PROJETO:
“CONHECENDO OS
SONS”
DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA ESTADUAL INSTITUTO
EDUCACIONAL TARSILA DO AMARAL
CLIENTELA:
Séries Iniciais
PROFESSORA:
Adélia Fernandes Sobrinha
TURNO: Educação
Infantil e Séries Iniciais
ESCOLA:
E.E Instituto Educacional Tarsila do Amaral
ANO:
2011 a 2012
TEMA:
A música e os sons como parte integrante da nossa vida e
do nosso entorno.
OBJETIVO
GERAL:
Conhecer, identificar, apreciar, criar e produzir os sons
do nosso mundo e de algumas musica.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Saber ouvir e identificar os sons com base em
experiências individuais ou coletivas do fazer artístico-musical, exercitando
seu potencial de autoria;
·
Criação de instrumentos com sucata;
·
Conhecimento do andamento da música;
·
Desenvolver a percepção, o gosto pela musica
e os diversos sons;
·
Reconhecer os elementos formadores dos sons
naturais e artificiais com exercícios auditivos e escritos;
·
Apreciar, conhecer e interagir com algumas
formas musicais;
·
Observar e reconhecer a música de seu
entorno;
·
Acompanhar com percussão algumas músicas e
melodias;
·
Cantar a uma ou mais vozes com ou sem
acompanhamento instrumental;
·
Apreciar música;
·
Entender música como uma das maneiras de
criar sentido;
·
Conhecer divisão de tempo;
·
Perceber através dos sons dos instrumentos
musicais, suas semelhanças e diferenças;
·
Brincar com os sons e diferentes alturas.
COMPETÊNCIAS:
Compreender e apreciar os sons
artificiais, naturais e músicas infantis.
Exercitar a percepção musical através da
apreciação sonora, buscando identificar os elementos formadores, refletindo
sobre a importância dos sons em nosso mundo.
HABILIDADES:
v Reconhecer
e demonstrar diferentes sons musicais;
v Apreciar
os sons, elaborar ritmos e melodias com o material disponíveis no ambiente e
com alguns instrumentos de percussão;
v Cantar
músicas infantis e da atualidade;
v Interagir
com a música e os sons;
v Criar
e recriar alguma seqüência melódica com ritmos variados individual e em grupo;
METODOLOGIAS:
v Utilizar
DVD, CD e vídeos como ferramenta para apreciação de musicas;
v Trabalhar
com musicas conhecidas;
v Observar
os sons do mundo e instrumental;
v Registrar
as criações em CD, se possível;
v Relacionar
os sons com os materiais disponíveis na sala;
v Utilização
do corpo para a exploração dos sons;
v Utilizar
a música como uma forma de comunicação;
v Apreciação
de vários estilos musicais interagindo com eles através do corpo, batidas,
sons; danças;
FORMA DE APLICAÇÃO:
As atividades serão
propostas uma vez por semana como oficina com 1 hora de duração, de modo a
garantir e ajudar os alunos a desenvolverem formas interessantes, imaginativas,
criativas nas produções musicais.
RECURSOS:
Humano, instrumentos
musicais (6 teclados, 6 violões, 6 pandeiros, 6 tambores, 6 chocalhos etc.);
Instrumentos de sucata;
Sala de artes;
Computador, DVD, CD, aparelhos
de som, celulares, máquina digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário