CONHECENDO OS SONS


PROJETO:
“CONHECENDO OS SONS”

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA ESTADUAL INSTITUTO EDUCACIONAL TARSILA DO AMARAL
CLIENTELA: Séries Iniciais
PROFESSORA: Adélia Fernandes Sobrinha
TURNO: Educação Infantil e Séries Iniciais
ESCOLA: E.E Instituto Educacional Tarsila do Amaral
ANO: 2011 a 2012
TEMA:
A música e os sons como parte integrante da nossa vida e do nosso entorno.
OBJETIVO GERAL:
Conhecer, identificar, apreciar, criar e produzir os sons do nosso mundo e de algumas musica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Saber ouvir e identificar os sons com base em experiências individuais ou coletivas do fazer artístico-musical, exercitando seu potencial de autoria;
·         Criação de instrumentos com sucata;
·         Conhecimento do andamento da música;
·         Desenvolver a percepção, o gosto pela musica e os diversos sons;
·         Reconhecer os elementos formadores dos sons naturais e artificiais com exercícios auditivos e escritos;
·         Apreciar, conhecer e interagir com algumas formas musicais;

·         Observar e reconhecer a música de seu entorno;
·         Acompanhar com percussão algumas músicas e melodias;
·         Cantar a uma ou mais vozes com ou sem acompanhamento instrumental;
·         Apreciar música;
·         Entender música como uma das maneiras de criar sentido;
·         Conhecer divisão de tempo;
·         Perceber através dos sons dos instrumentos musicais, suas semelhanças e diferenças;
·         Brincar com os sons e diferentes alturas.

COMPETÊNCIAS:
Compreender e apreciar os sons artificiais, naturais e músicas infantis.
Exercitar a percepção musical através da apreciação sonora, buscando identificar os elementos formadores, refletindo sobre a importância dos sons em nosso mundo.

HABILIDADES:
v  Reconhecer e demonstrar diferentes sons musicais;
v  Apreciar os sons, elaborar ritmos e melodias com o material disponíveis no ambiente e com alguns instrumentos de percussão;
v  Cantar músicas infantis e da atualidade;
v  Interagir com a música e os sons;
v  Criar e recriar alguma seqüência melódica com ritmos variados individual e em grupo;
METODOLOGIAS:
v  Utilizar DVD, CD e vídeos como ferramenta para apreciação de musicas;
v  Trabalhar com musicas conhecidas;
v  Observar os sons do mundo e instrumental;
v  Registrar as criações em CD, se possível;
v  Relacionar os sons com os materiais disponíveis na sala;
v  Utilização do corpo para a exploração dos sons;
v  Utilizar a música como uma forma de comunicação;
v  Apreciação de vários estilos musicais interagindo com eles através do corpo, batidas, sons; danças;
FORMA DE APLICAÇÃO:
As atividades serão propostas uma vez por semana como oficina com 1 hora de duração, de modo a garantir e ajudar os alunos a desenvolverem formas interessantes, imaginativas, criativas nas produções musicais.
RECURSOS:
Humano, instrumentos musicais (6 teclados, 6 violões, 6 pandeiros, 6 tambores, 6 chocalhos etc.);
Instrumentos de sucata;
Sala de artes;
Computador, DVD, CD, aparelhos de som, celulares, máquina digital.



Nenhum comentário:

Postar um comentário