INSTITUTO
DE EDUCAÇÃO TARSILA DO AMARAL
PROJETO
DO AMBIENTE INFORMATIZADO
JUSTIFICATIVA
A educação
escolar carece de novos paradigmas que a tornem competitivas frente aos novos
estímulos oferecidos à sociedade através das novas tecnologias.Faz-se necessário,
portanto, a absorção do conhecimento dessas tecnologias para o efetivo
aproveitamento pedagógico desses mecanismos, e assim possamos efetivá-los em
proveito de uma educação de qualidade.
A nossa escola,
como a maioria, apresenta na análise de seus critérios de eficácia, que são
considerados para se avaliar seu sucesso, baixo desempenho no processo ensino
aprendizado e nas estratégias de ensino diferenciadas. Para combater essa
carência necessitamos de cada vez mais novos recursos didáticos e o Laboratório
de Informática torna-se um recurso de inquestionável importância interagindo
como aliado para ampliar e qualificar o acesso às informações importantes que
servirão de suporte à construção do
conhecimento.
Sabemos que não
cabe a escola apenas repassar conteúdos e contar com as famílias para a
continuidade da educação e esperar dessa parceria um produto completo e
integrado socialmente. Atualmente o modo cabeça da família pode ser avós, tios,
irmãos, e em algumas deixadas por uma sociedade em constante transformação,
dinâmica e cada vez mais ansiosa por novidades. Sendo assim o aluno precisa ser
acompanhado também em suas atitudes e procedimentos para que cada vez mais
possam atuar na subjetividade dos envolvidos no processo educativo. O
computador, com suas infinitas possibilidades de interação com o mundo, pode
vir a auxiliar tanto professores quanto alunos no árduo caminho do aprendizado.
O educador
torna-se um aprendiz constante, mesclando seus saberes entre o instrutivo e o
educativo para que possa cumprir seu papel de mestre, na condução do
aprendizado efetivo dos alunos, sabendo de ante mão, ser um mero expectador
desse processo que muitas vezes gera frutos a longo prazo, onde seu exemplo
como pessoa completa provavelmente está sendo absorvido ou descartado, mas,
nunca ignorado. A nossa prática no
Laboratório de Informática deve ser firme e cuidadosa, permeada de muito
estudo, pesquisa e sempre procurando renovar nossas práticas, criando ambientes
que proporcione interação do aluno com o objeto de aprendizagem,buscando
atingir positivamente a vivência na comunidade escolar.
OBJETIVOS
ü
Oferecer ao educador possibilidades de
estratégias de ensino diferenciadas, possibilitando ao aluno interagir com o
objeto de estudo e ao mesmo tempo proporcionar ao educando a utilização dos
instrumentos tecnológicos da atualidade.
ü Preparar o educando para utilizar a tecnologia da informação para seu
desenvolvimento cognitivo (pesquisas, produções de textos, slides...) e social
(comunicação, expressão, criando email para comunicação entre os educandos).
ü Integrar recursos tecnológicos às atividades curriculares
ü Motivar o aluno a desenvolver a autonomia e a capacidade de resolver
problemas
ü Criar novas dinâmicas de aprendizagem a partir do uso da tecnologia.
ü
Motivar nos alunos o interesse pela
pesquisa
ü
Desenvolver no aluno a aprendizagem
cooperativa
ü
Promover a interação entre alunos e
professores
METODOLOGIA
A sala informatizada terá os seguintes princípios metodológicos:
ü As aulas desenvolvidas no Ambiente Informatizado serão organizadas
conforme Projeto da Escola para 2012 seguindo planejamento próprio da sala do
AI
ü Cooperatividade, interatividade e interdisciplinaridade
ü
Desenvolvimento da criticidade
o Autonomia quanto aos recursos disponíveis, seguindo calendário de
atendimento
o
Sensibilizar alunos e professores
para o uso adequado da sala informatizada
o Avaliar juntamente com os professores a validade dos projetos e trabalhos
realizados na Sala de Ambiente Informatizado.
PÚBLICO ALVO
Professores
e em especial o aluno, pois vai motivá-lo uma vez que o computador é um
instrumento da atualidade capaz de facilitar sua aprendizagem. Permitirá
prepará-lo para a sociedade atual, onde as mídias estão em evidência fazendo
parte do dia-a-dia das pessoas e exercendo papel preponderante nas áreas do
conhecimento.
Projeto elaborado pela Professora
Coordenadora do Ambiente Informatizado
Luciane
Santorum Fredrich
06/01/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário