tanto professores quanto alunos no árduo caminho do aprendizado.

 O educador torna-se um aprendiz constante, mesclando seus saberes entre o instrutivo e o educativo para que possa cumprir seu papel de mestre, na condução do aprendizado efetivo dos alunos, sabendo de ante mão, ser um mero expectador desse processo que muitas vezes gera frutos a longo prazo, onde seu exemplo como pessoa completa provavelmente está sendo absorvido ou descartado, mas, nunca  ignorado. A nossa prática no Laboratório de Informática deve ser firme e cuidadosa, permeada de muito estudo, pesquisa e sempre procurando renovar nossas práticas, criando ambientes que proporcione interação do aluno com o objeto de aprendizagem,buscando atingir positivamente a vivência na comunidade escolar.
       

OBJETIVOS



ü  Oferecer ao educador possibilidades de estratégias de ensino diferenciadas, possibilitando ao aluno interagir com o objeto de estudo e ao mesmo tempo proporcionar ao educando a utilização dos instrumentos tecnológicos da atualidade.

ü  Preparar o educando para utilizar a tecnologia da informação para seu desenvolvimento cognitivo (pesquisas, produções de textos, slides...) e social (comunicação, expressão, criando email para comunicação entre os educandos).

ü  Integrar recursos tecnológicos às atividades curriculares

ü  Motivar o aluno a desenvolver a autonomia e a capacidade de resolver problemas

ü  Criar novas dinâmicas de aprendizagem a partir do uso da tecnologia.

ü  Motivar nos alunos o interesse pela pesquisa

ü  Desenvolver no aluno a aprendizagem cooperativa

ü  Promover a interação entre alunos e professores


METODOLOGIA

            A sala informatizada terá os seguintes princípios metodológicos:

ü  As aulas desenvolvidas no Ambiente Informatizado serão organizadas conforme Projeto da Escola para 2012 seguindo planejamento próprio da sala do AI

ü  Cooperatividade, interatividade e interdisciplinaridade

ü  Desenvolvimento da criticidade

o   Autonomia quanto aos recursos disponíveis, seguindo calendário de atendimento

o   Sensibilizar alunos e professores para o uso adequado da sala informatizada

o   Avaliar juntamente com os professores a validade dos projetos e trabalhos realizados na Sala de Ambiente Informatizado.


PÚBLICO ALVO

 Professores e em especial o aluno, pois vai motivá-lo uma vez que o computador é um instrumento da atualidade capaz de facilitar sua aprendizagem. Permitirá prepará-lo para a sociedade atual, onde as mídias estão em evidência fazendo parte do dia-a-dia das pessoas e exercendo papel preponderante nas áreas do conhecimento.


Projeto elaborado pela Professora Coordenadora do Ambiente Informatizado

Luciane Santorum Fredrich 

06/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário