ATLELIÊ DE ARTES


INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TARSILA DO AMARAL
ATELIÊ
Professora Maria Iolanda Settin
Professora Daniela D’Avila Oliveira
JUSTIFICATIVA

Que o aluno entenda a preocupação com o meio ambiente pelo desequilíbrio que o consumo exagerado está provocando no bem estar de todos, em nome de um consumo que trará efeitos irreversíveis à humanidade. Somente pessoas criativas, com imaginação desenvolvida através da observação e percepção do seu entorno, são capazes da análise crítica e condições de ver soluções para o problema instalado que avança de forma acelerada.
O contato com o exercício da arte favorece o desenvolvimento da observação apurada, trazendo resultados nesse processo de observador que metabolizando aquilo que acabou de assimilar, desperta ao ímpeto da solução.
No Ateliê serão pesquisados e desenvolvidos todos os materiais necessários para a execução e montagem de elementos representativos das atividades desenvolvidas em sala de aula. É onde acontecem os desdobramentos dos trabalhos e para que isso aconteça, os alunos devem dominar o tema em andamento e saber das especificidades do que será executado.
Os materiais são recicláveis, em parte recebidos pela comunidade, transformando-se em produto de utilidade para reaproveitamento.
Nele a organização, limpeza e ordem devem ser observadas, para o bom andamento dos trabalhos.
É lugar de criação, onde as ideias brotam à medida que os trabalhos avançam e novas soluções precisam ser aplicadas. O entrosamento com os temas propostos favorece uma relação entre a Arte e a prática da vida, que cobra tomada de decisões conscientes e constantes.
O manuseio rotineiro com material reciclável constrói a responsabilidade social com questões ambientais, que através do aluno se propagam.

“Introduzir o aluno no universo das Artes significa garantir sua presença na construção de um mundo que reconhece na cultura a fonte de seus valores essenciais”.
(Renata Sant’Anna)


Nenhum comentário:

Postar um comentário