PLANO DE TRABALHO – LINGUA PORTUGUESA
PROFESSORA VILSONE
6º ano
Objetivos gerais:
Propiciar ao aluno que desenvolva a capacidade de dominar a
Língua Portuguesa em diferentes contextos e situações do cotidiano, nas formas
orais e escritas, dando ênfase à importância da interdisciplinaridade.
Estratégias de Ensino:
-Aulas expositivas; orais e escritas,
- Vídeos
-Leitura de textos e imagens diversificados
- Música
1º Trimestre
Gramática.
- Língua e linguagem
- Variedades e registro
- Substantivo
- Família de palavras (formação de palavras)
- Sinais de pontuação.
Interpretação de texto, tipologias
textuais, leitura e produção textual.
A ação no texto narrativo.
- Crônica
- Narrativa
A organização do enredo.
- Conto
- Lenda
2º Trimestre
Gramática.
- Adjetivo
- Flexões do adjetivo
- Fonema /S/ - regras gerais – s, s, c, ç, x, xc, z, sc, sç.
- Fonema /Z/ - s, z
ou x – regras gerais OSO.
Interpretação de texto, tipologias textuais,
leitura e produção textual.
A Descrição
- Crônica
- Narrativa – Romance de
Aventura
O Diálogo
- Diálogo
- Crônica com diálogo.
3º Trimestre
Gramática.
- Artigo
-Numeral
- Pronome I
-Pronome II
- S e Z nas terminações ÊS, EZ e ESA, EZA.
- Separação de sílabas
Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.
O texto expositivo
- Texto expositivo
- Artigo de opinião
A argumentação
- Artigo de opinião
- Apólogo
- Concordância nominal.
- Verbo I
- Verbo II
- Interjeição
- Sílaba tônica
- Verbos terminados em ISAR E IZAR.
Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.
Recursos da linguagem poética.
- Poema
- Poema narrativo.
Imagens que narram: a linguagem dos quadrinhos.
- História em quadrinhos
- tiras de HQs.
Formas de Avaliação:
- Produção de texto (redação)
- Pesquisa
- Seminário
- Provas e testes
- Observação cotidiana
- participação em aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário