PLANOS DE TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA


PLANO DE TRABALHO – LINGUA PORTUGUESA
PROFESSORA  VILSONE
 6º ano
Objetivos gerais:
Propiciar ao aluno que desenvolva a capacidade de dominar a Língua Portuguesa em diferentes contextos e situações do cotidiano, nas formas orais e escritas, dando ênfase à importância da interdisciplinaridade.
Estratégias de Ensino:
-Aulas expositivas; orais e escritas,
- Vídeos
-Leitura de textos e imagens diversificados
- Música


1º Trimestre
Gramática.
- Língua e linguagem
- Variedades e registro
- Substantivo
- Família de palavras (formação de palavras) 
- Sinais de pontuação.

Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.

A ação no texto narrativo.
- Crônica
- Narrativa

A organização do enredo.
- Conto
- Lenda

2º Trimestre
Gramática.

- Adjetivo
- Flexões do adjetivo
- Fonema /S/ - regras gerais – s, s, c, ç, x, xc, z, sc, sç. 

 - Fonema /Z/ - s, z ou x – regras gerais OSO.

Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.

A Descrição
- Crônica
- Narrativa – Romance de Aventura

O Diálogo
- Diálogo
- Crônica com diálogo.

3º Trimestre
Gramática.

- Artigo
-Numeral
- Pronome I
-Pronome II
- S e Z nas terminações ÊS, EZ e ESA, EZA.
- Separação de sílabas

Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.

O texto expositivo
- Texto expositivo
- Artigo de opinião

A argumentação
- Artigo de opinião
- Apólogo

- Concordância nominal.
- Verbo I
- Verbo II
- Interjeição
- Sílaba tônica
- Verbos terminados em ISAR E IZAR.

Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.

Recursos da linguagem poética.
- Poema
- Poema narrativo.
Imagens que narram: a linguagem dos quadrinhos.
- História em quadrinhos
- tiras de HQs.



Formas de Avaliação:
- Produção de texto (redação) 
- Pesquisa
- Seminário 
- Provas e testes
- Observação cotidiana
- participação em aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário